Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?

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A Azul Cargo Express conta com a agilidade do transporte aéreo para realizar suas entregas.

Confira a seguir os detalhes sobre as entregas e devoluções com a transportadora. 


🔷Como é a entrega pela Azul Cargo Express?

A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.

Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias corridos.

Se a retirada da carga não ocorrer, ela será devolvida ao remetente.

👉A entrega foi feita, mas meu cliente diz não ter recebido

Quando um envio consta como entregue, mas o destinatário afirma não ter recebido o pacote, o nosso time pode solicitar a acareação à Azul Cargo Express.

Neste procedimento, a transportadora retorna ao endereço onde a encomenda foi entregue e tenta identificar a pessoa que recebeu o pacote.

O prazo para solicitar a acareação é de 30 dias corridos, contados a partir da data da entrega.

Se o destinatário do seu envio não está reconhecendo a entrega, abra um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para solicitar a acareação.

3 resultados possíveis para a acareação. A transportadora pode:

  1. Encontrar o recebedor indevido e coletar a carga, entregando para o destinatário correto

  2. Encontrar o recebedor e constatar que a carga foi entregue corretamente

  3. Não encontrar o recebedor e entender que houve extravio da carga, abrindo o processo indenizatório

🚩Atenção: antes de solicitar a acareação, confirme com o destinatário se foi feita a verificação da entrega com familiares, vizinhos, porteiros ou funcionários terceirizados. É importante garantir que a carga não foi recebida por terceiros para evitar que a transportadora compareça ao endereço de entrega sem necessidade.

Você deve aguardar a finalização da acareação para reembolsar o destinatário ou refazer o envio.

O Melhor Envio e a transportadora não se responsabilizam por reembolsos realizados antes da conclusão do procedimento.


🔷A Azul Cargo Express realizada entregas em caixa postal?

Não, ela não realiza entregas em caixa postal.

​Essa restrição é determinada pelos Correios.

O serviço de caixa postal é exclusivo dos Correios. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.


🔷Como é a devolução pela Azul Cargo Express?

Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Azul Cargo Express desde que ele não esteja em rota final de entrega.

Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.

Após confirmar a devolução, a transportadora irá fornecer um novo código de rastreamento que você poderá utilizar para acompanhar o seu envio.

Para solicitar a devolução:

  1. Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio.

  2. Clique em “Meus envios” na barra lateral esquerda.

  3. Clique na aba "Envios Postados"

  4. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone de seta (Detalhes do envio) para expandir as informações do frete.

  5. Clique no botão “Ações do envio”.

  6. Clique em “Suspender entrega”.

  7. Você irá acessar o formulário de devolução na nossa tela de ajuda.

  8. Preencha o seu e-mail de cadastro.

  9. Preencha o código do envio.

  10. Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto).

  11. Clique em “Enviar”.

Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉

📌 Importante:

Algumas unidades não realizam a devolução no endereço do remetente e trabalham apenas com o sistema de retirada dos pacotes no balcão da transportadora.

Somente nestes casos, a transportadora registra o status "Retira" no rastreamento do envio e o remetente deve comparecer até a unidade de postagem para retirar o pacote em até 10 dias úteis.

Após este prazo, a Azul Cargo Express irá considerar abandono de carga, o que impossibilita a recuperação do pacote e o pagamento de indenizações.


🔷Mais detalhes

Para saber mais a respeito da transportadora acesse o artigo 📃Como usar a Azul Cargo Express pelo Melhor Envio