O Melhor Envio aceita os seguintes métodos de pagamento:
- Saldo virtual na Melhor Carteira
- PIX
- Cartão de crédito
- Boleto bancário
💵Como funciona o pagamento?
Todos os seus pagamentos acontecem dentro da plataforma do Melhor Envio, na etapa de checkout transparente:
-
Clique no método de pagamento desejado e depois em “Pagar agora”
-
Revise as informações da compra, clique em “Continuar” e realize as etapas necessárias para finalizar o pagamento
💵Qual o prazo de liberação do envio em cada método?
Utilizando o saldo da sua Melhor Carteira, o seu pagamento é aprovado imediatamente e as etiquetas são liberadas.
Os demais métodos de pagamento (PIX, cartão de crédito e boleto bancário) são intermediados pela Vindi. Seus prazos de processamento variam de acordo com o método escolhido:
👉PIX
A aprovação do pagamento ocorre dentro de alguns instantes.
👉Cartão de crédito:
O prazo de processamento é de 48 horas úteis. Contudo, é comum que a aprovação ocorra imediatamente após o pagamento, ou em poucos minutos.
👉Boleto Bancário
A aprovação do pagamento pode apresentar prazo de processamento de até 48 horas úteis.
💵Como funciona a análise do meu pagamento?
A análise do seu pagamento acontecerá dentro do prazo definido para o método escolhido.
Se o seu pagamento for uma inserção de saldo em sua Melhor Carteira, será criada uma transação de “Inserção de crédito”.
Se o pagamento for de uma etiqueta através do checkout transparente, haverá uma transação de “Pagamento de envios” além do status já mencionado acima.
Enquanto seu pagamento estiver em análise, a transação em sua Melhor Carteira contará com o status "Aguardando análise".
Se o seu pagamento for aprovado durante a análise, a transação será atualizada com o status “Autorizada”.
Já se o seu pagamento for reprovado, a transação será atualizada com o status “Não autorizada”.
Além disso, existe a possibilidade de você encontrar o status "Cancelada" em sua Melhor Carteira.
Ele é atribuído à transação "Pagamento de envios" sempre que você cancela a etiqueta enquanto o pagamento ainda está em análise através das abas “Meus Envios → Aguardando Pagamento”.
Esse cancelamento não afeta o pagamento que foi iniciado porque você cancela somente a etiqueta.
Se você pagou pelo frete e cancelou ele em seguida, não haverá uma etiqueta a ser disponibilizada quando o pagamento for aprovado. Nesse cenário, o valor pago é estornado na forma saldo em sua Melhor Carteira.
💵Posso combinar diferentes métodos de pagamento para pagar as minhas etiquetas?
Sim.
Porém, isso só é possível se você for realizar o pagamento utilizando o seu saldo da Melhor Carteira e este saldo não for suficiente para o pagamento integral.
🔍Por exemplo:
Imagine que você adicionou 1 etiqueta de frete no seu carrinho de compras que custa R$ 35,00.
Você deseja pagar essa etiqueta utilizando os créditos da sua Melhor Carteira, mas tem somente R$ 20,00 de saldo no momento.
Nessa situação, você poderia utilizar os R$ 20,00 disponíveis na sua Melhor Carteira como pagamento parcial e completar os R$ 15,00 faltantes com outro método de pagamento disponível.
O passo a passo para realizar a combinação de pagamentos é o seguinte:
-
Após adicionar a etiqueta ao seu carrinho de compras, clique em “Finalizar pagamento” para acessar o checkout transparente
-
Confira que, neste exemplo, o valor total da etiqueta é de R$ 43,61. Já o saldo disponível na Melhor Carteira é de R$ 24,66
-
Ao ativar a opção do saldo da Melhor Carteira, o valor do saldo disponível é abatido do valor total das etiquetas
-
Agora é só selecionar o outro método de pagamento desejado para pagar o valor restante
🚩Importante:
-
Não é possível combinar 2 métodos de pagamento que não incluem o saldo da Melhor Carteira. Só é possível combinar o saldo da Melhor Carteira com outro método de pagamento disponível. Você não pode pagar parte do valor com cartão de crédito e a outra parte com o Pix, por exemplo.
-
Se preferir, você pode inserir créditos na sua Melhor Carteira utilizando métodos de pagamento diferentes antes de realizar o pagamento das etiquetas. Assim, você terá saldo suficiente na Melhor Carteira e não precisará combinar diferentes métodos de pagamento no checkout transparente.
💵Mais informações
Para mais detalhes sobre os pagamentos e a consulta dos seus envios, acesse os artigos 📃Qual o prazo para liberação das etiquetas após o pagamento? e 📃Como funciona a aba "Meus Envios"?