A Buslog é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.
Ela realiza entregas por via terrestre, utilizando o espaço excedente do bagageiro de ônibus para transportar suas cargas.
👉Documentos exigidos
Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:
-
Nota fiscal eletrônica modelo 55
-
Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) modelo 55
-
Declaração de conteúdo
Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.
🚩Importante:
As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.
Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.
É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.
Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.
Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.
Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.
👉Valor segurado
O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da Buslog.
O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.
Por isso, confira as informações dos seus envios e garanta que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.
🚩Atenção:
-
Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.
-
Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.
👉Dimensões da carga
A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela Buslog são:
-
Medidas máximas: 82cm de altura x 85cm de largura x 129cm de comprimento
-
Peso máximo: 50 kg
-
Não há dimensões nem peso mínimo.
Caso a carga seja considerada muito pequena, a transportadora pode embala-la em um flyer. Isso poderá incidir em um custo adicional não previsto em cotação.
🚩Atenção:
Quando o tamanho do pacote não for compatível com o tamanho da etiqueta utilizada pela Buslog e/ou não permita a inclusão dos documentos necessários para o transporte, a unidade da transportadora poderá negar a postagem.
📌Importante:
Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.
Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:
👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.
👉Modalidade
A modalidade de serviço da Buslog disponível pelo intermédio do Melhor Envio é a Balcão x Porta.
Nela não há coleta e a entrega é feita em domicílio. O remetente posta a encomenda em uma unidade da transportadora e é realizada a entrega no endereço do destinatário.
👉Cargas
👉Clique aqui para consultar as cargas que são aceitas ou não para o transporte pela Buslog.
👉Postagem
Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a Buslog no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.
Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade desejada, juntamente do documento de identidade e a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.
Você também pode deixar os envios da Buslog em qualquer unidade do Melhor Ponto + Pegaki para serem postados.
🚩Atenção: se você pretende realizar a postagem no Melhor Ponto + Pegaki, acesse o artigo 📃Conheça o Melhor Ponto + Pegaki para conferir as regras deste serviço antes de gerar as suas etiquetas de frete.
📌Importante:
As unidades da Buslog possuem autonomia para recusar envios com declaração de conteúdo, caso seja constatado que a carga está sendo enviada com fins comerciais.
Por essa própria autonomia da transportadora, também é importante estar atento e conferir se os dados (como endereço, remetente, destinatário e demais) preenchidos na etiqueta correspondem aos mesmos dados da Nota Fiscal, caso contrário, a transportadora poderá recusar o envio no momento da postagem.
Na hora do despacho é possível pedir ao balconista o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem. Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.
Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃Como obter o comprovante de postagem de meus envios?
Para aqueles casos onde não é possível aguardar na unidade a emissão desse documento, desenvolvemos um comprovante de postagem. Para maiores informações, acesse o artigo 📃Comprovante de postagem para envios via Buslog.
👉Conferência de medidas
No momento da postagem a unidade irá medir e pesar o seu objeto. Através da conferência métrica, o sistema do Melhor Envio irá comparar as dimensões informadas durante a cotação com as dimensões registradas pela transportadora.
Caso tenha selecionado uma unidade da transportadora para realizar a postagem, exija o DACTE para conferir as dimensões registradas da sua carga no ato do despacho. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.
A Buslog só realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue.
Ao identificar erros nas medidas ou peso de algum envio, entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos solicitar a contestação de medidas do seu envio à transportadora.
🚩A instrução acima também é válida para os envios deixados nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki.
👉Entrega
Serão feitas 2 tentativas de entrega sem custo adicional para cada envio feito pela Buslog.
Caso o destinatário não seja encontrado após as 2 tentativas a carga deverá:
-
Ser retirada no balcão da Buslog pelo destinatário em até 10 dias úteis.
Caso o destinatário não busque a carga dentro dos 10 dias úteis o envio é devolvido ao remetente.
A Buslog irá realizar 2 tentativas de devolução sem custo adicional diretamente no endereço do remente.
Se o remetente não for encontrado após essas 2 tentativas de devolução, o envio ficará por mais 10 dias úteis aguardando retirada na unidade responsável pela devolução (é possível identificá-la no rastreio).
Neste cenário, o remetente deverá buscar a carga. Se isso não for feito, a Buslog compreende que a carga foi abandonada.
Dentro deste período também é possível alinhar uma 3ª tentativa de entrega e/ou devolução mediante o pagamento de taxa correspondente a 50% do valor do frete original.
Caso a entrega tenha de ser concluída em um endereço diferente do endereço informado na etiqueta de frete a Buslog também estabelece a cobrança de taxa de 50% do valor original do frete para que a conclusão seja realizada neste novo endereço.
🚩Importante: a Buslog não realiza entregas em caixa postal. Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.
👉Entrega Parcial
Nos envios com múltiplos volumes, os volumes podem ser entregues em momentos diferentes.
Caso ocorra a entrega parcial, o destinatário deverá realizar uma ressalva por escrito ao entregador da Buslog, indicando os volumes que não foram entregues.
A ressalva é obrigatória para garantir as tratativas em casos de ocorrências com a entrega junto à transportadora.
👉Devolução
Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Buslog desde que ele não esteja em rota final de entrega.
Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.
É possível acompanhar o retorno da carga utilizando o mesmo código de rastreamento de envio.
Para solicitar a devolução:
-
Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio
-
Clique em “Meus envios” na barra lateral esquerda
-
Clique na aba "Envios Postados"
-
Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone de seta (Detalhes do envio) para expandir as informações do frete
-
Clique no botão “Ações do envio”
-
Clique em “Suspender entrega”
-
Você irá acessar o formulário de devolução na nossa tela de ajuda
-
Preencha o seu e-mail de cadastro
-
Preencha o código do envio
-
Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto)
-
Clique em “Enviar”
Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.
📌Importante: os envios com a Buslog são devolvidos para o endereço do remetente, desde que o local seja atendido pela transportadora. São feitas 3 tentativas de entrega. Se o remetente não for localizado nessas tentativas ou se o seu endereço não for atendido pela transportadora, a remessa aguarda pela retirada na unidade de postagem durante um período de 10 dias úteis.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Buslog?
O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.
Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉
👉Avarias, extravios e indenizações
Com a Buslog há indenizações para volumes que sofram avaria, extravio, roubo ou furto.
Para cada um destes casos temos um procedimento específico com a transportadora.
As indenizações com a Buslog são pagas em torno de 45 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora ou recusa do recebedor no momento da entrega.
Para sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela Buslog? e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?
Os valores máximos de indenização são:
-
Para envios com nota fiscal - R$ 50.000,00 (Sujeito a analise de material)
-
Para envios com declaração de conteúdo - R$ 1.000,00
👉Mais informações
Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃Buslog no Melhor Envio: saiba como gerar etiquetas de frete pela transportadora ou assistindo o vídeo 🎥Como fazer envios pela Buslog do nosso canal do YouTube.