Como funciona a LATAM Cargo pelo Melhor Envio?

Melhor Envio
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  • Atualizado

A LATAM Cargo é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Ela realiza entregas por via aérea, utilizando o espaço excedente no compartimento de cargas de aviões para transportar suas cargas.


👉Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) modelo 55 (somente para envios de pessoa física e/ou isenta e autorizada)

  • Declaração de conteúdo

  • Além da nota fiscal ou da declaração de conteúdo, produtos químicos não restritos também precisam estar acompanhados da Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).

⚠️Atenção:

  • Assim como acontece com cargas restritas, envios que não estiverem acompanhados da documentação exigida não são aceitos, sendo devolvidos ao local de postagem para serem retirados pelo remetente.
  • As unidades FOR(Fortaleza/CE), GYN (Goiânia/GO), NAT (Natal/RN) e as unidades do estado do Paraná, não realizam envios com declaração de conteúdo. Também não é aceita a postagem de envios com declaração de conteúdo que têm como origem ou destino a unidade BSB (Brasília).

  • Em envios com declaração de conteúdo que passam por rotas específicas, a LATAM Cargo pode exigir o envio da nota fiscal para concluir o transporte. Essas rotas específicas ainda não são mapeadas. Sendo assim, não é possível prever a exigência da nota fiscal no momento de cotação do frete na nossa calculadora porque ela ocorre durante o fluxo de transporte.

Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.


👉Valor segurado

O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da LATAM Cargo.

Ele deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Por isso, confira as informações dos seus envios e garanta que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

⚠️Atenção:

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório, e o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.

  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.

🚩 Valor considerado para o seguro:

Conforme as regras na LATAM Cargo, em caso de sinistro no transporte serão considerados para a indenização os valores máximos de:

  • R$ 10 mil para envios com nota fiscal 🚩
  • R$ 1 mil para envios com declaração de conteúdo 🚩

Valor da mercadoria postada:

Referente ao valor total da carga, a LATAM Cargo determina que:

  • Podem ser postados normalmente envios com cargas de até R$ 5.000,00.
  • Envios com cargas com valores acima de R$ 5.000,01 terão limitação por peso (kg), sendo permitido o máximo de R$ 20.000,00 a cada 1 quilograma de carga.
    Por exemplo: cargas de valor entre R$ 5.000,01 e R$ 20.000,00 precisam ter no mínimo 1kg e cargas de valor entre R$ 20.000,01 e R$ 40.000,00 precisam ter no mínimo 2 kg.
  • O limite de valor por carga é de R$ 300.000,00.

👉Dimensões e peso da carga

As características das cargas por pacote que podem ser enviadas pela LATAM Cargo são:

  • Medidas máximas: 100 cm x 100 cm x 100 cm (Altura X Largura X Comprimento)

  • Medidas mínimas: 10 cm x 10 cm x 10 cm (Altura X Largura X Comprimento)

  • Peso mínimo: 0,1 Kg

  • Peso máximo: 60 Kg

 

⚠️Atenção: quando o tamanho do pacote não for compatível com o tamanho da etiqueta utilizada pela LATAM Cargo e/ou não permita a inclusão dos documentos necessários para o transporte, a unidade da transportadora poderá negar a postagem.

❗Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:



👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.


👉Modalidade

A modalidade de serviço da LATAM Cargo disponível pelo intermédio do Melhor Envio é o éFácil.

Nele não há coleta e a entrega é feita em domicílio. O remetente posta a encomenda em uma unidade da transportadora e é realizada a entrega no endereço do destinatário.


👉Cargas

Se um envio contendo algum item não aceito pela LATAM Cargo passar despercebido pela triagem e for postado, a transportadora não realiza indenização em caso de sinistro da carga (roubo, furto, extravio, avaria ou violação).

No mesmo sentido, se um envio contendo algum item não aceito for postado, a transportadora pode realizar o descarte do material, sem indenização da carga nem do frete.

👉Clique aqui para consultar as cargas que são aceitas ou não para o transporte pela LATAM Cargo. 

⚠️Atenção:

A LATAM Cargo não aceita a postagem de produtos químicos, infecciosos, inflamáveis, explosivos e corrosivos.

No entanto, se a sua mercadoria é definida como um produto químico, mas não se enquadra nas categorias anteriores, você pode enviá-la acompanhada da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).

Nesse caso, a carga passa por uma análise da equipe para o seu aceite.

Se for identificado que ela possui algum componente de risco ou em caso de ausência da FISPQ, a postagem é recusada pela transportadora.

Em ambos os casos, o remetente deve retornar à unidade de postagem para retirar a carga. Se a postagem tiver sido realizada em um Ponto Parceiro - Pegaki, a transportadora devolverá a carga ao Ponto Parceiro para ser retirada pelo remetente diretamente no local.


👉Postagem

Ao gerar a etiqueta de frete escolha uma unidade específica para postagem.

A LATAM Cargo é uma transportadora aérea. Por isso é necessário ir até um aeroporto para despachar sua carga. Siga as orientações presentes no artigo 📃Como realizar a postagem pela LATAM Cargo.

Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a LATAM Cargo no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.

Imprima a etiqueta e leve a remessa para postagem na unidade escolhida, juntamente da documento de identidade e a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação destes documentos é obrigatória.

É necessário que os dados de endereços estejam de acordo com o informado na documentação utilizada.

Na hora do despacho exija a entrega da DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem.

Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.

Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃Como obter o comprovante de postagem de meus envios?

Por motivos operacionais, a transportadora pode embalar a carga em um flyer, se julgar ser necessário. Isso irá incidir em um custo adicional. Da mesma forma, a transportadora pode recusar uma carga que não esteja devidamente embalada.

⚠️Atenção:

Todas as cargas são inspecionadas pela LATAM Cargo. A transportadora pode realizar uma inspeção mais rigorosa do conteúdo interno de alguns pacotes selecionados aleatoriamente.

Esse procedimento é realizado para garantir a segurança do transporte, uma vez que a transportadora confirma que o perfil das mercadorias é aceito para a postagem. 

Se optar por postar o seu envio em uma unidade da transportadora, você deve entregar a embalagem aberta para facilitar a inspeção pela equipe da LATAM Cargo. Se a embalagem for entregue fechada, a transportadora terá o direito de abrir o pacote para cumprir o procedimento de inspeção

Se deixar o seu envio em uma unidade do Ponto Parceiro - Pegaki, ele poderá ser inspecionado pela LATAM Cargo assim que chegar na unidade da transportadora.


👉 Postagem no Ponto Parceiro - Pegaki

Se você escolher uma unidade do Ponto Parceiro - Pegaki como o local de postagem da sua etiqueta da LATAM Cargo, atente-se aos documentos exigidos para a postagem.

Além da etiqueta de frete e o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo), você também deve levar consigo a minuta de despacho impressa.

Esse documento é disponibilizado para impressão no mesmo arquivo da etiqueta de frete.

A minuta e o documento fiscal precisam ser inseridos em um saco plástico do tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Além disso, a minuta e a parte do documento fiscal com a descrição da mercadoria precisam estar visíveis na embalagem.

O ideal é que você imprima a minuta sempre. Ao postar as encomendas nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki, a apresentação da minuta é obrigatória. Ao postar nas unidades da LATAM Cargo, a minuta pode não ser solicitada, já que a transportadora consegue acessá-la em seu sistema.

⚠️Atenção: se você pretende realizar a postagem no Ponto Parceiro - Pegaki, acesse o artigo 📃Conheça o Ponto Parceiro - Pegaki para conferir as regras deste serviço antes de gerar as suas etiquetas de frete.


👉Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela LATAM Cargo. Caso o destinatário não seja encontrado após as 3 tentativas a carga deverá:

  • Ser devolvida ao remetente.

  • Ser retirada no balcão da LATAM Cargo pelo destinatário.

Importante: Destinos não atendidos pela LATAM Cargo:

  • Caixa postal → Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.

  • Endereços provisórios Caso seja verificado no ato da postagem que o local de destino é um hotel, pousada, hostel, ou qualquer tipo de acomodação temporária, a carga será recusada pela Latam.

Saiba mais a respeito acessando o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo.

👉Impossibilidades de Entrega

O envio pode receber um status de rastreamento como "endereço não localizado", "número não localizado" ou "destinatário desconhecido". Isso indica um provável problema no endereço: é possível que ele tenha sido preenchido de forma errada, ou que o destino seja um local de difícil acesso, dentre outras situações.

Tais dificuldades na entrega também pode ser identificadas pela LATAM Cargo e comunicadas internamente ao Melhor Envio.

Ao notar qualquer contratempo envolvendo suas entregas da LATAM Cargo, a pessoa remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento em até 15 dias úteis, com informações sobre o local de entrega.

Se a LATAM Cargo não receber as informações complementares para entrega neste prazo, a carga retorna ao endereço do remetente (sem a devolução do valor pago no frete).


👉Devolução

Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a LATAM Cargo desde que ele não esteja em rota final de entrega.

Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.

Após confirmar a devolução, a transportadora irá fornecer um novo código de rastreamento que você poderá utilizar para acompanhar o seu envio.

Para solicitar a devolução, acesse a aba "Envios Postados" e localize o envio que deseja suspender. O passo a passo completo está no artigo 📄Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? na nossa Central de Ajuda. 

Recebendo o seu pedido, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

⚠️Atenção:

  • Não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.
  • Para calcular o prazo estimado de devolução do seu envio LATAM Cargo, some 15 dias úteis ao prazo estimado da entrega. Por exemplo, se o prazo de entrega do envio é de “4 dias úteis”, o prazo de devolução será de “19 dias úteis”. E, no caso de cargas postadas no Ponto Parceiro - Pegaki, o prazo estimado de devolução pode ser excedido por levar em consideração a agenda de recebimentos da unidade de postagem responsável. ⌛

Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo?

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉


👉Avarias, violações, extravios e indenizações

Avaria/Violação

A avaria ocorre quando há dano aos produtos da carga. Já a violação ocorre quando a embalagem do envio é aberta ou quando há a subtração/troca de produtos.

A integridade da carga deve ser sempre conferida no ato da entrega e na frente do entregador da LATAM Cargo, de modo a sinalizar a ocorrência de avaria ou violação.

Caso o recebedor tenha realizado a recusa será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a LATAM Cargo.

Importante:

  • A transportadora não aceita contestações de avaria se a embalagem externa estiver intacta, sem sinais de dano.

  • Não é possível contestar avarias ou violações após a conclusão da entrega

Saiba mais sobre essas ocorrências acessando o artigo 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

Extravio

Ocorrências de extravio são indenizadas pela LATAM Cargo para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a LATAM Cargo.

Caso a LATAM Cargo já tenha registrado o extravio no rastreamento, o remetente deve registrar um contato com o nosso time de atendimento.

Nestes casos, basta aguardar a conclusão do trâmite indenizatório. O prazo de pagamento da compensação financeira está informado ao fim deste artigo.

Indenizações

Com a LATAM Cargo há indenizações para volumes enviados por nota fiscal ou por declaração de conteúdo.

  • Envios feitos com nota fiscal terão indenização de no máximo R$ 10 mil.

  • Envios feitos com declaração de conteúdo terão indenização de no máximo R$ 1 mil.

As indenizações com a LATAM Cargo são pagas em torno de 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.

Este prazo não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.

⚠️Atenção: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.


👉Mais informações

Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃LATAM Cargo: cotação online e como contratar frete com a transportadora pelo Melhor Envio e assista ao vídeo 🎥Como fazer envios pela LATAM Cargo por intermédio do Melhor Envio.