Neste artigo apresentamos o botão “Adicionar informações de entrega”.
Disponível no menu Meus Envios > Liberados e Postados > Envios Postados, ele permite a edição de informações de entrega, auxiliando na solução de desafios logísticos.
Essa funcionalidade é exclusiva para:
- Envios com entrega ao destinatário não efetuada por motivo de “endereço incorreto”, “endereço incompleto” e “endereço não localizado”.
- Envios realizados por meio das transportadoras Azul Cargo Express, Buslog, Jadlog, J&T Express, LATAM Cargo e Loggi.
Entrega não efetuada
Quando há desafio na entrega, a transportadora deverá registrar no seu sistema um status indicando a ocorrência.
É sua responsabilidade identificar este status e proativamente oferecer suporte à transportadora para que ela possa finalizar a entrega.
E, para isso, você conta com o suporte do Melhor Envio.
Como identificar as ocorrências
O método padrão de comunicação das transportadoras é via status de rastreio. Sendo assim, é através dele que você saberá o que está acontecendo com o seu envio.
No caso de ocorrências de entrega com status “endereço incorreto”, “endereço incompleto” e “endereço não localizado”, você também será notificado via menu Meus Envios > Envios Postados. Essa comunicação complementar possibilita que o remetente auxilie a transportadora com informações adicionais.
Passo a passo para a identificação de ocorrências:
- Abra seu painel de controle do Melhor Envio;
- Acesse o menu Meus Envios;
- Clique em Liberados e Postados;
- Selecione a aba Envios Postados;
- Se o envio apresentar o ícone “Ocorrência” ele possui um desafio na entrega (apresentado na cor laranja);
- Posteriormente, para identificar qual ocorrência foi registrada pela transportadora, consulte o status de rastreio da carga.
Lembrando:
🔹 Esse método é voltado para identificação através do seu painel de controle, mas você também pode identificar ocorrências por meio de rastreamento e de notificações recebidas via e-mail.
Como acessar o botão Adicionar Informações de Entrega?
Em caso de ocorrências por motivo de “endereço incorreto”, “endereço incompleto” e “endereço não localizado”, a transportadora precisa de informações complementares para poder finalizar a entrega.
Desse modo, disponibilizamos através do menu Meus Envios > Envios Postados o botão “Adicionar Informações de Entrega”, que permite editar os dados do destinatário.
Passo a passo para acessar o botão:
- Abra o seu painel de controle do Melhor Envio;
- Acesse o menu Meus Envios;
- Clique em Liberados e Postados;
- Selecione a aba Envios Postados;
- Localize o envio desejado;
-
Clique no ícone “reticências”, chamado “Ações do Envio”;
-
Clique em Adicionar Informações de Entrega;
- Após editar os dados necessários, basta clicar em “Enviar” para finalizar sua solicitação.
ATENÇÃO:
🔹 Caso o pedido ainda não tenha um ponto de referência, será obrigatório adicionar esse dado.
🔹 Esse recurso é apresentado para envios realizados por meio das transportadoras Azul Cargo Express, Buslog, Jadlog, J&T Express, LATAM Cargo e Loggi.
🔹 Os Correios não permitem intervenção em suas entregas, por esse motivo, o recurso não é disponibilizado para seus envios.
Quais informações enviar à transportadora?
É preciso considerar que as ocorrências indicam que a transportadora não conseguiu finalizar o frete com os dados disponíveis na etiqueta.
Ou seja, é preciso revisar os dados e corrigi-los ou, se estiverem corretos, enviar informações adicionais.
Na prática, cada status indica um tipo de desafio e é a partir deste dado que você consegue entender como ajudar a transportadora.
Seguem algumas dicas:
Status | O que significa |
Endereço não localizado | O entregador não encontrou o endereço: envie dicas para a localização do endereço como, por exemplo, pontos de referência, descrição da fachada, etc. |
Endereço incorreto ou incompleto | O entregador pode ter localizado o endereço, mas identificou a ausência de informação complementar ou divergência de informações. Pode estar faltando o número do apartamento ou do bloco, por exemplo. |
Posso editar o CEP de destino do meu envio?
Não é possível editar o CEP de entrega através do botão Adicionar Informações de Entrega.
Se o seu envio necessita de correção deste dado, abra um ticket junto ao nosso time de suporte para podermos verificar com a transportadora responsável se há essa possibilidade.
Saiba como abrir o ticket através do artigo Como faço para entrar em contato com o Melhor Envio?
Condições de alinhamento da entrega
Cada uma das nossas transportadoras parceiras conta com tratativas específicas de alinhamento de entrega. Conheça as principais delas a seguir:
📦Azul Cargo Express
A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso, a carga é devolvida ao remetente automaticamente.
Ficam sob a custódia da unidade somente os envios que estiverem em tratativa via ticket para o alinhamento da entrega. Ou seja, aqueles casos em que a transportadora está recebendo suporte para a finalização da entrega.
Nesses casos, a previsão é de que a carga possa ficar na unidade por mais 10 dias corridos após a abertura do ticket.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?
📦Buslog
A Buslog realiza 2 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso, a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.
Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.
Caso a entrega tenha de ser concluída em um endereço diferente do endereço informado na etiqueta de frete, a Buslog estabelece cobrança de taxa de 50% do valor original do frete para que a conclusão seja realizada neste novo endereço.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Buslog?
📦Correios
🟡 Modalidade Mini Envios
O registro de rastreamento é parcial. Isso significa que o envio terá apenas registro de postagem e entrega, sem atualização de rastreio durante o transporte da carga.
A encomenda pode ser depositada na caixa de correio ou em local seguro. Sendo assim, há previsão de 1 única tentativa de entrega.
🟡 Modalidade PAC
Serão feitas 2 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC.
Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas, a carga deverá:
Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.
- Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima, a carga será devolvida ao remetente.
🟡 Modalidade SEDEX
Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade SEDEX.
Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas, a carga deverá:
- Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.
- Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima, a carga será devolvida ao remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?
📦Jadlog
A Jadlog realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso, a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 5 dias úteis.
Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Jadlog?
📦J&T Express
Serão feitas 3 tentativas de entrega sem custo adicional para cada envio da J&T Express.
Se o seu envio receber os status de rastreamento “Endereço incompleto” ou “Endereço incorreto”, a transportadora reserva até 7 dias corridos para que o remetente forneça mais informações sobre o local de entrega.
Se as tentativas esgotarem e a entrega não for bem sucedida, e se a J&T Express não receber informações complementares para finalizar a entrega após este prazo, a carga retorna para a unidade onde foi postada (seja a unidade própria da J&T Express, seja a unidade do Ponto Parceiro - Pegaki).
Não há devolução do valor pago no frete.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a J&T Express?
📦LATAM Cargo
A LATAM Cargo realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
A transportadora não realiza devoluções de forma automática. Para solicitar a devolução de um envio:
- Em seu painel de controle, acesse o menu Meus Envios
- Clique em Liberados e Postados
- Clique em Envios Postados
- Localize o envio que deseja suspender a entrega
- Clique no ícone “reticências”, chamado Ações do Envio
- Selecione a opção “Suspender entrega”
Para conhecer as tratativas operacionais completas da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo?
📦Loggi
A Loggi realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Se as tentativas de entrega se esgotarem e o destinatário não for encontrado, a carga é devolvida automaticamente ao endereço do remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Loggi?
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