O documento que comprova a postagem dos seus envios varia conforme o local de postagem.
Confira mais detalhes a seguir.
📦Postagem em agências dos Correios
Quando você posta um envio na modalidade PAC, SEDEX ou Mini Envios diretamente em uma agência dos Correios, a transportadora costuma fornecer o comprovante de postagem impresso.
Há agências que enviam o comprovante de postagem na versão digital via e-mail. Você pode solicitar a versão impressa do documento no ato da postagem mesmo assim.
🚩Importante: o Melhor Envio não tem acesso a uma versão digital do comprovante de postagem. Por isso, se precisar deste documento, você deverá solicitá-lo no momento da postagem.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Como recebo o comprovante de postagem dos meus envios pelos Correios? da nossa Central de Ajuda.
📦Postagem nas unidades das transportadoras privadas
Quando você posta um envio em uma unidade da Azul Cargo Express, Buslog, Jadlog, LATAM Cargo e Loggi, o documento que comprova a postagem é o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico).
Você pode solicitá-lo ao atendimento da transportadora no momento da postagem. Ele poderá ser entregue impresso ou em formato digital via e-mail.
O DACTE também está disponível no seu painel de controle do Melhor Envio. Para consultá-lo:
-
Na barra lateral esquerda, clique em “Meus envios”
-
Clique na aba “Envios Postados”
-
Localize o envio que deseja consultar e clique no botão branco “Ações do envio”. Se o DACTe estiver disponível, você terá então duas opções:
-
Baixar CTe → clicando nessa opção, você é redirecionado para uma página em que poderá fazer o download do arquivo em formato PDF.
-
Consultar CTe → clicando nessa opção, você é redirecionado para o Portal do Conhecimento de Transporte Eletrônico, da Receita Federal.
Nessa página, você pode notar que a chave da nota fiscal já está automaticamente preenchida. Você deve apenas clicar em “Sou humano” e depois no botão “Continuar”, para passar pela verificação do CAPTCHA.
Além do DACTE, o Melhor Envio disponibiliza um comprovante de postagem próprio para os envios das transportadoras Buslog e Jadlog.
Ele é útil em situações que você não pode aguardar pela postagem e emissão do DACTE.
Para mais informações sobre estes documentos, acesse os artigos 📃Como funciona o comprovante de postagem de envios da Buslog? e📃Como funciona o comprovante de postagem de envios da Jadlog? da nossa Central de Ajuda.
📫Tentei consultar o comprovante de postagem do meu envio, mas ele estava indisponível. O que devo fazer?
Se não consta a opção "Baixar DACTe" nem a opção “Consultar CTe”, você pode contatar o nosso time de atendimento.
Nós solicitaremos o documento à transportadora e o enviaremos para você.
📦Postagem nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki
Ao deixar os seus envios nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki, você recebe o comprovante de postagem no seu e-mail de cadastro no Melhor Envio.
Para mais informações sobre esse serviço, acesse os artigos 📃Conheça o Melhor Ponto + Pegaki da nossa Central de Ajuda.
📦Postagem de envios da Jadlog em estabelecimentos parceiros
Ao deixar os envios nas modalidades .Com e .Package da Jadlog em um estabelecimento parceiro, você recebe o comprovante de postagem via SMS no número de telefone do remetente da etiqueta.
Confira mais informações sobre essa opção de postagem da Jadlog no artigo 📃Como funciona a postagem de envios da Jadlog em estabelecimentos parceiros?
📦Postagem no Loggi Ponto
Ao deixar os envios na modalidade Loggi Ponto em uma unidade Loggi Ponto, o pacote será bipado e a postagem será registrada no rastreamento neste momento.
🚩Atenção: é importante que você acompanhe a bipagem, já que não há a entrega do comprovante de postagem.
Confira mais informações sobre essa opção de postagem da Loggi no artigo 📃Como funciona a modalidade Loggi Ponto da Loggi?
📦Mais informações
Acesse a matéria do nosso blog 📃Como obter comprovante de postagem: Correios e transportadoras no Melhor Envio.