Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio?

Melhor Envio
Melhor Envio
  • Atualizado

A J&T Express é uma transportadora multinacional parceira do Melhor Envio e com cobertura de postagem e entrega em todo o território nacional


🔴Documentos exigidos

Você pode optar entre os seguintes documentos fiscais para gerar os seus envios com a transportadora:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

  • Declaração de conteúdo

Confira mais informações sobre estes documentos acessando o artigo 📃Quais são os documentos fiscais que podem acompanhar os meus envios?

🚩Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, já que representam a venda realizada.

Isso significa que, ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Ao gerar um envio com nota fiscal utilizando os seus dados de pessoa jurídica nos campos de remetente da etiqueta, o preenchimento da Inscrição Estadual será obrigatório

Sendo assim, a NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica) não é aceita pela J&T Express devido à exigência da Inscrição Estadual.


🔴Cargas

➡️Clique aqui para consultar as cargas que são aceitas ou não para o transporte pela J&T Express.


🔴Valor segurado

O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da J&T Express.

O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Lembre-se de revisar essas informações para garantir que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

🚩Importante:

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.
  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.


🔴Embalagem

É crucial atentar para as diretrizes que a transportadora adota quanto ao acondicionamento dos envios.

 

📦Dimensões da carga

As dimensões dos pacotes que podem ser enviados pela J&T Express e postados no Ponto Parceiro - Pegaki são:

  • Medidas máximas: 100 cm em cada lado (Altura x Largura x Comprimento). A soma dos lados não pode ultrapassar 200 cm.

  • Peso máximo: 30 kg.

🚩Importante:

  • A J&T Express não aceita envios com múltiplos volumes. São aceitos apenas envios de volume único.

  • Utilize embalagens de papelão quadradas ou retangulares para embalar os seus envios. A J&T Express recusa a postagem de encomendas com embalagem disforme .

 

📦Identificação de cargas frágeis

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

 

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

 

 

➡️Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.


🔴Modalidade

A modalidade de frete da J&T Express disponível no Melhor Envio é a Standard.


🔴Postagem

Ao gerar um envio da J&T Express na calculadora de fretes, você deve selecionar a unidade do Ponto Parceiro - Pegaki onde irá postar o pacote.

Confira as regras de utilização deste serviço acessando o artigo 📄Conheça o Ponto Parceiro - Pegaki.

Para verificar as unidades mais próximas a você:

  1. Acesse a página de unidades no site dos Pontos Parceiros.

  2. No campo “Insira sua localização”, informe o seu CEP ou endereço.

  3. No campo “Todas as companhias”, clique em “Drop” para exibir as unidades mais próximas:Semttulo-2024-11-27T101918.115-ezgif.com-video-to-gif-converter.gif

  4. Clique na unidade desejada para exibir as informações.

    Semttulo-2024-11-27T102715.601-ezgif.com-video-to-gif-converter.gif

Após gerar o seu envio na plataforma, imprima a sua etiqueta de frete e leve o pacote para postagem na unidade selecionada.

🚩Importante: lembre-se de anexar a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto à embalagem. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

A movimentação do pacote poderá ser acompanhada por meio do Melhor Rastreio.

Caso identifique no rastreamento que o seu envio foi coletado pela transportadora, mas ainda não teve a emissão concluída, abra um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.

🚩Importante: a J&T Express define um prazo de até 30 dias corridos para ser contatada pelo Melhor Envio, e assim iniciar esse tipo de tratativa. O prazo inicia na data em que o pacote é deixado no ponto de postagem escolhido.

Essa situação é atípica, e precisa ser tratada com urgência pela transportadora. Se essa janela de tempo for excedida, a parceira não se propõe a realizar verificações.


🔴Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega sem custo adicional para cada envio da J&T Express.

Se as tentativas se esgotarem e a entrega não for bem sucedida, o pacote é devolvido para a unidade do Ponto Parceiro - Pegaki de origem e precisa ser retirado pelo remetente.

🚩Importante: a J&T Express não realiza entregas em caixa postal. Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.

Acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a J&T Express? para conferir todas as tratativas relacionadas à entrega. 

 


🔴Acareação

Com a J&T Express, quando o destinatário afirma não ter recebido a carga e desconhecer o recebedor, é possível realizar um procedimento chamado de acareação.

Nele, a transportadora retorna ao endereço onde o pacote foi entregue e tenta identificar a pessoa que recebeu o volume.

Ao final do da acareação, a transportadora pode chegar a um dos três cenários abaixo:

  • Encontrar o recebedor indevido e coletar a carga, entregando para o destinatário correto.

  • Encontrar o recebedor e constatar que a carga foi entregue corretamente.

  • Não encontrar o recebedor e entender que houve extravio da carga.

A J&T Express determina prazo de no máximo 10 dias corridos para abertura de acareação após a entrega ter sido concluída.

Para solicitar a acareação de um envio basta entrar em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos intermediar o processo entre o remetente e a J&T Express.

🚩Importante: verifique com o destinatário se ele confirmou com familiares, vizinhos, porteiros ou funcionários terceirizados que o pacote realmente não foi entregue.

Há casos em que a acareação é solicitada, a transportadora retorna ao endereço e constata que o pacote está em posse de uma das figuras citadas acima. Por isso, a verificação por parte do destinatário é muito importante.


🔴Impossibilidades de Entrega

Se o seu envio receber os status de rastreamento “Endereço incompleto” ou “Endereço incorreto”, você terá até 7 dias corridos para fornecer mais informações sobre o local de entrega.

Se a J&T Express não receber informações complementares para entrega após este prazo, a carga retorna para a unidade do Ponto Parceiro - Pegaki de origem e precisa ser retirada pelo remetente. Não há devolução do valor pago no frete.


🔴Devolução

Você pode solicitar a devolução do seu envio desde que ele não esteja em rota final de entrega.

Em casos pontuais, a transportadora pode precisar abrir exceção e realizar a devolução ao endereço de remetente. Porém, a regra é que os envios da J&T Express sejam devolvidos para a unidade do Ponto Parceiro - Pegaki de origem para serem retirados pelo remetente.

Dentro de 7 dias corridos, o remetente deve comparecer à unidade e informar o código PIN (que chega no endereço de e-mail cadastrado na etiqueta).

🚩Importante:

  • Se a encomenda não for retirada dentro do prazo de 7 dias corridos, ela é descartada.

  • É obrigatória a conferência da carga no ato da retirada, tanto em caso de devolução no Ponto Parceiro - Pegaki, quanto em caso de devolução ao endereço de remetente.

  • Se houver sinais de avaria ou violação na carga, informe a equipe da unidade do Ponto Parceiro - Pegaki e recuse a retirada da encomenda nesse momento. Se a devolução ocorrer no endereço do remetente e for identificada a avaria ou violação, informe o entregador sobre a irregularidade e recuse a entrega. Em ambos os casos, você deverá reportar a situação ao nosso time de atendimento, por meio de um ticket de suporte.

Você poderá utilizar o mesmo código de rastreamento para acompanhar o retorno da carga.

O prazo de devolução é estimado em 25 dias corridos, em média. Se o seu envio não for devolvido dentro deste prazo, crie um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.

Para solicitar a devolução, acesse a aba "Envios Postados" e localize o envio que deseja suspender. O passo a passo completo está no artigo 📄Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? na nossa Central de Ajuda. 

Recebendo o seu pedido, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Importante: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉


🔴Avarias, violações e extravios

  • Avarias

Ocorrências de avaria são indenizadas pela J&T desde que a embalagem utilizada no envio seja adequada.

Isso vale para envios gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

 

📦Avaria constatada pela transportadora antes da entrega

Ao identificar indício de avaria durante o transporte da carga, a unidade responsável sinaliza por meio de um status no rastreamento.

Nestes casos, a remessa tem o fluxo postal interrompido e não é entregue ao destinatário. Isso ocorre para que a J&T Express possa iniciar as verificações daquele pacote, e constatar o estado da carga.

Quando um envio estiver com status de “Avaria” ou “Indício de Avaria” no rastreamento, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

Nós iremos comunicar à transportadora e solicitar informações conclusivas sobre o ocorrido.

🚩Importante: A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada, estando o produto em perfeito estado.

 

📦Avaria constatada pelo destinatário durante a entrega

O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de avaria ao produto, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T Express ressalva de recusa por avaria.

Com isso, o pacote é analisado pela transportadora.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

As unidades da transportadora estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

 

📦Avaria constatada pelo destinatário após a entrega

Se o destinatário identificar a avaria somente após a conclusão da entrega, ele terá até 7 dias corridos após o recebimento da carga para solicitar a análise da ocorrência.

O recebedor deverá enviar a ressalva (caso tenha sido feita no ato da entrega), fotos da embalagem que mostrem a etiqueta de frete e fotos da mercadoria danificada para o remetente.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

🚩Importante: É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.

A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada mas o produto se encontra em perfeito estado.

  • Violações

📦Violação constatada pela transportadora antes da entrega

Ao identificar indício de violação durante o transporte da carga, a unidade responsável registra no rastreamento uma sinalização que interrompe o fluxo postal.

Nestes casos, a carga não é entregue ao destinatário, e a transportadora inicia a análise do material, visando confirmar se ocorreu um sinistro ou não.

É crucial que o remetente contate o nosso time de atendimento, para acompanhar a verificação e obter o parecer conclusivo da transportadora sobre a indenização do material, em caso de violação constatada.

 

📦Violação constatada pelo destinatário durante a entrega

O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de violação, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T ressalva de recusa por violação.

Com isso, o pacote é analisado pela transportadora.

🚩Importante: a J&T Express não aceita contestações de violação após a conclusão da entrega.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

As unidades da transportadora estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

Para mais informações sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela J&T Express? e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

 

  • Extravios

Os envios da J&T Express gerado com nota fiscal ou declaração de conteúdo contam com cobertura de seguro em casos de extravio.

Quando um envio estiver sem movimentações de rastreamento há mais de 5 dias corridos, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

Nessa situação, nós solicitamos a abertura das buscas pela carga à J&T Express.

⏳A transportadora delimita o prazo de 2 dias úteis para realizar este procedimento.

Ao fim do prazo, se a carga não for localizada, a transportadora inicia uma arbitragem de extravio. Nessa segunda etapa, a J&T Express faz acompanhamento e tramitação do processo de extravio, no prazo de 7 dias úteis.

 

📦Pacote localizado

Se o envio for localizado durante as buscas ou no período de arbitragem de extravio, ele segue para entrega ao destinatário.

🚩Importante: caso o destinatário desista de receber a encomenda, você precisará orientá-lo a recusar a entrega. Feita a recusa, a J&T Express deverá seguir com a devolução do seu envio à unidade do Ponto Parceiro - Pegaki de origem.

Ao identificar no rastreamento que a carga foi localizada, você poderá também solicitar a devolução por meio da nossa tela de ajuda, clicando no link abaixo:

➡️menv.io/SuporteDevolucaoTransportadorasPrivadas

 

📦Pacote não localizado

Se o envio não for localizado durante as buscas ou no período de arbitragem de extravio, o sinistro é confirmado pela transportadora ao Melhor Envio, dando início ao processo indenizatório.

É importante que o remetente mantenha contato com o nosso time de atendimento e aguarde a confirmação do sinistro e da indenização.


🔴Troca de carga

Há casos atípicos em que o remetente envia o material solicitado pelo destinatário, porém este recebe outro item, algo diferente do que foi combinado.

É possível tratar-se de uma troca de carga, que pode ocorrer tanto em envios gerados com nota fiscal, quanto em envios realizados com declaração de conteúdo.

A ocorrência não é considerada um sinistro, e não é passível de indenização. No entanto, a J&T Express realiza análises, a fim de identificar como se deu essa troca e solucioná-la junto ao Melhor Envio.

Para averiguar a ocorrência, a transportadora precisa ter conhecimento da situação em até 7 dias corridos após a entrega.

Nesse caso, o remetente deverá reportar a situação ao nosso time de atendimento dentro do prazo informado neste artigo, com o máximo possível de informações.

O Melhor Envio irá intermediar a tratativa, em contato com a J&T Express.


🔴Indenizações

Os valores máximos de indenização com a J&T Express são:

  • R$ 10.000,00 para os envios via nota fiscal.

  • R$ 1.000,00 para os envios via declaração de conteúdo.


🔴Mais informações

Confira mais detalhes sobre os serviços da transportadora acessando a matéria 📃J&T Express: como enviar e calcular frete na transportadora pelo Melhor Envio do nosso blog. 


👉Ainda não fez seu cadastro? Clique aqui e junte-se a nós. É gratuito!👈