Você pode contestar a conferência de medidas realizada pela transportadora.
Sempre que você deixa seu pacote no balcão da transportadora (ou que o envio é coletado na sua casa) ele possui todas as informações conferidas e uma medição é feita.
Após essa medição e conferência ser feita nós somos notificados pela transportadora sobre o CEP de origem e destino, o status da postagem, e as métricas do seu volume. Esse procedimento é chamado de conferência de envio.
Caso a conferência acuse alguma diferença de valor, ela é repassada a você pois nós seremos igualmente cobrados por esta diferença pela transportadora.
Se um erro for efetivamente constatado e as métricas forem corrigidas pela transportadora, faremos o estorno em sua carteira do Melhor Envio ou, se a pendência ainda não estiver paga, removeremos de sua conta.
Para realizar a contestação de medidas você deve seguir alguns procedimentos. Cada um deles irá variar de acordo com a transportadora e estão explicados ao longo deste artigo.
📏Pontos importantes sobre a conferência de medidas
👉Verifique se as medidas que você informou estavam corretas.
O valor que você cota e paga inicialmente no envio leva em conta trecho e métricas informados por você em nossa calculadora.
Este preço pode sofrer alteração se as dimensões ou peso aferidos pela transportadora forem diferentes dos que você informou na calculadora e interferirem na precificação do frete.
Essa variação pode ser para mais ou para menos.
👉Confira as medidas aferidas pela transportadora no ato da postagem da carga.
As métricas são registradas pela transportadora no ato da postagem e constam no comprovante (ou na DACTE - Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) que você recebe da transportadora.
Essas medidas devem ser conferidas por você e contestadas, no ato da postagem, caso você perceba algum erro em algumas das informações.
Esse é o procedimento ideal.
📏Contestação de medidas com a Azul Cargo Express
Azul Cargo Express não possui procedimento de contestação de medidas para ocorrências que não sejam notadas no ato do despacho.
A transportadora só realize correções no momento da postagem. Por este motivo é vital observar na DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) impressa pelo balconista quais foram as dimensões e peso aferidas pela conferência de medidas.
Caso você observe na DACTE que houve erro de medição, informe imediatamente o atendente da Azul Cargo Express para que ele possa cancelar a etiqueta de frete e gerar um novo envio com as dimensões corretas.
📏Contestação de medidas com a Buslog
A Buslog apenas realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue.
Ao identificar erros nas medidas ou peso de algum envio, entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos solicitar a contestação de medidas do seu envio à transportadora.
🚩A instrução acima também é válida para os envios deixados nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki.
📏Contestação de medidas com os Correios
A contestação de medidas com os Correios deve ser realizada com a ajuda do time de atendimento do Melhor Envio.
👉Envios postados em agências dos Correios
Se o remetente discordar das dimensões/peso registrados pela agência no ato da postagem, ele poderá solicitar a correção das informações no mesmo momento.
Caso o erro seja identificado somente após a postagem, o remetente deve retornar à agência de postagem para contestar as dimensões:
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Se a contestação for realizada no dia da postagem ou no dia útil seguinte, não é necessário aguardar a atualização do envio para "Entregue" antes da visita à agência;
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Se a contestação for realizada após o prazo de 1 dia útil a contar da postagem, o remetente deve aguardar a atualização do envio para "Entregue" antes de visitar a agência. 🚩O ideal é que a contestação seja realizada o mais breve possível. O prazo máximo é de 60 dias corridos contados a partir da data de postagem;
Após a conclusão do ajuste das dimensões/peso, o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para encaminhar o código de GNC (Gerenciador de Não Conformidade) e as dimensões corrigidas do pacote que foram fornecidos durante o atendimento na agência.
👉Envios postados em unidades do Melhor Ponto + Pegaki
Entre em contato diretamente com o nosso time de atendimento para solicitar a contestação de medidas se o seu envio foi postado em uma das unidades do Melhor Ponto + Pegaki.
Nós iremos solicitar a contestação de medidas do seu envio à transportadora.
⚠️Uso de envelopes de segurança nos envios dos Correios:
Os Correios aceitam a postagem de envios embalados com envelopes de segurança.
Os envios com esse tipo de embalagem que são postados diretamente nas agências dos Correios são medidos e pesados manualmente. Sendo assim, as chances de haver erros no registro das dimensões são menores.
Já os envios embalados com envelopes de segurança deixados nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki são medidos e pesados por máquinas.
Por serem de plástico, os envelopes de segurança podem não ser medidos corretamente pelas máquinas. Isso pode resultar na cobrança de débitos após a conferência do envio.
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Se precisar utilizar os envelopes de segurança, recomendamos que faça a postagem do seu envio em uma agência dos Correios.
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Se você for utilizar o Melhor Ponto + Pegaki, opte pelas embalagens regulares de papelão para embalar os seus envios
👉Contestações fora do prazo
Caso o remetente perca o prazo de 60 dias corridos a contar da postagem, ele deverá entrar em contato diretamente com o nosso time de atendimento.
Nesse contato será necessário o envio de fotos da caixa mostrando as medidas desta, assim nós conseguiremos analisar o caso e contatar a transportadora se for necessário.
Também é importante mencionar que os Correios reciclam os códigos de rastreio depois de um tempo para utilizar em outros envios, logo, não será possível contestar medidas de envios antigos.
Por esse motivo, sugerimos que a contestação de medidas seja feita o mais rápido possível.
📏Contestação de medidas com a Jadlog
As tratativas de contestação de medidas com a Jadlog são diferentes entre os envios postados em unidades da própria transportadora e aqueles postados em unidades do Melhor Ponto + Pegaki e nos estabelecimentos parceiros.
👉Envios postados em unidades da Jadlog
Se a postagem do seu envio ocorreu em uma unidade da Jadlog, você deverá retornar até o local, explicar a sua situação e solicitar o preenchimento e assinatura (com carimbo e data) do documento de ajuste de medidas da Jadlog.
Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento enviando uma foto do documento de ajuste preenchido pela unidade de postagem. Nós realizaremos a correção do valor na plataforma.
Não há um prazo determinado pela Jadlog para que a contestação de medidas seja feita. Contudo, você dependerá da memória do atendente da agência para que a correção seja feita.
Por isso sugerimos que a contestação de medidas seja feita o mais rápido possível.
👉Envios postados em unidades do Melhor Ponto + Pegaki
Se você postou o seu envio em uma unidade do Melhor Ponto + Pegaki e deseja contestar as medidas, entre em contato com o nosso time.
Nós iremos solicitar a contestação de medidas do seu envio à transportadora.
Não há um prazo determinado pela Jadlog para que a contestação de medidas seja feita. Contudo, recomendamos que a solicitação seja feita o mais rápido possível.
👉Envios postados nos estabelecimentos parceiros
Se você postou o seu envio em uma unidade dos estabelecimentos parceiros, e deseja contestar as medidas, contate o nosso time de atendimento abrindo um ticket de suporte.
Nós iremos solicitar que à Jadlog a contestação de medidas do seu envio.
Não há um prazo determinado pela transportadora para que a contestação de medidas seja feita. Contudo, recomendamos que a solicitação seja feita o mais rápido possível.
📏Contestação de medidas com a J&T Express
A J&T Express não aceita contestações de medidas.
Mas não se preocupe, isso ocorre porque a conferência de medidas dos pacotes no ato da postagem é realizada de forma automatizada. Sendo assim, não devem haver erros no registro das dimensões.
🚩Atenção: cadastre as dimensões e peso dos seus envios corretamente durante a geração das etiquetas de frete com a J&T Express.
📏Contestação de medidas com a LATAM Cargo
A LATAM Cargo só realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue e enquanto houver tempo hábil para que uma nova medição seja feita dentro da transportadora.
Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento informando quais seriam as dimensões e peso que você compreende serem as corretas.
Nós entraremos em contato com a LATAM Cargo e uma nova medição de dimensões e peso será feita pela unidade que estiver em posse da carga no momento da contestação.
Esse pedido precisa ser feito o mais rápido possível, pois estamos falando de um envio que está sendo transportado por meio aéreo.
Ou seja, a carga passará mais tempo no compartimento de carga de uma aeronave do que em solo, dentro de uma unidade da LATAM Cargo.
Se não houver tempo hábil para que a remessa seja medida novamente não será possível aferir as medidas uma segunda vez e a contestação não poderá ser concluída.
📏Contestação de medidas com a Loggi
Os envios da Loggi são medidos e pesados de forma automatizada. Por via de regra, não devem haver erros no registro das dimensões.
🚩Importante: cadastre as dimensões e peso dos seus envios corretamente durante a geração das suas etiquetas de frete com a Loggi.
Se você acredita que as dimensões do seu envio não foram registradas corretamente, entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos reportar a situação para a transportadora.
Se a Loggi informar que houve um erro no registro das informações do pacote, nós iremos te ajudar na contestação das medidas.
📏Mais informações
Para detalhes sobre como a conferência de medidas, acesse o artigo📃Como funciona a conferência métrica?