Como funciona a aba "Meus Envios"?

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A aba Meus Envios do seu painel de controle do Melhor Envio permite que você acesse todas as informações a respeito das suas etiquetas de frete.

Para acessá-la, você deve clicar na opção “Meus Envios”, na barra lateral esquerda:



A aba é dividida em 3 seções:

  1. Envios Liberados
  2. Envios Postados
  3. Aguardando Pagamento

📦Envios Liberados

Na seção Envios Liberados são listadas as suas etiquetas de frete que já foram pagas, mas que ainda não foram postadas.

Na exibição geral, são apresentados:



No lado direito de cada envio, você encontra:



  • Nos envios com declaração de conteúdo que ainda não foram gerados, também é disponibilizado o ícone de documento para editar dados.



🚩Importante: a mensagem “Gerar etiqueta” é exibida no campo “Rastreio” enquanto a etiqueta não é impressa pela primeira vez.



Ao clicar no ícone de seta, você consegue acessar todas as informações a respeito da etiqueta de frete:

  • Os dados do remetente
  • Os dados do destinatário
  • As dimensões e peso da carga informados na cotação
  • O preço pago pela etiqueta de frete


👉Os dados do envio são exibidos no bloco à esquerda:

  • O código ORD
  • O prazo de entrega estimado
  • O valor segurado da carga
  • O preço do envio
  • A data de criação
  • As dimensões e peso dos volumes


🚩Importante:

  • Nos envios comerciais, o número da nota fiscal é exibido no bloco de dados do envio:



  • Nos envios da modalidade Coleta da transportadora Loggi, é exibido o campo de “Serviço adicional” com a informação de coleta





👉Os dados do remetente são exibidos no bloco do meio:

  • Nome
  • Endereço
  • CEP
  • Telefone
  • CPF (em caso de pessoa física)
  • CNPJ (em caso de pessoa jurídica)
  • Inscrição estadual (em caso de pessoa jurídica)


👉Já os dados do destinatário são exibidos no bloco da direita:

  • Nome
  • Endereço
  • CEP
  • Telefone
  • CPF (em caso de pessoa física)
  • CNPJ (em caso de pessoa jurídica)

📦Envios Postados

Na seção Envios Postados são listadas as suas etiquetas de frete pagas, geradas e que já foram postadas.

Na exibição geral, são apresentados:

  • A transportadora e modalidade de envio
  • O nome do destinatário
  • O código de rastreio
  • O status do envio (“Postado no Melhor Ponto”, “Em trânsito”, “Entregue” ou “Não entregue”)


No lado direito de cada pedido, você encontra o ícone de reticências para ações do envio:



🚩Importante: Ao clicar na ação de “Suspender entrega” de um envio dos Correios, você está solicitando a tentativa de interrupção do transporte da carga.

Se os Correios aceitarem a suspensão de entrega, o rastreamento do envio será atualizado com a informação “Solicitação de suspensão de entrega recebida”.



Ao clicar na ação de “Suspender entrega” de um envio das transportadoras privadas, você precisará preencher um formulário na nossa tela de ajuda.

Basta informar o seu e-mail de cadastro, o código do envio, o local de postagem e clicar em “Enviar”.



Após o preenchimento do formulário e envio das informações, o nosso time recebe o seu contato e solicita a devolução do pacote à transportadora.

Confira as tratativas completas de devolução com as nossas transportadoras parceiras acessando o artigo 📃Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?

Nos envios entregues das transportadoras Buslog, Correios, Jadlog, J&T Express e Loggi, o ícone do comprovante de entrega é exibido quando o documento é disponibilizado pela transportadora.



Ao clicar no ícone de seta (detalhes do envio), você consegue acessar todas as informações a respeito do envio postado:

  • Os dados do remetente
  • Os dados do envio,
  • As dimensões e peso da carga retornados após a conferência métrica
  • O preço final do frete após a conferência métrica
  • Botão de suspensão de entrega


🚩Importante: Se as dimensões e peso informados durante a geração da etiqueta não forem os mesmos identificados após a conferência métrica, o campo “Volumes” dos dados do envio será atualizado com as informações registradas pela transportadora.



Já o campo “Preço do envio” é atualizado com o valor final cobrado pelo frete e o valor do crédito ou débito gerado após a conferência métrica.

💡Acesse o artigo 📃Como funciona a conferência métrica? da nossa Central de Ajuda para mais informações sobre a conferência métrica.


📦Aguardando Pagamento

Na seção Aguardando Pagamento são listadas as suas etiquetas de frete que ainda não tiveram o pagamento aprovado.

Vale ressaltar que cada um dos métodos de pagamento da nossa plataforma conta com um prazo de aprovação diferente. Para mais informações, acesse o artigo 📃Qual o prazo para liberação das etiquetas após o pagamento?

Na exibição geral, são apresentados:

  • A data da transação
  • O meio de pagamento
  • O código do pedido
  • O status do pagamento
  • O valor total do pagamento


No lado direito de cada envio, você encontra:

  • O ícone de dinheiro (Pagar etiqueta) para pagar o envio utilizando outro método de pagamento

  • O ícone de x (Cancelar e excluir) para cancelar e excluir o envio. Ao fazer isso, o valor pago no envio é estornado na forma de saldo na sua Melhor Carteira assim que o pagamento for confirmado



🚩Importante: as suas etiquetas são movidas para a seção Envios liberados após a aprovação do pagamento.


🔎Utilizando a ferramenta de pesquisa

Todas as seções da aba Meus Envios contam com uma barra de pesquisa exibida antes da lista de envios:



Com ela, você consegue localizar e consultar os seus envios de forma rápida e prática.

As informações que você pode preencher na barra de pesquisa para retornar resultados são as seguintes:

  • Código ORD
  • Código de rastreamento
  • Autorização de postagem
  • Nome dos participantes (remetente e destinatário)