Como posso rastrear os meus envios?

Melhor Envio
Melhor Envio
  • Atualizado

Todos os envios gerados na plataforma do Melhor Envio contam com rastreamento.


🔍Como posso localizar os códigos de rastreamento dos meus envios?

Siga os passos a seguir para localizar os códigos de rastreio dos seus envios:

  1. Acesse o seu painel de controle no Melhor Envio

  2. Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda

  3. Clique na aba "Envios Postados"

  4. Os códigos de rastreamento dos seus envios são exibidos na coluna “Rastreio

  5. Pronto, códigos de rastreio localizados!


🔍Como posso rastrear os meus envios?

Você pode rastrear os seus envios gerados na nossa plataforma de 2 formas:

  1. Através do Melhor Rastreio;

  2. Através dos sites das nossas transportadoras;

Confira mais detalhes a seguir.


👉Melhor Rastreio

O Melhor Rastreio é a ferramenta de rastreamento desenvolvida pelo Melhor Envio que auxilia tanto remetentes quanto destinatários a acompanharem seus fretes.

Com ela você pode rastrear os envios de 6 transportadoras parceiras: Azul Cargo Express, Buslog, Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Loggi. 

Ao preencher o e-mail dos destinatários durante a geração das suas etiquetas, eles receberão notificações via e-mail sempre que o pacote tiver novas movimentações.

Para rastrear os seus envios através do Melhor Rastreio:

  1. Localize o envio desejado na aba "Envios postados"

  2. Clique no código de rastreamento presente na coluna “Rastreio” para abrir a página do envio no Melhor Rastreio


👉Sites das transportadoras

Você também pode optar por rastrear os seus envios nos sites das nossas transportadoras parceiras.

Para essa consulta, você deverá utilizar o código de rastreamento do envio. Confira a seguir como localizar e copiar o código.

  1. Localize o envio desejado na aba "Envios postados", e clique no ícone de quadrado presente na coluna “Rastreio”, para copiar o código de rastreio

🚩Importante:

Cuidado para não confundir o código de envio com o código de rastreio. Eles são diferentes.

  • O código de envio virá com o prefixo "ORD" e não deve ser repassado ao destinatário, pois se trata de um código interno e sem utilidade de rastreamento. Ele é apresentado nos detalhes do envio e está sinalizado em vermelho na imagem abaixo.

  • O código de rastreamento é um código válido para acompanhar o fluxo de entrega e pode ser repassado ao destinatário. Ele é exibido na coluna “Rastreio” e está sinalizado em verde na imagem abaixo.


🔷Rastrear envios no site da Azul Cargo Express

  1. Acesse o site da Azul Cargo Express

  2. No campo “Código de rastreio (AWB)”, cole apenas a parte numérica do código de rastreamento do envio

    🔍Por exemplo: no envio AZL-AK79007250, a parte numérica do código de rastreamento seria 79007250.

  3. Clique em “Adicionar Rastreio

  4. Clique em “Consultar rastreio” para abrir a página de rastreamento do envio

  5. Clique em “Ver mais detalhes” para ver o rastreamento completo

💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como usar a Azul Cargo Express pelo Melhor Envio da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da Buslog

  1. Acesse o site da Buslog

  2. Clique em “Rastreamento”

  3. Selecione a opção “Encomenda

  4. No campo “Número da Encomenda”, que se abre logo abaixo, preencha apenas a parte numérica do código de rastreamento do envio

    🔍Por exemplo: no envio BUS-12345678, a parte numérica do código de rastreamento é 12345678.

  5. Clique em "Rastrear pedido"

  6. Ao clicar em "Rastrear pedido", uma nova guia irá abrir no seu navegador, direcionando para a página de rastreamento do pacote

  7. Clique em “Mais informações” para visualizar os detalhes da movimentação

 

💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a Buslog pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site dos Correios

  1. Acesse o site dos Correios

  2. Cole o código de rastreamento do envio na barra de pesquisa

  3. Digite o texto exibido na imagem

  4. Clique no ícone de lupa para ver o rastreamento completo

💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da Jadlog

  1. Acesse o site da Jadlog

  2. Cole o código de rastreamento do envio no campo “CPF/CNPJ ou REMESSA

  3. Clique em “Procurar” e em seguida em “Não sou um robô

💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a Jadlog pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da J&T Express

  1. Acesse o site da J&T Express

  2. Preencha o CPF ou CNPJ do destinatário

  3. Preencha o código de rastreamento do envio no campo “Rastreamento da carta de porte

  4. Clique no ícone de lupa para verificar o rastreamento completo

💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da LATAM Cargo

  1. Acesse o site da LATAM Cargo

  2. Procure pela seção “e-Tracking

  3. Clique sobre o primeiro campo disponível e selecione a opção “SO

  4. No campo “Prefixo”, digite “957”. Estes são os 3 primeiros números (LTM-XXXXXXXXXX) do código de rastreamento do seu envio

  5. No campo “AWB ou CTE” digite os demais números (LTM-XXXXXXXXXX) do código de rastreamento

  6. Clique no ícone de seta

  7. Será aberta a página de rastreamento do envio, onde você poderá verificar as informações de rastreamento e os status da movimentação

💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a LATAM Cargo pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da Loggi

  1. Acesse o site da Loggi

  2. Preencha o código de rastreamento sem o prefixo LGI no campo “Digite o número de rastreio"

  3. Clique no ícone de lupa ou tecle "Enter" em seu teclado

  4. Você irá visualizar o último status de rastreamento registrado pela transportadora

🔍No caso de encomendas entregues, você pode preencher o CPF ou CNPJ do destinatário e em seguida clicar no ícone de seta para verificar mais informações sobre a entrega.

💡Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a Loggi pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔍Qual a forma correta de repassar o rastreio do objeto para os destinatários?

É importante orientar os destinatários dos seus envios sobre a forma correta de acompanhar o rastreio do envio.

Garanta que eles recebam o código de rastreamento correto, assim como a instrução sobre como poderão acompanhar a entrega da carga.

Para isso, inclua o e-mail de seus clientes nos dados de destinatário ao preencher as informações dos fretes.

Esta etapa ocorrerá após a cotação do frete na nossa calculadora e seleção da modalidade de envio.

Ao preencher o e-mail do destinatário, ele receberá automaticamente e-mails do Melhor Rastreio com notificações de rastreamento sempre que a carga for movimentada.

Se você não preencher o e-mail nesta etapa da emissão da etiqueta de frete, não tem problema. Você poderá cadastrar o seu envio manualmente no Melhor Rastreio para que o seu destinatário receba as atualizações do frete.

Para isso, basta seguir o passo a passo presente no artigo 📃Como registrar um código de rastreamento no novo Melhor Rastreio?

Você também pode repassar o código de rastreio ao destinatário de forma manual.

Dessa forma o rastreio pode ser acompanhado tanto pelo site do Melhor Rastreio quanto diretamente no site da transportadora escolhida para o envio.

Para isso, localize o envio desejado na aba "Envios postados" e copie o código de rastreio presente na coluna “Rastreio”. Cole o código na mensagem ou notificação que for enviar ao seu destinatário. Ele poderá inserir esse código diretamente na tela inicial do Melhor Rastreio.


🔍Mais informações

Acesse o artigo 📃Conheça o novo Melhor Rastreio e suas funcionalidades ou assista ao vídeo abaixo para conferir como utilizar a nossa ferramenta de rastreamento.