A LATAM Cargo é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.
Ela realiza entregas por via aérea, utilizando o espaço excedente no compartimento de cargas de aviões para transportar suas cargas.
👉Documentos exigidos
Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:
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Nota fiscal eletrônica, modelo 55
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Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) modelo 55 (somente para envios de pessoa física e/ou isenta e autorizada)
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Declaração de conteúdo
🚩Atenção:
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As unidades FOR(Fortaleza/CE), GYN (Goiânia/GO), NAT (Natal/RN) e as unidades do estado do Paraná, não realizam envios com declaração de conteúdo. Também não é aceita a postagem de envios com declaração de conteúdo que têm como origem ou destino a unidade BSB (Brasília).
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Em envios com declaração de conteúdo que passam por rotas específicas, a LATAM Cargo pode exigir o envio da nota fiscal para concluir o transporte. Essas rotas específicas ainda não são mapeadas. Sendo assim, não é possível prever a exigência da nota fiscal no momento de cotação do frete na nossa calculadora porque ela ocorre durante o fluxo de transporte.
Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.
🚩Importante:
As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.
Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.
É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.
Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.
Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.
Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.
👉Valor segurado
O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da LATAM Cargo.
O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.
Por isso, confira as informações dos seus envios e garanta que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.
🚩Atenção:
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Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.
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Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.
👉Dimensões da carga
A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela LATAM Cargo são:
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Medidas máximas: 105 cm x 110 cm x 160 cm (Altura X Largura X Comprimento)
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Peso máximo: até 200 kg, sendo no máximo 100 kg por volume
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Não há dimensões nem peso mínimo
🚩Atenção: quando o tamanho do pacote não for compatível com o tamanho da etiqueta utilizada pela LATAM Cargo e/ou não permita a inclusão dos documentos necessários para o transporte, a unidade da transportadora poderá negar a postagem.
📌Importante:
Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.
Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:
👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.
👉Modalidade
A modalidade de serviço da LATAM Cargo disponível pelo intermédio do Melhor Envio é o éFácil.
Nele não há coleta e a entrega é feita em domicílio. O remetente posta a encomenda em uma unidade da transportadora e é realizada a entrega no endereço do destinatário.
👉Cargas
👉Clique aqui para consultar as cargas que são aceitas ou não para o transporte pela LATAM Cargo.
🚩Atenção:
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A LATAM Cargo não aceita a postagem de produtos químicos, infecciosos, inflamáveis, explosivos e corrosivos. Contudo, se a sua mercadoria é definida como um produto químico, mas ela não se enquadra nas categorias anteriores, você deve enviá-la acompanhada da FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). Mesmo fazendo o envio com a FISPQ, a mercadoria irá passar por uma análise da transportadora. Se após essa análise for identificado que a mercadoria tem algum componente de risco, a LATAM Cargo pode negar a postagem do pacote.
👉Postagem
Ao gerar a etiqueta de frete escolha uma unidade específica para postagem.
A LATAM Cargo é uma transportadora aérea. Por isso é necessário ir até um aeroporto para despachar sua carga. Siga as orientações presentes no artigo 📃Como realizar a postagem pela LATAM Cargo.
Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a LATAM Cargo no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.
Imprima a etiqueta e leve a remessa para postagem na unidade escolhida, juntamente da documento de identidade e a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação destes documentos é obrigatória.
É necessário que os dados de endereços estejam de acordo com o informado na documentação utilizada.
Na hora do despacho exija a entrega da DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem.
Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.
Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃Como obter o comprovante de postagem de meus envios?
Por motivos operacionais, a transportadora pode embalar a carga em um flyer, se julgar ser necessário. Isso irá incidir em um custo adicional. Da mesma forma, a transportadora pode recusar uma carga que não esteja devidamente embalada.
🚩Atenção:
Todas as cargas são inspecionadas pela LATAM Cargo. A transportadora pode realizar uma inspeção mais rigorosa do conteúdo interno de alguns pacotes selecionados aleatoriamente.
Esse procedimento é realizado para garantir a segurança do transporte, uma vez que a transportadora confirma que o perfil das mercadorias é aceito para a postagem.
Se optar por postar o seu envio em uma unidade da transportadora, você deve entregar a embalagem aberta para facilitar a inspeção pela equipe da LATAM Cargo. Se a embalagem for entregue fechada, a transportadora terá o direito de abrir o pacote para cumprir o procedimento de inspeção
Se deixar o seu envio em uma unidade do Ponto Parceiro - Pegaki, ele poderá ser inspecionado pela LATAM Cargo assim que chegar na unidade da transportadora.
👉Postagem no Ponto Parceiro - Pegaki
Se você escolher uma unidade do Ponto Parceiro - Pegaki como o local de postagem da sua etiqueta da LATAM Cargo, atente-se aos documentos exigidos para a postagem.
Além da etiqueta de frete e o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo), você também deve levar consigo a minuta de despacho impressa.
Esse documento é disponibilizado para impressão no mesmo arquivo da etiqueta de frete.
A minuta e o documento fiscal precisam ser inseridos em um saco plástico do tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Além disso, a minuta e a parte do documento fiscal com a descrição da mercadoria precisam estar visíveis na embalagem.
O ideal é que você imprima a minuta sempre. Ao postar as encomendas nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki, a apresentação da minuta é obrigatória. Ao postar nas unidades da LATAM Cargo, a minuta pode não ser solicitada, já que a transportadora consegue acessá-la em seu sistema.
🚩Atenção: se você pretende realizar a postagem no Ponto Parceiro - Pegaki, acesse o artigo 📃Conheça o Ponto Parceiro - Pegaki para conferir as regras deste serviço antes de gerar as suas etiquetas de frete.
👉Entrega
Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela LATAM Cargo. Caso o destinatário não seja encontrado após as 3 tentativas a carga deverá:
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Ser devolvida ao remetente.
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Ser retirada no balcão da LATAM Cargo pelo destinatário.
🚩Destinos não atendidos pela LATAM Cargo:
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Caixa postal → Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.
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Endereços provisórios → Caso seja verificado no ato da postagem que o local de destino é um hotel, pousada, hostel, ou qualquer tipo de acomodação temporária, a carga será recusada pela Latam.
Saiba mais a respeito acessando o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo.
👉Impossibilidades de Entrega
Se for identificado algum status de rastreamento que indique um problema de endereço, como "endereço não localizado", "número não localizado" ou "destinatário desconhecido", o remetente do envio deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
O remetente tem até 15 dias úteis para fornecer mais informações sobre o local de entrega.
Se a LATAM Cargo não receber as informações complementares para entrega após este prazo, a carga retorna ao endereço do remetente (sem a devolução do valor pago no frete).
👉Devolução
Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a LATAM Cargo desde que ele não esteja em rota final de entrega.
Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.
Após confirmar a devolução, a transportadora irá fornecer um novo código de rastreamento que você poderá utilizar para acompanhar o seu envio.
Para solicitar a devolução, acesse a aba "Envios Postados" e localize o envio que deseja suspender. O passo a passo completo está no artigo 📄Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? na nossa Central de Ajuda.
Recebendo o seu pedido, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo?
O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.
Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉
👉Avarias, violações, extravios e indenizações
🔸Avaria/Violação
A avaria ocorre quando há dano aos produtos da carga. Já a violação ocorre quando a embalagem do envio é aberta ou quando há a subtração/troca de produtos.
A integridade da carga deve ser sempre conferida no ato da entrega e na frente do entregador da LATAM Cargo, de modo a sinalizar a ocorrência de avaria ou violação.
Caso o recebedor tenha realizado a recusa será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a LATAM Cargo.
🚩Atenção:
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A transportadora não aceita contestações de avaria se a embalagem externa estiver intacta, sem sinais de dano.
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Não é possível contestar avarias ou violações após a conclusão da entrega
Saiba mais sobre essas ocorrências acessando o artigo 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?
🔸Extravio
Ocorrências de extravio são indenizadas pela LATAM Cargo para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a LATAM Cargo.
Caso a LATAM Cargo já tenha registrado o extravio no rastreamento, o remetente deve registrar um contato com o nosso time de atendimento.
Nestes casos, basta aguardar a conclusão do trâmite indenizatório. O prazo de pagamento da compensação financeira está informado ao fim deste artigo.
🔸Indenizações
Com a LATAM Cargo há indenizações para volumes enviados por nota fiscal ou por declaração de conteúdo.
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Envios feitos com nota fiscal terão indenização de no máximo R$ 10 mil.
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Envios feitos com declaração de conteúdo terão indenização de no máximo R$ 1 mil.
As indenizações com a LATAM Cargo são pagas em até 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.
Este prazo não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.
🚩Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.
👉Mais informações
Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃LATAM Cargo: cotação online e como contratar frete com a transportadora pelo Melhor Envio e assista ao vídeo 🎥Como fazer envios pela LATAM Cargo por intermédio do Melhor Envio.