Como faço para gerar um envio quando eu precisar receber uma encomenda?

Melhor Envio
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A plataforma do Melhor Envio conta com 2 funcionalidades que você pode utilizar para gerar envios quando precisar receber mercadorias em seu endereço:

  1. A logística reversa do Correios

  2. A função “Inverter CEPs” da nossa calculadora de fretes

Quando você as utiliza, os seus dados aparecem nos campos de destinatário dos envios.

Confira mais detalhes a seguir.

🚛Logística Reversa

A logística reversa é um serviço dos Correios que possibilita a devolução de qualquer envio de volume único que você gerar através do Melhor Envio.

Ela pode ser útil em situações de troca e/ou devolução de mercadorias que você enviou com as nossas transportadoras parceiras.

Em linhas gerais funciona assim:

  • Você seleciona um envio seu de volume único de qualquer transportadora e que já tenha sido entregue

  • Os dados do envio original selecionado são utilizados para gerar o e-ticket (envio de devolução) com os Correios

  • Você não precisa fazer a cotação novamente através da calculadora de fretes, já que os dados do envio original são importados automaticamente

👉Quais são as modalidades de frete disponíveis para logística reversa?

Você poderá optar entre as modalidades SEDEX ou PAC dos Correios (caso disponíveis para o trecho).

 

👉Quais são as dimensões e peso permitidos na logística reversa?

As dimensões e peso de um envio de logística reversa devem seguir os padrões aceitos pelos Correios nas modalidades SEDEX e PAC:

  • Dimensões mínimas: 13 cm de comprimento x 8 cm de largura x 1 cm de altura

  • Dimensões máximas: 100 cm em cada lado (altura, largura e comprimento) e a soma dos três lados não pode ultrapassar 200 cm

  • Peso máximo: 30 kg

👉Como faço uma logística reversa pelo Melhor Envio?

Para fazer uma logística reversa:

  1. Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio

  2. Clique em “Meus envios” na barra lateral esquerda e depois na aba "Envios postados



  3. Localize o envio que precisará ser devolvido, e clique no botão brancoAções do envio” e depois em “Logística reversa



    🔍Você também pode localizar o botão de logística reversa clicando no ícone de seta localizado à esquerda (Detalhes do envio), e depois no botão branco “Ações do envio”.


  4. A tela de confirmação dos dados do frete será aberta. No topo dela você poderá visualizar os dados de remetente (seu cliente) e dados de destinatário (você)


  5. Preencha o campo “E-mail do cliente” com o e-mail do remetente (seu cliente). Se você preencher o e-mail do seu cliente no envio original, esse campo será preenchido automaticamente



  6. Confira as dimensões (altura, largura e comprimento) e peso do volume postado

    🔍As informações exibidas aqui são as que você preencheu durante a cotação ou as aferidas pela transportadora após a conferência métrica (caso disponíveis).

  7. Preencha o campo “Valor declarado” com o valor segurado da mercadoria que será devolvida



  8. Clique em “Avançar



  9. Selecione a modalidade de envio desejada e depois clique em “Pagar agora



  10. Na etapa de checkout transparente, selecione o método de pagamento desejado e depois em “Pagar agora



  11. Depois que o seu pagamento for aprovado, você deverá concluir a geração do e-ticket. Isso acontece quando:

    • Você clica no botão “Gerar e-ticket” exibido no carrinho logo após o pagamento do envio



    • Você acessa a aba “Envios Liberadose clica no ícone de etiqueta (Gerar e-ticket)

  12. Na janela que irá se abrir, clique em “Gerar e-ticket



  13. Feito, logística reversa gerada! Clique em “Entendi” para concluir

🚩Atenção:

  • O envio de logística reversa só pode ser gerado com declaração de conteúdo, mesmo que o envio original tenha sido gerado com nota fiscal

  • Não é necessária a impressão de etiquetas na logística reversa dos Correios. Você precisa apenas gerar o e-ticket, que é um código que o remetente deverá informar no ato da postagem. Os Correios irão compartilhar o e-ticket com o remetente via e-mail, juntamente com as orientações para a postagem. Você também poderá compartilhar o código com o remetente, se desejar.

👉O remetente deverá:

  1. Reembalar o pacote

  2. Comparecer até a agência dos Correios com o pacote pronto para o envio e informar o e-ticket durante o atendimento

  3. Depois disso o pacote seguirá o fluxo normal de postagem e será enviado para você

É importante instruir o remetente a utilizar uma embalagem com as dimensões exatas que você informou durante a geração da logística reversa.

Com isso você evita alterações no valor do frete após a conferência métrica.

🚩Atenção: o e-ticket tem validade de 7 dias, contados a partir da data em que foi gerado.

 

👉Como faço para localizar o código de rastreamento de logística reversa?

Para localizar o código de rastreamento da logística reversa:

  1. Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio

  2. Clique em “Meus envios” na barra lateral esquerda

  3. Clique na aba “Envios postados” e localize o envio de logística reversa. O código de rastreamento estará disponível no campo “Rastreio

🔍Todos os seus envios de logística reversa disponíveis na aba “Envios postados” são identificados com a tag “Logística reversa”.

 

🚛Inverter CEPs

A função de inverter CEPs está disponível na nossa calculadora de fretes.

Essa opção é útil quando você precisa receber mercadorias de fornecedores ou em situações de troca e/ou devolução de mercadorias.

Para utilizar a função de inverter CEPs você não precisa ter gerado a etiqueta original (de ida) em nossa plataforma, já que a etiqueta de frete será tratada como um novo envio.

Em linhas gerais funciona assim:

  • Você acessa a nossa calculadora de fretes e clica na opção “Inverter CEPs”. Com isso, os seus dados aparecerão nos campos de destinatário da calculadora

  • Você preenche os dados do remetente (seu cliente) e finaliza a geração da etiqueta normalmente

  • A etiqueta de frete é compartilhada com o remetente

  • O remetente imprime a etiqueta de frete, a anexa ao pacote e comparece até a unidade selecionada para realizar a postagem

👉Como faço para utilizar a função de inverter CEPs na calculadora de fretes?

Para fazer utilizar a função “Inverter CEPs”:

  1. Acesse a calculadora de fretes do Melhor Envio

  2. Ative a opção “Inverter CEPs



    Ao fazer isso, todas as informações da sua loja irão para os campos de destinatário

    Inclua os dados de quem fará a postagem nos campos de remetente do envio, que se tornam editáveis a partir desse momento

  3. Depois disso, é só selecionar a modalidade de envio desejada e finalizar a geração da sua etiqueta de frete

    Confira as instruções completas no artigo 📃Como utilizar a calculadora de fretes?

 

👉Como compartilho a etiqueta com o remetente do envio?

As etiquetas de frete geradas coma função de inverter CEPs geram um link de acesso.

O remetente deve acessar este link para imprimir a etiqueta.

Você pode utilizar a tela de impressão da etiqueta para compartilhar o link. Basta clicar no botão “Compartilhar”.

👉O remetente deverá:

  1. Imprimir a etiqueta de frete e anexá-la ao pacote

  2. Comparecer até a unidade de postagem selecionada com o pacote pronto para o envio e realizar a postagem normalmente

É importante instruir o remetente a utilizar uma embalagem com as dimensões exatas que você informou durante a geração da etiqueta.

Com isso você evita alterações no valor do frete após a conferência métrica.

🚩Atenção: o remetente terá 7 dias corridos a contar da data de aprovação do pagamento da etiqueta para realizar a impressão. Após a impressão, o remetente terá mais 7 dias corridos para comparecer até a unidade selecionada e realizar a postagem.

🚛Mais informações

Confira como fazer uma cotação assistindo ao vídeo 🎥Como calcular frete na nova calculadora do Melhor Envio.