Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?

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Você deve solicitar a suspensão da entrega para que o seu envio retorne à origem.


🚚Como solicitar a devolução de um envio?

Os primeiros passos para a solicitar a devolução de um envio são os mesmos para todas as nossas transportadoras parceiras:

  1. Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio

  2. Clique em “Meus envios” na barra lateral esquerda



  3. Clique na aba "Envios Postados"



  4. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone de seta (Detalhes do envio) para expandir as informações do frete



  5. Clique no botão “Ações do envio



  6. Clique em “Suspender entrega

A partir daqui, as tratativas são diferentes para os Correios e para as transportadoras privadas.


👉Correios

Após apertar o botão “SUSPENDER ENTREGA” de um envio com os Correios:

  1. Algumas informações importantes sobre esta solicitação aparecerão em sua tela. Confirme a ação clicando em "SOLICITAR"

  2. Para confirmar se a suspensão foi aceita pela transportadora, basta acessar o Melhor Rastreio ou o rastreamento dos Correios e verificar se há a informação de "Solicitação de suspensão de entrega recebida", conforme a imagem:

     

🚩Informações importantes:

  • Quanto antes solicitada a suspensão de entrega, maiores as chances de os Correios atenderem a solicitação. Se o objeto estiver muito próximo ao destino, a solicitação pode não ser atendida a tempo pela transportadora

  • Após solicitar a suspensão de entrega, o seu envio continuará em trânsito até chegar à agência de destino. Após a entrada na agência, o sistema dos Correios alerta aos carteiros que a encomenda deve ser devolvida ao remetente. Depois disso, a devolução do objeto é iniciada

  • Não é possível reverter a suspensão de entrega depois que ela foi solicitada e atendida pelos Correios. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para você

  • O valor do frete suspenso não é ressarcido. Mesmo que a entrega não tenha sido concluída, os Correios entendem que prestaram os seus serviços para que a carga fosse movimentada. Deste modo, não há devolução do valor pago na etiqueta

Para mais detalhes sobre a suspensão de entrega com os Correios, acesse a matéria 📃Suspender entrega Correios: o que acontece e como cancelar do nosso blog. 


👉Transportadoras privadas

Após apertar o botão “SUSPENDER ENTREGA” de um envio com as transportadoras privadas (Azul Cargo Express, Buslog, Jadlog, J&T Express, LATAM Cargo e Loggi):

  1. Você irá acessar o formulário de devolução na nossa tela de ajuda

  2. Preencha o seu e-mail de cadastro

  3. Preencha o código do envio

  4. Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto)

  5. Clique em “Enviar

Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.


🚩Informações importantes:

  • A devolução só é confirmada se a transportadora tiver tempo hábil para interromper a entrega e iniciar o retorno da carga ao remetente

  • Não há devolução do valor pago na etiqueta, pois as transportadoras entendem que prestaram os seus serviços ao movimentar a carga

  • Não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem