Tenho direito a indenização pela Jadlog?

Melhor Envio
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  • Atualizado

A Jadlog possui regras e condições para que cada ocorrência de sinistro seja indenizada.

Os sinistros passíveis de indenização com a Jadlog são:

  • Avaria (apenas para envios com nota fiscal)
  • Extravio
  • Furto ou roubo
  • Violação

Confira abaixo os detalhes de cada uma delas:


📦Avaria ou Violação

Com a Jadlog, o ideal é que a pessoa responsável por receber a entrega confira a integridade do pacote na presença da equipe da transportadora.

Se identificar a avaria ou violação do pacote, ela deverá fazer uma ressalva ao entregador, informando a descrição e quantidade dos itens avariados ou subtraídos, além de recusar o recebimento da encomenda.

Se a avaria ou violação for constatada somente após a conclusão da entrega, a transportadora aceita solicitação de análise da ocorrência em até 7 dias corridos contados a partir da data da entrega.

Essa solicitação deve ser feita mediante apresentação de fotos do produto (pelo menos 3 fotos em casos de avaria), da embalagem (pelo menos 3 fotos em casos de avaria ou violação) e da ressalva feita no ato da entrega.

🚩Atenção: na ausência da ressalva, a transportadora poderá negar o pedido de análise.

Se estiver passando por esse desafio, entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos intermediar o seu contato com a Jadlog para solicitar a análise do pacote.

📌Importante:

É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.

Se não houver a ressalva pelo destinatário, a transportadora poderá negar o pedido de análise.

Para mais informações, acesse o artigo 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?


📦Extravio

Ocorrências de extravio são indenizadas pela Jadlog para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Em alguns casos, a transportadora sinaliza a suspeita de extravio com um status de sinistro no rastreamento. Essa identificação não ocorre em todos os casos e não confirma a ocorrência de extravio, pois o envio ainda irá passar por análises.

Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Jadlog.


📦Extravio parcial

Se um envio com múltiplos volumes chega incompleto na unidade de destino, a Jadlog inicia as buscas parciais para tentar localizar os volumes faltantes.

Este é um procedimento que dura 10 dias corridos e que pode ser aplicado a qualquer envio que estiver sem movimentações de rastreamento.

Enquanto as buscas estão em andamento, os volumes que não estão passando pelo procedimento aguardam na unidade responsável pela entrega até a conclusão do prazo.

2 resultados possíveis para as buscas parciais:

  1. A transportadora localiza os volumes faltantes e entrega a encomenda em sua totalidade ao destinatário

  2. A transportadora não localiza os volumes faltantes e confirma o extravio parcial da carga.

Nessa situação, os volumes que não foram extraviados são entregues ao destinatário e a Jadlog registra o status “Entrega parcial” no rastreamento.

O remetente do envio tem direito a indenização no valor dos volumes extraviados

🚩Importante:

Pode ser que um envio com múltiplos volumes seja entregue parcialmente ao destinatário sem passar pelo procedimento de buscas parciais.

Nessa situação, o destinatário deve fazer uma ressalva na listagem que é entregue pelo motorista da Jadlog, informando a quantidade de volumes que recebeu.

O remetente do envio deverá reportar a entrega parcial ao nosso time de atendimento.


📦Furto ou roubo

Ocorrências de furto ou roubo da remessa são indenizadas pela Jadlog para envios feitos com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Para que a compensação financeira ocorra o registro da ocorrência precisa ser realizado pela transportadora. A formalização dele pode ser conferida no rastreamento da carga.

Caso constate furto ou roubo da carga no rastreamento o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Jadlog.


📦Quando devo receber a minha indenização?

As indenizações com a Jadlog são pagas em torno de 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.

🚩Importante: O prazo de 90 dias não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.

O pagamento de indenizações em casos de avaria, extravio, furto ou roubo e violação é de responsabilidade da Jadlog, sendo os valores pagos de acordo com a política da transportadora.

Todas as indenizações são pagas pela Jadlog e passadas para o Melhor Envio. Nós, então, repassamos o valor integral à sua Melhor Carteira.

🚩Importante:

  • Não deve haver diferença entre o valor segurado informado durante a cotação e o valor declarado do produto na nota fiscal ou declaração de conteúdo

  • Nos envios comerciais, se houver diferença entre o valor segurado e o valor declarado na nota fiscal, a Jadlog irá utilizar como referência para o pagamento da indenização o valor de menor cifra entre eles

  • Nos envios não comerciais, o valor segurado será sempre igual ao valor total dos produtos informados na declaração de conteúdo

👉Indenização de envios feitos com declaração de conteúdo

Envios feitos com declaração de conteúdo e que sofreram sinistro são indenizados apenas em casos de extravio, furto ou roubo e violação e possuem o teto indenizatório de R$ 1.000,00.

A Jadlog não realiza o pagamento de indenizações referentes a envios feitos com declaração de conteúdo que são avariados.

A nossa plataforma apresenta essa informação quando você seleciona um serviço da transportadora na calculadora de fretes.


Saiba mais sobre o uso deste documento no artigo 📃Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog? ou na matéria do nosso blog 📃Nota Fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.


📦Qual será o valor da minha indenização?

O valor da indenização feita pela Jadlog irá variar de acordo com a ocorrência.

  • Avaria total (apenas para nota fiscal)
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria

  • Avaria parcial (apenas para nota fiscal)
    Indenização do valor dos produtos avariados

  • Extravio total
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria

  • Extravio parcial
    Indenização do valor dos produtos extraviados

  • Furto ou roubo
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria

  • Violação
    Indenização do valor do frete + valor da mercadoria


📦Existe um valor máximo para as indenizações realizadas pela Jadlog?

A indenizações pagas pela Jadlog têm um teto de:

  • R$ 30.000,00 para envios com nota fiscal

  • R$ 1.000,00 para envios com declaração de conteúdo


📦Mais detalhes

Saiba mais sobre sinistros na matéria do nosso blog 📃Roubo, extravio e avaria de produtos no e-commerce: como proceder nesses casos? ou no vídeo 🎥Avaria ou violação na sua encomenda: o que fazer?