Conheça o Ponto Parceiro - Pegaki

Melhor Envio
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  • Atualizado

O Ponto Parceiro - Pegaki é um serviço gratuito que disponibilizamos para ajudar na operação do seu negócio.

Ele consiste em uma parceria entre o Melhor Envio e a Pegaki.

Com o Ponto Parceiro - Pegaki, você pode deixar os seus envios de diferentes transportadoras em estabelecimentos comerciais (como lojas, farmácias, padarias, etc.) para serem despachados conjuntamente.


🟣Como o Ponto Parceiro - Pegaki funciona?

As unidades do Ponto Parceiro - Pegaki funcionam como centralizadores e distribuidores de cargas.

Você deixa os seus pacotes em comércios de confiança do Melhor Envio, onde eles são coletados pelas transportadoras para serem transportados aos respectivos destinatários.

O serviço escolhido e o prazo de entrega da carga não mudam se você utilizar esse serviço.

Porém, é importante ressaltar que você precisa considerar um prazo adicional de 24 horas úteis entre o momento em que você deixa o seu envio na unidade até que ele seja efetivamente postado pela transportadora.

Dependendo do horário em que você deixar o seu envio na unidade, pode ser que precise adicionar mais 24 horas úteis a este prazo.

Confira mais informações sobre o prazo para a efetivação da postagem acessando a seção 📃As cargas deixadas no Ponto Parceiro - Pegaki são postadas no mesmo dia? deste artigo.

As cargas são protegidas pelas políticas de segurança das transportadoras desde o momento em que você deixa o envio conosco.

São aceitos somente envios de volume único nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki. Não é permitida a postagem de envios com múltiplos volumes.

A postagem de envios com notas fiscais já utilizadas é proibida.

Ao realizar uma venda que precisa ser enviada em mais de um volume e com nota fiscal, faça a cotação do frete preenchendo os dados de cada volume na nossa calculadora.

O envio com múltiplos volumes deverá ser postado diretamente na unidade da transportadora responsável pelo frete.

Para mais informações sobre a cotação e geração de envios com múltiplos volumes, acesse o artigo 📃Como posso enviar mais de um volume no mesmo frete?

 

🚩Indenização em caso de sinistro

Envios deixados nas unidades Ponto Parceiro - Pegaki, caso sofram algum sinistro (avaria, violação, extravio) durante a operação na unidade e antes da coleta pela transportadora, terão o valor do frete + valor segurado indenizados, até o teto de:

  • Envios com Nota Fiscal: R$ 3.000,00.

  • Envios com Declaração de Conteúdo: R$ 1.000,00.

Saiba mais sobre os documentos fiscais dos seus envios no artigo 📃Quais são os documentos fiscais que podem acompanhar os meus envios? aqui da nossa Central de Ajuda.

 

📌Importante:

  • Ao utilizar esse serviço, caso o valor da sua carga seja maior que o teto de indenização, a cobertura máxima em caso de sinistro seguirá os padrões detalhados acima.

  • A Pegaki não realiza o pagamento de indenizações para produtos feitos de vidro ou que contém vidro, mesmo aceitando a postagem desse tipo de material. Isso inclui as bebidas alcoólicas que têm embalagem de vidro
    Envios com vidro que sofrem um sinistro antes de serem coletados pela transportadora no Ponto Parceiro - Pegaki não têm cobertura de seguro.
    Ao postar uma encomenda com vidro no Ponto Parceiro - Pegaki, você está ciente dessa regra.
    De qualquer forma, sugerimos que utilize embalagens resistentes e materiais de proteção internos ao enviar cargas frágeis. Para instruções sobre como embalar, acesse o artigo 📃Produtos frágeis: 4 dicas para enviar encomendas com segurança do nosso blog.


🟣Quem pode usar o Ponto Parceiro - Pegaki?

O Ponto Parceiro - Pegaki está disponível para qualquer pessoa que utilize o Melhor Envio.

As unidades estão disponíveis em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás e no Distrito Federal.

Não há número mínimo de envios que precisam ser deixados na unidade.

Você também pode utilizar o Ponto Parceiro - Pegaki se for postar cargas de apenas uma transportadora. Não é obrigatória a postagem de fretes de diferentes transportadoras.


🟣Como usar Ponto Parceiro - Pegaki?

Para utilizar as soluções do Ponto Parceiro - Pegaki:

  1. Gere a etiqueta de frete normalmente dentro do nosso site.

  2. Prepare o objeto para o envio.

  3. Cole a etiqueta de frete na embalagem.

  4. Anexe o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) à embalagem.

  5. Leve o envio para uma das unidades do Ponto Parceiro - Pegaki.

  6. Pronto! Agora basta acompanhar a evolução da postagem por meio do rastreamento.

📌Importante:

  • Ao deixar os seus envios em alguma unidade do Ponto Parceiro - Pegaki pela 1ª vez, informe à equipe do local que as etiquetas de frete foram geradas através do Melhor Envio.

  • As suas encomendas ficam protegidas pelas políticas de segurança das transportadoras assim que chegam às unidades do Ponto Parceiro - Pegaki.
    ​Você deve postar apenas produtos aceitos pela transportadora parceira escolhida. Se tentar postar um produto que não é permitido, o transporte da carga poderá ser impedido.

  • A LATAM Cargo não aceita a postagem de produtos químicos, infecciosos, inflamáveis, explosivos e corrosivos. Contudo, se a sua mercadoria é definida como um produto químico, mas ela não se enquadra nas categorias anteriores, você deve enviá-la acompanhada da FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). Mesmo fazendo o envio com a FISPQ, a mercadoria irá passar por uma análise da transportadora. Se após essa análise for identificado que a mercadoria tem algum componente de risco, a LATAM Cargo pode negar a postagem do pacote.

🚩Postagem de cargas frágeis

Só é permitida a postagem de cargas frágeis (vidros, espelhos, cerâmicas, porcelanas, etc.) com todas as transportadoras aceitas nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki se a mercadoria estiver embalada com caixas de madeira.

Essa medida é adotada para evitar a avaria da mercadoria durante o transporte.

Somado a isso, a transportadora Jadlog exige a Homologação de Embalagem para o transporte de cargas frágeis.

Para mais informações, acesse o artigo 📃Como realizar o procedimento de Homologação de Embalagem da Jadlog? da nossa Central de Ajuda.

Para cargas compostas por garrafas de vinho ou cerveja, a mercadoria deve ser acondicionada em caixa de papelão resistente com colmeia. Nos envios da Jadlog também é obrigatória a Homologação de Embalagem para esse tipo de mercadoria.

📌Importante: Aparelhos de televisão não são aceitos para postagem nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki.

Se você deseja enviar esse tipo de produto, recomendamos que verifique se ele está na lista de cargas aceitas pela transportadora desejada.

Em seguida, faça a cotação do seu envio e selecione uma opção de frete que não seja de postagem exclusiva no Ponto Parceiro - Pegaki. A postagem do pacote deve ser realizada diretamente em uma unidade da transportadora escolhida.


🟣Recebo algum comprovante ao deixar o envio no Ponto Parceiro - Pegaki?

Sim!

Toda vez que deixar os seus envios em uma das unidades do Ponto Parceiro - Pegaki, você receberá o comprovante de postagem digitalmente no endereço de e-mail de remetente cadastrado na etiqueta de frete.


🟣Posso deixar uma carga de qualquer transportadora no Ponto Parceiro - Pegaki?

Não.

A maioria das unidades do Ponto Parceiro - Pegaki aceita os envios das seguintes transportadoras:

  1. Buslog.

  2. Correios.

  3. Jadlog.

  4. J&T Express.

  5. LATAM Cargo.

  6. Loggi.

As transportadoras Jadlog, J&T Express e Loggi contam também com serviços de postagem exclusiva no Ponto Parceiro - Pegaki:

🟥Com a Jadlog, disponibilizamos a modalidade .Package Centralizado.

🔴Com a J&T Express, disponibilizamos a modalidade Standard.

🔵Com a Loggi, disponibilizamos a modalidade Loggi Express.

Essas modalidades são identificadas na Calculadora de Fretes por meio da informação “Melhor Ponto”, na seção de "Postagem".

 

🚩Informações importantes sobre os envios da Buslog, Azul Cargo Express e LATAM Cargo:

  • Algumas unidades do interior do estado de São Paulo não aceitam envios da LATAM Cargo e da Buslog.
    Se a unidade do Ponto Parceiro - Pegaki mais próxima a você não estiver disponível para seleção durante o preenchimento do formulário com os dados do frete ao gerar um envio da LATAM Cargo ou da Buslog, isso significa que a unidade não aceita os envios dessas transportadoras.

  • Os envios pela transportadora Azul Cargo Express não são aceitos em nenhuma unidade Ponto Parceiro - Pegaki.

  • As unidades da LATAM Cargo de FOR(Fortaleza/CE), GYN (Goiânia/GO), NAT (Natal/RN) e as unidades do estado do Paraná, não realizam envios com declaração de conteúdo. Também não é aceita a postagem de envios com declaração de conteúdo que têm como origem ou destino a unidade BSB (Brasília).

  • Em envios com declaração de conteúdo que passam por rotas específicas, a LATAM Cargo pode exigir o envio da nota fiscal para concluir o transporte. Essas rotas específicas ainda não são mapeadas. Sendo assim, não é possível prever a exigência da nota fiscal no momento de cotação do frete na nossa calculadora porque ela ocorre durante o fluxo de transporte.

🚩Informações importantes sobre a minuta de despacho dos envios da LATAM Cargo:

Quando for deixar seus envios pela LATAM Cargo nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki, além da etiqueta de frete e declaração de conteúdo ou nota fiscal, você deve levar consigo também a minuta de despacho impressa.

A minuta é disponibilizada para impressão no mesmo arquivo da etiqueta de frete.

 

A minuta e o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) precisam ser inseridos em um saco plástico do tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Além disso, a minuta e a parte do documento fiscal com a descrição da mercadoria precisam estar visíveis na embalagem.

🚩Atenção: O ideal é que você imprima a minuta sempre. Ao postar as encomendas nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki, a apresentação da minuta é obrigatória. Ao postar nas unidades da LATAM Cargo, a minuta pode não ser solicitada, já que a transportadora consegue acessá-la em seu sistema.


🟣Quais as dimensões e peso máximos permitidos para postagem no Ponto Parceiro - Pegaki?

  • 100 cm em cada lado (Altura x Largura x Comprimento). A soma dos lados não pode ultrapassar 200 cm.

  • Peso máximo: 30 kg.


🟣Onde posso consultar os dados das unidades do Ponto Parceiro - Pegaki?

Atualmente, há comércios parceiros funcionando como unidades do Ponto Parceiro - Pegaki em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás e no Distrito Federal.

 

👉Consultando os dados das unidades através do Mapa do Melhor Envio

Para verificar os dados das unidades do Ponto Parceiro - Pegaki mais próximas a você através do site do Melhor Envio:

  1. Acesse o nosso Mapa.

  2. No campo “Insira sua localização”, informe o seu CEP ou endereço.

  3. No campo “Todas as companhias”, clique em “Drop” para exibir as unidades mais próximas:

     

  4. Clique sobre a unidade desejada para visualizar os dados:

 

📌Importante: As unidades do Ponto Parceiro - Pegaki serão sempre identificadas com o nome “PEGAKI” no campo “Agência”, como no exemplo abaixo:


👉Consultando os dados das unidades através do site do Ponto Parceiro - Pegaki

Para verificar os dados das unidades do Ponto Parceiro - Pegaki mais próximas a você através do site dos Pontos Parceiros:

  1. Acesse a página de unidades no site dos Pontos Parceiros.

  2. No campo “Insira sua localização”, informe o seu CEP ou endereço.

  3. No campo “Todas as companhias”, clique em “Drop” para exibir as unidades mais próximas:Semttulo-2024-11-27T101918.115-ezgif.com-video-to-gif-converter.gif

  4. Clique na unidade desejada para exibir as informações.

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🟣As cargas deixadas no Ponto Parceiro - Pegaki são postadas no mesmo dia?

Não.

Isso porque a efetivação da postagem dos envios não acontece nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki, já que elas são pontos físicos para receber cargas.

Os volumes são coletados nos estabelecimentos comerciais e levados até uma unidade da transportadora, onde são efetivamente postados.

As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira. As cargas deixadas no Ponto Parceiro - Pegaki em sábados, domingos ou feriados serão coletadas apenas no dia útil seguinte.

 

🕐Horários de corte

Os horários de corte são horários limite para deixar os objetos de cada transportadora no Ponto Parceiro - Pegaki para que eles sejam coletados no mesmo dia útil.

  • Envios postados antes do horário de corte, serão coletados no mesmo dia e efetivamente postados pela transportadora em até 24 horas úteis após a coleta na unidade.

  • Envios postados após o horário de corte, serão coletados somente no dia útil seguinte e passam pelo mesmo prazo de 24 horas úteis para a efetivação da postagem.

🔍Para saber o horário de corte da transportadora escolhida, consulte a equipe do Ponto Parceiro - Pegaki quando for deixar os seus envios.

 

⏳Prazos para tratativa de emissão

Caso identifique no rastreamento que o seu envio foi coletado pela transportadora há alguns dias, mas ainda não teve a emissão concluída, abra um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.

🚩Importante: algumas das transportadoras parceiras precisam ser contatadas respeitando uma janela de tempo. São elas:

  • Loggi e J&T Express → prazo de até 30 dias corridos para iniciar a tratativa.

  • Buslog → prazo de até 10 dias úteis para iniciar a tratativa.

Se a transportadora não puder ser contatada pelo Melhor Envio dentro do prazo por ela definido, a parceira não se propõe a realizar verificações.


🟣Como funciona a devolução dos pacotes deixados em unidades do Ponto Parceiro - Pegaki?

Existem quatro cenários possíveis para um envio deixado em uma unidade ser devolvido. Cada situação tem as suas regras e procedimentos. São estas:

  1. 📦↩️Devolução solicitada pelo remetente, de um envio deixado recentemente na unidade, mas que ainda não consta postado.

  2. Se isso ocorrer, entre em contato diretamente com o nosso time de atendimento.

  3. 📦↩️Devolução de envio deixado na unidade, mas que teve a emissão recusada pela transportadora.
    Nesse caso, os envios são devolvidos ao Ponto Parceiro - Pegaki de origem e devem ser retirados no prazo de 7 dias corridos.
    O remetente recebe um código PIN no endereço de e-mail cadastrado na etiqueta. Esse código deverá ser informado no ato da retirada.
    🚩Importante: Se um terceiro precisar realizar a retirada da carga na unidade, essa pessoa deverá informar o CPF ou CNPJ do remetente, e o código PIN recebido via e-mail.

  4. 📦↩️Devolução solicitada pelo remetente, de um envio emitido pela transportadora e que já está em trânsito.

    Basta suspender a entrega normalmente. Para mais informações sobre esse procedimento, acesse o artigo 📄Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?

  5. 📦↩️Devolução de envio emitido pela transportadora e que já está em trânsito, mas precisou ser devolvido por procedimento da transportadora
    Nessa situação, todos os envios são devolvidos ao endereço do remetente, com exceção apenas da J&T Express.
    Caso tenha dúvidas sobre o que motivou a devolução do seu pacote, contate o nosso time de atendimento.

 

Após a postagem, os pacotes são devolvidos conforme disposto a seguir:

  • Correios, Jadlog e LATAM Cargodevolvem o pacote ao endereço do remetente.

🚩Importante: as tratativas de devolução dos envios da transportadora Jadlog foram atualizadas em março de 2024. Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a Jadlog?

  • Buslogrealiza a devolução ao endereço de remetente, desde que ele seja atendido pela abrangência da transportadora.

Caso não seja atendido, o pacote retorna à unidade do Ponto Parceiro - Pegaki de origem.

  • J&T Expresssempre faz a devolução na unidade do Ponto Parceiro - Pegaki de origem.

  • Loggi Express o pacote retorna ao endereço do remetente.

⚠️Atenção: nos casos em que um pacote retorna ao Ponto Parceiro - Pegaki, o remetente deve recebe, no endereço de e-mail cadastrado na etiqueta, um código PIN.

Ele deve comparecer à unidade dentro de 7 dias corridos e informar esse código, para poder realizar a retirada da carga.


🟣Mais informações

Confira os detalhes sobre os serviços do Ponto Parceiro - Pegaki assistindo ao vídeo 🎥Já conhece o Melhor Ponto + Pegaki? do nosso canal no Youtube.



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