Todos os envios gerados na plataforma do Melhor Envio contam com rastreamento.
🔍Como posso localizar os códigos de rastreamento dos meus envios?
Siga os passos a seguir para localizar os códigos de rastreio dos seus envios:
-
Acesse o seu painel de controle no Melhor Envio
-
Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda
-
Clique na aba "Envios Postados"
-
Os códigos de rastreamento dos seus envios são exibidos na coluna “Rastreio”
-
Pronto, códigos de rastreio localizados!
🔍Como posso rastrear os meus envios?
Você pode rastrear os seus envios gerados na nossa plataforma de 2 formas:
-
Através do Melhor Rastreio;
-
Através dos sites das nossas transportadoras;
Confira mais detalhes a seguir.
👉Melhor Rastreio
O Melhor Rastreio é a ferramenta de rastreamento desenvolvida pelo Melhor Envio que auxilia tanto remetentes quanto destinatários a acompanharem seus fretes.
Com ela você pode rastrear os envios de 6 transportadoras parceiras: Azul Cargo Express, Buslog, Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Loggi.
Ao preencher o e-mail dos destinatários durante a geração das suas etiquetas, eles receberão notificações via e-mail sempre que o pacote tiver novas movimentações.
Para rastrear os seus envios através do Melhor Rastreio:
-
Localize o envio desejado na aba "Envios postados"
-
Clique no código de rastreamento presente na coluna “Rastreio” para abrir a página do envio no Melhor Rastreio
👉Sites das transportadoras
Você também pode optar por rastrear os seus envios nos sites das nossas transportadoras parceiras.
Para essa consulta, você deverá utilizar o código de rastreamento do envio. Confira a seguir como localizar e copiar o código.
-
Localize o envio desejado na aba "Envios postados", e clique no ícone de quadrado presente na coluna “Rastreio”, para copiar o código de rastreio
🚩Importante:
Cuidado para não confundir o código de envio com o código de rastreio. Eles são diferentes.
-
O código de envio virá com o prefixo "ORD" e não deve ser repassado ao destinatário, pois se trata de um código interno e sem utilidade de rastreamento. Ele é apresentado nos detalhes do envio e está sinalizado em vermelho na imagem abaixo.
-
O código de rastreamento é um código válido para acompanhar o fluxo de entrega e pode ser repassado ao destinatário. Ele é exibido na coluna “Rastreio” e está sinalizado em verde na imagem abaixo.
🔷Rastrear envios no site da Azul Cargo Express
-
Acesse o site da Azul Cargo Express
-
No campo “Código de rastreio (AWB)”, cole apenas a parte numérica do código de rastreamento do envio
🔍Por exemplo: no envio AZL-AK79007250, a parte numérica do código de rastreamento seria 79007250.
-
Clique em “Adicionar Rastreio”
-
Clique em “Consultar rastreio” para abrir a página de rastreamento do envio
-
Clique em “Ver mais detalhes” para ver o rastreamento completo
💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como usar a Azul Cargo Express pelo Melhor Envio da nossa Central de Ajuda.
🔷Rastrear envios no site da Buslog
-
Acesse o site da Buslog
-
Clique em “Rastreamento”
-
Selecione a opção “Encomenda”
-
No campo “Número da Encomenda”, que se abre logo abaixo, preencha apenas a parte numérica do código de rastreamento do envio
🔍Por exemplo: no envio BUS-12345678, a parte numérica do código de rastreamento é 12345678.
-
Clique em "Rastrear pedido"
-
Ao clicar em "Rastrear pedido", uma nova guia irá abrir no seu navegador, direcionando para a página de rastreamento do pacote
-
Clique em “Mais informações” para visualizar os detalhes da movimentação
💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a Buslog pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.
🔷Rastrear envios no site dos Correios
-
Acesse o site dos Correios
-
Cole o código de rastreamento do envio na barra de pesquisa
-
Digite o texto exibido na imagem
-
Clique no ícone de lupa para ver o rastreamento completo
💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.
🔷Rastrear envios no site da Jadlog
-
Acesse o site da Jadlog
-
Cole o código de rastreamento do envio no campo “CPF/CNPJ ou REMESSA”
-
Clique em “Procurar” e em seguida em “Não sou um robô”
💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a Jadlog pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.
🔷Rastrear envios no site da J&T Express
-
Acesse o site da J&T Express
-
Preencha o CPF ou CNPJ do destinatário
-
Preencha o código de rastreamento do envio no campo “Rastreamento da carta de porte”
-
Clique no ícone de lupa para verificar o rastreamento completo
💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.
🔷Rastrear envios no site da LATAM Cargo
-
Acesse o site da LATAM Cargo
-
Procure pela seção “e-Tracking”
-
Clique sobre o primeiro campo disponível e selecione a opção “SO”
-
No campo “Prefixo”, digite “957”. Estes são os 3 primeiros números (LTM-XXXXXXXXXX) do código de rastreamento do seu envio
-
No campo “AWB ou CTE” digite os demais números (LTM-XXXXXXXXXX) do código de rastreamento
-
Clique no ícone de seta
-
Será aberta a página de rastreamento do envio, onde você poderá verificar as informações de rastreamento e os status da movimentação
💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a LATAM Cargo pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.
🔷Rastrear envios no site da Loggi
-
Acesse o site da Loggi
-
Preencha o código de rastreamento sem o prefixo LGI no campo “Digite o número de rastreio"
-
Clique no ícone de lupa ou tecle "Enter" em seu teclado
-
Você irá visualizar o último status de rastreamento registrado pela transportadora
🔍No caso de encomendas entregues, você pode preencher o CPF ou CNPJ do destinatário e em seguida clicar no ícone de seta para verificar mais informações sobre a entrega.
💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a Loggi pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.
🔍Qual a forma correta de repassar o rastreio do objeto para os destinatários?
É importante orientar os destinatários dos seus envios sobre a forma correta de acompanhar o rastreio do envio.
Garanta que eles recebam o código de rastreamento correto, assim como a instrução sobre como poderão acompanhar a entrega da carga.
Para isso, inclua o e-mail de seus clientes nos dados de destinatário ao preencher as informações dos fretes.
Esta etapa ocorrerá após a cotação do frete na nossa calculadora e seleção da modalidade de envio.
Ao preencher o e-mail do destinatário, ele receberá automaticamente e-mails do Melhor Rastreio com notificações de rastreamento sempre que a carga for movimentada.
Se você não preencher o e-mail nesta etapa da emissão da etiqueta de frete, não tem problema. Você poderá cadastrar o seu envio manualmente no Melhor Rastreio para que o seu destinatário receba as atualizações do frete.
Para isso, basta seguir o passo a passo presente no artigo 📃Como registrar um código de rastreamento no novo Melhor Rastreio?
Você também pode repassar o código de rastreio ao destinatário de forma manual.
Dessa forma o rastreio pode ser acompanhado tanto pelo site do Melhor Rastreio quanto diretamente no site da transportadora escolhida para o envio.
Para isso, localize o envio desejado na aba "Envios postados" e copie o código de rastreio presente na coluna “Rastreio”. Cole o código na mensagem ou notificação que for enviar ao seu destinatário. Ele poderá inserir esse código diretamente na tela inicial do Melhor Rastreio.
🔍Mais informações
Acesse o artigo 📃Conheça o novo Melhor Rastreio e suas funcionalidades ou assista ao vídeo abaixo para conferir como utilizar a nossa ferramenta de rastreamento.