Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio?

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  • Atualizado

A J&T Express é uma transportadora multinacional parceira do Melhor Envio e com cobertura de postagem e entrega em todo o território nacional


🔴Documentos exigidos

Você pode optar entre os seguintes documentos fiscais para gerar os seus envios com a transportadora:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

  • Declaração de conteúdo

Confira mais informações sobre estes documentos acessando o artigo 📃Quais são os documentos fiscais que podem acompanhar os meus envios?

Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, já que representam a venda realizada.

Isso significa que, ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Ao gerar um envio com nota fiscal utilizando os seus dados de pessoa jurídica nos campos de remetente da etiqueta, o preenchimento da Inscrição Estadual será obrigatório

Sendo assim, a NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica) não é aceita pela J&T Express devido à exigência da Inscrição Estadual.


🔴Cargas

➡️Clique aqui para consultar as cargas que são aceitas ou não para o transporte pela J&T Express.


🔴Valor segurado

O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da J&T Express.

O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Lembre-se de revisar essas informações para garantir que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

Importante:

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.
  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.


🔴Embalagem

É crucial atentar para as diretrizes que a transportadora adota quanto ao acondicionamento dos envios.

 

📦Dimensões da carga

📐As dimensões dos pacotes que podem ser postados nas unidades J&T Express são:

  • Não há medidas mínimas.
  • Dimensões máximas: 120 cm no maior lado do pacote. A soma dos lados não pode ultrapassar 240 cm.
  • Peso máximo: 30 kg
  • Peso mínimo: 0,010 kg

📐As dimensões dos pacotes que podem ser postados nas unidades do Ponto Parceiro Pegaki são:

  • Medidas máximas: 100 cm em cada lado (Altura x Largura x Comprimento). A soma dos lados não pode ultrapassar 200 cm.

  • Peso máximo: 30 kg.

Importante:

  • A J&T Express não aceita envios com múltiplos volumes. São aceitos apenas envios de volume único.

  • Utilize embalagens de papelão quadradas ou retangulares para embalar os seus envios. A J&T Express recusa a postagem de encomendas com embalagem disforme.

📦Identificação de cargas frágeis

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

 

➡️Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.


🔴Modalidade

A modalidade de frete da J&T Express disponível no Melhor Envio é a Standard.


🔴Postagem

Ao gerar um envio da J&T Express na calculadora de fretes, você deve selecionar a unidade onde irá postar o pacote. Os locais disponíveis são:

As diretrizes a seguir se aplicam a todos os envios da J&T Express gerados no Melhor Envio - tanto aos postados nas unidades da J&T Express, quanto àqueles levados ao Ponto Parceiro - Pegaki.

Após gerar o seu envio na plataforma, imprima a sua etiqueta de frete e leve o pacote para postagem na unidade selecionada.

⚠️Atenção: lembre-se de anexar a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto à embalagem. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

É possível acompanhar a movimentação do pacote por meio do Melhor Rastreio.

Caso identifique no rastreamento que o seu envio foi coletado pela transportadora, mas ainda não teve a emissão concluída, contate o nosso time de atendimento.

❗Importante: a J&T Express define um prazo de até 30 dias corridos para ser contatada pelo Melhor Envio, e assim iniciar esse tipo de tratativa. O prazo inicia na data em que o pacote é deixado no ponto de postagem escolhido.

Essa situação é atípica, e precisa ser tratada com urgência pela transportadora. Se essa janela de tempo for excedida, a parceira não se propõe a realizar verificações.

🏤Como funciona a postagem nas unidades da J&T Express?

Nas unidades da J&T Express, os seus envios são postados imediatamente, no momento do seu atendimento.

❗Importante: a J&T Express não recepciona envios de outras transportadoras em suas unidades próprias. São aceitos para postagem apenas envios da própria transportadora J&T Express.

A emissão do pacote é registrada no rastreamento do envio, e por isso não é fornecido comprovante de postagem.

São aceitos somente envios de volume único: a J&T Express não aceita envios com múltiplos volumes.

📐As dimensões dos pacotes que podem ser postados nas unidades J&T Express são:

  • Não há medidas mínimas.
  • Dimensões máximas: 120 cm no maior lado do pacote. A soma dos lados não pode ultrapassar 240 cm.
  • Peso máximo: 30 kg
  • Peso mínimo: 0,010 kg

🕑Importante: as unidades da J&T Express não possuem padrão de horário de funcionamento. Cada unidade pode adotar uma agenda de operação própria, e nem todas seguem o horário comercial - há unidades que iniciam o expediente mais cedo e finalizam antes, e outras que podem oferecer atendimento em horário noturno, por exemplo.

Por essa razão, sempre consulte no nosso Mapa o endereço e horário de funcionamento da unidade escolhida antes de se dirigir ao local de postagem.

Em caso de devolução, os envios postados nas unidades da J&T Express são retornados à unidade de origem, e devem ser buscados pelo remetente dentro de 7 dias corridos.

Para localizar as unidades mais próximas:

  1. Acesse o nosso Mapa.
  2. Informe o seu CEP ou endereço no campo “Insira sua localização”.
  3. Clique em “Todas as companhias” e em seguida clique em "JeT” para exibir os locais de postagem mais próximos.
  4. Clique na unidade desejada para exibir as informações.

🏤Como funciona a postagem nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki?

O Ponto Parceiro - Pegaki funciona como um centralizador de postagem - nele, você pode deixar seus envios de diferentes transportadoras para serem despachados conjuntamente.

Ao utilizar esse serviço para postagem com a J&T Express, seus pacotes estarão sob as regras do Ponto Parceiro Pegaki.

📐As dimensões dos pacotes que podem ser postados nas unidades do Ponto Parceiro Pegaki são:

  • Medidas máximas: 100 cm em cada lado (Altura x Largura x Comprimento). A soma dos lados não pode ultrapassar 200 cm.

  • Peso máximo: 30 kg.

Para conferir todas as regras deste serviço antes de gerar as suas etiquetas de frete, acesse o artigo 📃Conheça o Ponto Parceiro - Pegaki.

Para localizar as unidades do Ponto Parceiro - Pegaki mais próximas:

  1. Acesse a página de unidades do Ponto Parceiro - Pegaki;
  2. Role a página para baixo, até encontrar o mapa “Pontos Parceiros/Transportadoras”;
  3. No mapa, preencha o campo “Insira sua localização”;
  4. Clique no campo “Todas as companhias”, e selecione a opção “Ponto parceiro”, para exibir apenas esse tipo de unidade no mapa;
  5. Clique na unidade desejada para exibir as informações.

🔴Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega sem custo adicional para cada envio da J&T Express.

Em alguns casos de falha na entrega, o pacote fica na unidade de destino durante 7 dias corridos, aguardando que a pessoa remetente contate o Melhor Envio com informações que ajudem a finalizar a entrega.

Se as tentativas se esgotarem e a entrega não for bem sucedida, o pacote é devolvido para a unidade de origem e precisa ser retirado pelo remetente. 

Importante:

  • A J&T Express não realiza entregas em caixa postal. Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal;
  • A J&T Express não realiza entregas em Shopping Centers. Os pacotes com destino a esse tipo de centro comercial ficam armazenados na unidade de custódia, aguardando um endereço alternativo onde a entrega possa ser realizada. A transportadora reserva 7 dias corridos para que o remetente contate o nosso time de atendimento com as orientações para a conclusão do frete.

Acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a J&T Express? para conferir todas as tratativas relacionadas à entrega. 


🔴Acareação

Com a J&T Express, quando o destinatário afirma não ter recebido a carga e desconhecer o recebedor, é possível realizar um procedimento chamado de acareação.

Nele, a transportadora retorna ao endereço onde o pacote foi entregue e tenta identificar a pessoa que recebeu o volume.

Ao final do da acareação, a transportadora pode chegar a um dos três cenários abaixo:

  • Encontrar o recebedor indevido e coletar a carga, entregando para o destinatário correto.

  • Encontrar o recebedor e constatar que a carga foi entregue corretamente.

  • Não encontrar o recebedor e entender que houve extravio da carga.

Para abertura de acareação, a J&T Express determina prazo máximo de 30 dias corridos após a entrega ter sido concluída.

Para solicitar a acareação de um envio basta entrar em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos intermediar o processo entre o remetente e a J&T Express.

Importante: verifique com o destinatário se ele confirmou com familiares, vizinhos, porteiros ou funcionários terceirizados que o pacote realmente não foi entregue.

Há casos em que a acareação é solicitada, a transportadora retorna ao endereço e constata que o pacote está em posse de uma das figuras citadas acima. Por isso, a verificação por parte do destinatário é muito importante.


🔴Impossibilidades de Entrega

Se o seu envio receber os status de rastreamento Endereço incompleto ou Endereço incorreto, a transportadora reserva até 7 dias corridos para que o remetente contate o nosso time de atendimento, fornecendo mais informações sobre o local de entrega.

Se a J&T Express não receber informações complementares para entrega após este prazo, a carga retorna para a unidade onde foi postada (seja a unidade própria da J&T Express, seja a unidade do Ponto Parceiro Pegaki).

Não há devolução do valor pago no frete.


🔴Devolução

É possível solicitar a devolução de um envio da J&T Express em até 30 dias desde o último movimento registrado no rastreio.

Confirmada a devolução, você poderá utilizar o mesmo código de rastreamento para acompanhar o retorno da carga.

Importante: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

O prazo de devolução é estimado em 25 dias corridos, em média. Se o seu envio não for devolvido dentro deste prazo, crie um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.

Em casos pontuais, a transportadora pode precisar abrir exceção e realizar a devolução ao endereço de remetente. Porém, a regra é que os envios da J&T Express são devolvidos para a unidade de origem.

Os envios postados nas unidades próprias da J&T Express retornam à unidade de origem, e devem ser buscados pelo remetente dentro de 7 dias corridos

Já os envios postados no Ponto Parceiro - Pegaki são devolvidos para a unidade de origem, e precisam ser retirados pelo remetente no prazo de 7 dias corridos; o código PIN, recebido no endereço de e-mail cadastrado na etiqueta, deverá ser informado no ato da retirada.

 

Importante:

  • No caso de envios devolvidos à unidade de origem, se a encomenda não for retirada dentro do prazo de 7 dias corridos, ela é descartada;
  • É obrigatória a conferência da carga no ato da entrega/retirada. Essa regra se aplica a todos os casos de devolução: àquelas realizadas ao Ponto Parceiro - Pegaki, bem como às devoluções a uma unidade própria da J&T, e até mesmo às situações de exceção em que o pacote é devolvido ao endereço de remetente.
  • Se houver sinais de avaria ou violação na carga, informe à equipe da unidade de postagem e recuse a retirada da encomenda nesse momento. Da mesma forma, se a devolução ocorrer no endereço do remetente e for identificada a avaria ou violação, informe o entregador sobre a irregularidade e recuse a entrega. Em qualquer dos casos, você deverá reportar a situação ao nosso time de atendimento.

Você pode solicitar a devolução do seu envio desde que ele não esteja em rota final de entrega.

Para solicitar a devolução, acesse a aba "Envios Postados" e localize o envio que deseja suspender. O passo a passo completo está no artigo 📄Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? na nossa Central de Ajuda. 

Recebendo o seu pedido, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

💙O Melhor Envio está sempre trabalhando em melhorias para que você tenha a melhor experiência. Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉


🔴Avarias, violações e extravios

  • ❌ Avarias

Ocorrências de avaria são indenizadas pela J&T desde que a embalagem utilizada no envio seja adequada. Isso vale para envios gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

 

📦Avaria constatada pela transportadora antes da entrega

Ao identificar indício de avaria durante o transporte da carga, a unidade responsável sinaliza por meio de um status no rastreamento.

Nestes casos, a remessa tem o fluxo postal interrompido e não é entregue ao destinatário. Isso ocorre para que a J&T Express possa iniciar as verificações daquele pacote, e constatar o estado da carga.

Quando um envio estiver com status de “Avaria” ou “Indício de Avaria” no rastreamento, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

Nós iremos comunicar à transportadora e solicitar informações conclusivas sobre o ocorrido.

Importante: A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada, estando o produto em perfeito estado.

 

📦Avaria constatada pelo destinatário durante a entrega

A pessoa destinatária deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de avaria ao produto, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T Express ressalva de recusa por avaria.

As unidades da transportadora estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

É crucial que a pessoa remetente entre em contato com o nosso time de atendimento dentro de 7 dias corridos, para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

Com a recusa da entrega e o registro da ressalva, o pacote poderá ser analisado pela transportadora.

Importante: a J&T Express define o prazo de até 7 dias corridos para ser contatada pelo Melhor Envio, e assim iniciar esse tipo de tratativa. O prazo é contado a partir do registro de recusa da entrega no rastreamento.

 

📦Avaria constatada pelo destinatário após a entrega

Se o destinatário identificar a avaria somente após a conclusão da entrega, ele terá até 7 dias corridos após o recebimento da carga para solicitar a análise da ocorrência.

O recebedor deverá enviar a ressalva (caso tenha sido feita no ato da entrega), fotos da embalagem que mostrem a etiqueta de frete e fotos da mercadoria danificada para o remetente.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

⚠️Atenção: É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.

A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada, estando o produto em perfeito estado.

 

ℹ️Para mais informações sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela J&T Express? e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

  • Violações

📦Violação constatada pela transportadora antes da entrega

Ao identificar indício de violação durante o transporte da carga, a unidade responsável registra no rastreamento uma sinalização que interrompe o fluxo postal.

Nestes casos, a carga não é entregue ao destinatário, e a transportadora inicia a análise do material, visando confirmar se ocorreu um sinistro ou não.

É crucial que o remetente contate o nosso time de atendimento, para acompanhar a verificação e obter o parecer conclusivo da transportadora sobre a indenização do material, em caso de violação constatada.

 

📦Violação constatada pelo destinatário durante a entrega

A pessoa responsável pelo recebimento do pacote deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de violação, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T ressalva de recusa por violação.

As unidades da transportadora estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

Realizada essa etapa, a pessoa remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento dentro de 7 dias corridos, para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

Com a recusa da entrega e o registro da ressalva, o pacote poderá ser analisado pela transportadora.

Importante: a J&T Express define o prazo de até 7 dias corridos para ser contatada pelo Melhor Envio, e assim iniciar esse tipo de tratativa. O prazo é contado a partir do registro de recusa da entrega no rastreamento.

 

📦Violação constatada pelo destinatário após a entrega

Se o destinatário identificar a violação somente após a conclusão da entrega, ele terá até 7 dias corridos para solicitar a análise. O prazo é contado a partir do recebimento da carga.

O recebedor deverá enviar ao remetente a ressalva (caso tenha sido feita no ato da entrega), fotos da embalagem que mostrem a etiqueta de frete e evidenciem a violação, e fotos internas do pacote, mostrando da mercadoria conforme foi entregue.

Ainda dentro do prazo informado, o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

 

ℹ️Para mais informações sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela J&T Express? e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

  • Extravios

Os envios da J&T Express gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo contam com cobertura de seguro em casos de extravio.

Quando um envio estiver sem movimentações no rastreamento há mais de 5 dias corridos, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

Nessa situação, nós solicitaremos à J&T Express a abertura das buscas pela carga. 

⏳A transportadora delimita o prazo de até 30 dias para ser contatada e iniciar este procedimento.

No caso de envio sem emissão registrada no rastreamento, o prazo é contado a partir do último status no rastreio. Para envios postados, o prazo de até 30 dias é contado a partir da última movimentação no rastreamento.

O procedimento de buscas é realizado durante 2 dias úteis. Ao fim do prazo, se a carga não for localizada, a transportadora inicia uma arbitragem de extravio

Nessa segunda etapa, a J&T Express faz acompanhamento e tramitação do processo de extravio, no prazo de 7 dias úteis. Após isso, caso a indenização seja acatada pela J&T Express, a transportadora confirma ao Melhor Envio.

É crucial que a pessoa remetente aguarde a confirmação da indenização por parte do Melhor Envio, que é informada apenas via atendimento.

 

📦Pacote localizado

Se o envio for localizado durante as buscas ou no período de arbitragem de extravio, ele segue para entrega ao destinatário.

Importante: caso o destinatário desista de receber a encomenda, você precisará orientá-lo a recusar a entrega. Feita a recusa, a J&T Express deverá seguir com a devolução do seu envio à unidade de origem.

Ao identificar no rastreamento que a carga foi localizada, você poderá também solicitar a devolução por meio da nossa tela de ajuda, clicando no link abaixo:

➡️menv.io/SuporteDevolucaoTransportadorasPrivadas

 

📦Pacote não localizado

Se o envio não for localizado durante as buscas ou no período de arbitragem de extravio, o sinistro é confirmado pela transportadora ao Melhor Envio.

É importante que o remetente mantenha contato com o nosso time de atendimento e aguarde a confirmação do sinistro e da indenização; tais informações são passadas apenas via atendimento.

Importante: a J&T Express define o prazo de até 30 dias corridos para ser contatada pelo Melhor Envio, e assim iniciar esse tipo de tratativa. O prazo é contado a partir do registro de sinistro no rastreamento.

 

ℹ️Para mais informações sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela J&T Express? e 📃Indenização de roubos e extravios.


🔴Troca de carga

Há casos atípicos em que o remetente envia o material solicitado pelo destinatário, porém este recebe outro item, algo diferente do que foi combinado.

É possível tratar-se de uma troca de carga, que pode ocorrer tanto em envios gerados com nota fiscal, quanto em envios realizados com declaração de conteúdo.

A ocorrência não é considerada um sinistro, e não é passível de indenização. No entanto, a J&T Express realiza análises, a fim de identificar como se deu essa troca e solucioná-la junto ao Melhor Envio.

Para averiguar a ocorrência, a transportadora precisa ter conhecimento da situação em até 7 dias corridos após a entrega.

Nesse caso, o remetente deverá reportar a situação ao nosso time de atendimento dentro do prazo informado neste artigo, com o máximo possível de informações.

O Melhor Envio irá intermediar a tratativa, em contato com a J&T Express.


🔴Indenizações

Os valores máximos de indenização com a J&T Express são:

  • R$ 10.000,00 para os envios via nota fiscal.

  • R$ 1.000,00 para os envios via declaração de conteúdo.


🔴Mais informações

Confira mais detalhes sobre os serviços da transportadora acessando a matéria 📃J&T Express: como enviar e calcular frete na transportadora pelo Melhor Envio do nosso blog. 


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