Como funciona a LATAM Cargo pelo Melhor Envio?

Melhor Envio
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  • Atualizado

A LATAM Cargo é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Ela realiza entregas por via aérea, utilizando o espaço excedente no compartimento de cargas de aviões para transportar suas cargas.


👉Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) modelo 55 (somente para envios de pessoa física e/ou isenta e autorizada)

  • Declaração de conteúdo

🚩Atenção:

  • As unidades FOR(Fortaleza/CE), GYN (Goiânia/GO), NAT (Natal/RN) e as unidades do estado do Paraná, não realizam envios com declaração de conteúdo. Também não é aceita a postagem de envios com declaração de conteúdo que têm como origem ou destino a unidade BSB (Brasília).

  • Em envios com declaração de conteúdo que passam por rotas específicas, a LATAM Cargo pode exigir o envio da nota fiscal para concluir o transporte. Essas rotas específicas ainda não são mapeadas. Sendo assim, não é possível prever a exigência da nota fiscal no momento de cotação do frete na nossa calculadora porque ela ocorre durante o fluxo de transporte.

Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

🚩Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.


👉Valor segurado

O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da LATAM Cargo.

O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Por isso, confira as informações dos seus envios e garanta que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

🚩Atenção:

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.

  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.


👉Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela LATAM Cargo são:

  • Medidas máximas: 105 cm x 110 cm x 160 cm (Altura X Largura X Comprimento)

  • Peso máximo: até 200 kg, sendo no máximo 100 kg por volume

  • Não há dimensões nem peso mínimo

 


🚩Atenção:
quando o tamanho do pacote não for compatível com o tamanho da etiqueta utilizada pela LATAM Cargo e/ou não permita a inclusão dos documentos necessários para o transporte, a unidade da transportadora poderá negar a postagem.

📌Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:



👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.


👉Modalidade

A modalidade de serviço da LATAM Cargo disponível pelo intermédio do Melhor Envio é o éFácil.

Nele não há coleta e a entrega é feita em domicílio. O remetente posta a encomenda em uma unidade da transportadora e é realizada a entrega no endereço do destinatário.


👉Cargas

👉Clique aqui para consultar as cargas que são aceitas ou não para o transporte pela LATAM Cargo. 

🚩Atenção:

  • A LATAM Cargo não aceita a postagem de produtos químicos, infecciosos, inflamáveis, explosivos e corrosivos. Contudo, se a sua mercadoria é definida como um produto químico, mas ela não se enquadra nas categorias anteriores, você deve enviá-la acompanhada da FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). Mesmo fazendo o envio com a FISPQ, a mercadoria irá passar por uma análise da transportadora. Se após essa análise for identificado que a mercadoria tem algum componente de risco, a LATAM Cargo pode negar a postagem do pacote.


👉Postagem

Ao gerar a etiqueta de frete escolha uma unidade específica para postagem.

A LATAM Cargo é uma transportadora aérea. Por isso é necessário ir até um aeroporto para despachar sua carga. Siga as orientações presentes no artigo 📃Como realizar a postagem pela LATAM Cargo.

Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a LATAM Cargo no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.

Imprima a etiqueta e leve a remessa para postagem na unidade escolhida, juntamente da documento de identidade e a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação destes documentos é obrigatória.

É necessário que os dados de endereços estejam de acordo com o informado na documentação utilizada.

Na hora do despacho exija a entrega da DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem.

Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.

Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃Como obter o comprovante de postagem de meus envios?

Por motivos operacionais, a transportadora pode embalar a carga em um flyer, se julgar ser necessário. Isso irá incidir em um custo adicional. Da mesma forma, a transportadora pode recusar uma carga que não esteja devidamente embalada.

🚩Atenção:

Todas as cargas são inspecionadas pela LATAM Cargo. A transportadora pode realizar uma inspeção mais rigorosa do conteúdo interno de alguns pacotes selecionados aleatoriamente.

Esse procedimento é realizado para garantir a segurança do transporte, uma vez que a transportadora confirma que o perfil das mercadorias é aceito para a postagem. 

Se optar por postar o seu envio em uma unidade da transportadora, você deve entregar a embalagem aberta para facilitar a inspeção pela equipe da LATAM Cargo. Se a embalagem for entregue fechada, a transportadora terá o direito de abrir o pacote para cumprir o procedimento de inspeção

Se deixar o seu envio em uma unidade do Ponto Parceiro - Pegaki, ele poderá ser inspecionado pela LATAM Cargo assim que chegar na unidade da transportadora.


👉Postagem no Ponto Parceiro - Pegaki

Se você escolher uma unidade do Ponto Parceiro - Pegaki como o local de postagem da sua etiqueta da LATAM Cargo, atente-se aos documentos exigidos para a postagem.

Além da etiqueta de frete e o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo), você também deve levar consigo a minuta de despacho impressa.

Esse documento é disponibilizado para impressão no mesmo arquivo da etiqueta de frete.

A minuta e o documento fiscal precisam ser inseridos em um saco plástico do tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Além disso, a minuta e a parte do documento fiscal com a descrição da mercadoria precisam estar visíveis na embalagem.

O ideal é que você imprima a minuta sempre. Ao postar as encomendas nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki, a apresentação da minuta é obrigatória. Ao postar nas unidades da LATAM Cargo, a minuta pode não ser solicitada, já que a transportadora consegue acessá-la em seu sistema.

🚩Atenção: se você pretende realizar a postagem no Ponto Parceiro - Pegaki, acesse o artigo 📃Conheça o Ponto Parceiro - Pegaki para conferir as regras deste serviço antes de gerar as suas etiquetas de frete.


👉Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela LATAM Cargo. Caso o destinatário não seja encontrado após as 3 tentativas a carga deverá:

  • Ser devolvida ao remetente.

  • Ser retirada no balcão da LATAM Cargo pelo destinatário.

🚩Destinos não atendidos pela LATAM Cargo:

  • Caixa postal → Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.

  • Endereços provisórios Caso seja verificado no ato da postagem que o local de destino é um hotel, pousada, hostel, ou qualquer tipo de acomodação temporária, a carga será recusada pela Latam.

Saiba mais a respeito acessando o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo.

👉Impossibilidades de Entrega

Se for identificado algum status de rastreamento que indique um problema de endereço, como "endereço não localizado", "número não localizado" ou "destinatário desconhecido", o remetente do envio deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

O remetente tem até 15 dias úteis para fornecer mais informações sobre o local de entrega.

Se a LATAM Cargo não receber as informações complementares para entrega após este prazo, a carga retorna ao endereço do remetente (sem a devolução do valor pago no frete).


👉Devolução

Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a LATAM Cargo desde que ele não esteja em rota final de entrega.

Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.

Após confirmar a devolução, a transportadora irá fornecer um novo código de rastreamento que você poderá utilizar para acompanhar o seu envio.

Para solicitar a devolução, acesse a aba "Envios Postados" e localize o envio que deseja suspender. O passo a passo completo está no artigo 📄Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? na nossa Central de Ajuda. 

Recebendo o seu pedido, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo?

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉


👉Avarias, violações, extravios e indenizações

🔸Avaria/Violação

A avaria ocorre quando há dano aos produtos da carga. Já a violação ocorre quando a embalagem do envio é aberta ou quando há a subtração/troca de produtos.

A integridade da carga deve ser sempre conferida no ato da entrega e na frente do entregador da LATAM Cargo, de modo a sinalizar a ocorrência de avaria ou violação.

Caso o recebedor tenha realizado a recusa será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a LATAM Cargo.

🚩Atenção:

  • A transportadora não aceita contestações de avaria se a embalagem externa estiver intacta, sem sinais de dano.

  • Não é possível contestar avarias ou violações após a conclusão da entrega

Saiba mais sobre essas ocorrências acessando o artigo 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

🔸Extravio

Ocorrências de extravio são indenizadas pela LATAM Cargo para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a LATAM Cargo.

Caso a LATAM Cargo já tenha registrado o extravio no rastreamento, o remetente deve registrar um contato com o nosso time de atendimento.

Nestes casos, basta aguardar a conclusão do trâmite indenizatório. O prazo de pagamento da compensação financeira está informado ao fim deste artigo.

🔸Indenizações

Com a LATAM Cargo há indenizações para volumes enviados por nota fiscal ou por declaração de conteúdo.

  • Envios feitos com nota fiscal terão indenização de no máximo R$ 10 mil.

  • Envios feitos com declaração de conteúdo terão indenização de no máximo R$ 1 mil.

As indenizações com a LATAM Cargo são pagas em até 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.

Este prazo não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.

🚩Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.


👉Mais informações

Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃LATAM Cargo: cotação online e como contratar frete com a transportadora pelo Melhor Envio e assista ao vídeo 🎥Como fazer envios pela LATAM Cargo por intermédio do Melhor Envio.