A Jadlog possui regras e condições para que cada ocorrência de sinistro seja indenizada.
Os sinistros passíveis de indenização com a Jadlog são:
- Avaria (apenas para envios com nota fiscal)
- Extravio
- Furto ou roubo
- Violação
Confira abaixo os detalhes de cada uma delas:
📦Avaria ou Violação
Com a Jadlog, o ideal é que a pessoa responsável por receber a entrega confira a integridade do pacote na presença da equipe da transportadora.
Se identificar a avaria ou violação do pacote, ela deverá fazer uma ressalva ao entregador, informando a descrição e quantidade dos itens avariados ou subtraídos, além de recusar o recebimento da encomenda.
Se a avaria ou violação for constatada somente após a conclusão da entrega, a transportadora aceita solicitação de análise da ocorrência em até 7 dias corridos contados a partir da data da entrega.
Essa solicitação deve ser feita mediante apresentação de fotos do produto (pelo menos 3 fotos em casos de avaria), da embalagem (pelo menos 3 fotos em casos de avaria ou violação) e da ressalva feita no ato da entrega.
🚩Atenção: na ausência da ressalva, a transportadora poderá negar o pedido de análise.
Se estiver passando por esse desafio, entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos intermediar o seu contato com a Jadlog para solicitar a análise do pacote.
📌Importante:
É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.
Se não houver a ressalva pelo destinatário, a transportadora poderá negar o pedido de análise.
Para mais informações, acesse o artigo 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?
📦Extravio
Ocorrências de extravio são indenizadas pela Jadlog para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Em alguns casos, a transportadora sinaliza a suspeita de extravio com um status de sinistro no rastreamento. Essa identificação não ocorre em todos os casos e não confirma a ocorrência de extravio, pois o envio ainda irá passar por análises.
Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Jadlog.
📦Extravio parcial
Se um envio com múltiplos volumes chega incompleto na unidade de destino, a Jadlog inicia as buscas parciais para tentar localizar os volumes faltantes.
Este é um procedimento que dura 10 dias corridos e que pode ser aplicado a qualquer envio que estiver sem movimentações de rastreamento.
Enquanto as buscas estão em andamento, os volumes que não estão passando pelo procedimento aguardam na unidade responsável pela entrega até a conclusão do prazo.
Há 2 resultados possíveis para as buscas parciais:
-
A transportadora localiza os volumes faltantes e entrega a encomenda em sua totalidade ao destinatário
-
A transportadora não localiza os volumes faltantes e confirma o extravio parcial da carga.
Nessa situação, os volumes que não foram extraviados são entregues ao destinatário e a Jadlog registra o status “Entrega parcial” no rastreamento.
O remetente do envio tem direito a indenização no valor dos volumes extraviados
🚩Importante:
Pode ser que um envio com múltiplos volumes seja entregue parcialmente ao destinatário sem passar pelo procedimento de buscas parciais.
Nessa situação, o destinatário deve fazer uma ressalva na listagem que é entregue pelo motorista da Jadlog, informando a quantidade de volumes que recebeu.
O remetente do envio deverá reportar a entrega parcial ao nosso time de atendimento.
📦Furto ou roubo
Ocorrências de furto ou roubo da remessa são indenizadas pela Jadlog para envios feitos com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Para que a compensação financeira ocorra o registro da ocorrência precisa ser realizado pela transportadora. A formalização dele pode ser conferida no rastreamento da carga.
Caso constate furto ou roubo da carga no rastreamento o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Jadlog.
📦Quando devo receber a minha indenização?
As indenizações com a Jadlog são pagas em torno de 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.
🚩Importante: O prazo de 90 dias não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.
O pagamento de indenizações em casos de avaria, extravio, furto ou roubo e violação é de responsabilidade da Jadlog, sendo os valores pagos de acordo com a política da transportadora.
Todas as indenizações são pagas pela Jadlog e passadas para o Melhor Envio. Nós, então, repassamos o valor integral à sua Melhor Carteira.
🚩Importante:
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Não deve haver diferença entre o valor segurado informado durante a cotação e o valor declarado do produto na nota fiscal ou declaração de conteúdo
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Nos envios comerciais, se houver diferença entre o valor segurado e o valor declarado na nota fiscal, a Jadlog irá utilizar como referência para o pagamento da indenização o valor de menor cifra entre eles
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Nos envios não comerciais, o valor segurado será sempre igual ao valor total dos produtos informados na declaração de conteúdo
👉Indenização de envios feitos com declaração de conteúdo
Envios feitos com declaração de conteúdo e que sofreram sinistro são indenizados apenas em casos de extravio, furto ou roubo e violação e possuem o teto indenizatório de R$ 1.000,00.
A Jadlog não realiza o pagamento de indenizações referentes a envios feitos com declaração de conteúdo que são avariados.
A nossa plataforma apresenta essa informação quando você seleciona um serviço da transportadora na calculadora de fretes.
Saiba mais sobre o uso deste documento no artigo 📃Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog? ou na matéria do nosso blog 📃Nota Fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.
📦Qual será o valor da minha indenização?
O valor da indenização feita pela Jadlog irá variar de acordo com a ocorrência.
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Avaria total (apenas para nota fiscal)
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
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Avaria parcial (apenas para nota fiscal)
Indenização do valor dos produtos avariados
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Extravio total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
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Extravio parcial
Indenização do valor dos produtos extraviados -
Furto ou roubo
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria -
Violação
Indenização do valor do frete + valor da mercadoria
📦Existe um valor máximo para as indenizações realizadas pela Jadlog?
A indenizações pagas pela Jadlog têm um teto de:
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R$ 30.000,00 para envios com nota fiscal
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R$ 1.000,00 para envios com declaração de conteúdo
📦Mais detalhes
Saiba mais sobre sinistros na matéria do nosso blog 📃Roubo, extravio e avaria de produtos no e-commerce: como proceder nesses casos? ou no vídeo 🎥Avaria ou violação na sua encomenda: o que fazer?