Integrando o seu sistema de gestão Bling ao Melhor Envio, todas as suas vendas são sincronizadas automaticamente para a nossa plataforma. A geração das suas etiquetas de frete fica muito mais prática!
Com a integração nativa desenvolvida pelo ERP, você tem liberdade de ativar as funções que mais fazem sentido para o seu negócio: optar pelos serviços de frete que deseja ofertar aos seus clientes, customizar preferências nas notificações de rastreamento, identificar as etiquetas com o número do pedido na loja, e outras definições que otimizam suas vendas.
❓Como faço para integrar o Bling ao Melhor Envio?
Para começar a usufruir das funcionalidades do Bling em conjunto com as da nossa plataforma, será necessário autenticar a sua integração:
- Na área logada do Bling, clique no ícone da Central de Extensões
no menu superior. A seguir, clique em "Minhas instalações".
- Na área de busca, digite "Envios por Melhor Envio".
- Clique em "Conectar agora" para iniciar a configuração.
❗Importante: caso você ainda não tenha cadastro no Melhor Envio, veja como criar a sua conta de forma prática e rápida diretamente a partir do Bling!
🔗Conectar conta - já tenho cadastro no Melhor Envio
Na tela de ativação, clique em "Conectar outra conta Melhor Envio" se você já tem cadastro na nossa plataforma. Após isso, clique em "Avançar".
O Bling irá direcionar você ao Melhor Envio, onde você poderá realizar o login com os seus dados de cadastro na nossa plataforma.
🔗Conectar conta - realizar cadastro no Melhor Envio
Se você ainda não possui um cadastro na nossa plataforma, selecione o campo "Criar nova conta Melhor Envio", na etapa de ativação de conta.
Após isso, clique em "Enviar e-mail novamente", para realizar a verificação do seu e-mail. As informações para prosseguir com a configuração da conta serão enviadas à sua caixa de entrada do e-mail.
É necessário que você acesse e realize a verificação conforme as instruções fornecidas.
Concluída a verificação do seu e-mail, selecione o campo "Conta ativada" e clique no botão "Avançar", localizado no canto inferior direito da tela.
✅Autorização do aplicativo Bling
Nessa etapa, preencha apenas o campo "Nome da logística". Você pode criar um nome para identificar a integração. Exemplo: Melhor Envio.
Feito isso, clique no botão "Avançar", localizado no canto inferior direito da tela.
⚠️Atenção: o campo "Token de autenticação" será preenchido automaticamente assim que você clicar em "Avançar".
O Bling irá direcionar você ao Melhor Envio, para fazer a autorização do aplicativo.
Realize o login na sua conta Melhor Envio, caso ainda não tenha feito; assim que estiver com login ativo, você chegará à tela de permissões e autorizações do aplicativo Bling.
Clicando no botão azul "Autorizar", você dará permissão para as solicitações do aplicativo, e poderá seguir para o preenchimento do formulário.
Os campos a ser preenchidos aparecerão na mesma tela. Confira o passo a passo:
- Preencha o CNPJ e a Inscrição Estadual (IE).
- Customize prazo e valores adicionais ao frete, se desejar.
- Ative os serviços de entrega que pretende utilizar.
- Preencha as dimensões do seu pacote padrão.
- Informe sua preferência quanto ao seguro dos seus envios:
› Sempre: todos os seus envios serão segurados conforme o valor dos seus pedidos.
› Só quando necessário: somente os seus envios com transportadoras privadas serão segurados. - Os serviços adicionais dos Correios (Mão Própria e Aviso de Recebimento) estarão disponíveis apenas no momento da cotação, dentro do Bling.
- Caso ative a transportadora Jadlog, será necessário selecionar a sua agência de postagem.
Finalizada essa etapa, o Bling redirecionará você, e o token de autenticação será preenchido.
Para seguir com a configuração, clique no botão "Avançar".
⚙️Configurações
Acompanhe o passo a passo:
-
Campo "Modelo de Etiqueta" → selecionando o modelo "Padrão Logística", você gera etiquetas mais adequadas às diretrizes de postagem das transportadoras.
-
Campo "Enviar remessas de postagem automaticamente ao autorizar a NF" → ativando essa opção, o sistema criará uma remessa de postagem com os objetos da NF, sempre que autorizar uma nota fiscal. A remessa de postagem será enviada à sua integração.
⚠️Atenção: essa opção não atende objetos que já estiverem em remessas enviadas.
-
Enviar o número do pedido na loja → ativando essa opção, o número do pedido na sua loja constará no topo da etiqueta de frete dentro do Melhor Envio, facilitando a identificação.
-
Tipo de Cotação de Frete → selecionando "Produto", você poderá gerar a cotação de frete por produto, ao importar pedidos de lojas virtuais e API, ou gerar pedidos de venda e notas fiscais.
❗Importante: a cotação por produto gera os volumes (pacotes que serão postados) automaticamente, com base nas medidas dos produtos.
⚠️Atenção: para o sistema realizar a cotação é necessário ter caixas cadastradas no painel do Melhor Envio e dimensões dos produtos preenchidas no Bling
🚚Rastreamento
Confira a seguir os detalhes de cada opção ofertada por esta integração, visando a qualidade do acompanhamento dos seus pacotes.
-
Campo "Personalizar a URL de Rastreamento" → por padrão, o link do rastreio será enviado para o e-mail da pessoa destinatária (conforme cadastrado nos dados do envio), contendo o código de rastreio do pedido. Mas ativando essa opção, você poderá utilizar outras variáveis para customizar este link: pode ser o número do pedido, o código da remessa ou algum outro dado (dependendo da necessidade da logística utilizada).
-
Campo "Enviar e-mail ao destinatário ao atualizar a situação de rastreamento" → ao ativar a opção, seu cliente receberá um e-mail automático sempre que a movimentação do pedido for atualizada. Você pode selecionar as situações de rastreamento que deseja notificar seus clientes.
- Você pode configurar uma mensagem de rastreamento. Este recado será enviado quando o código de rastreio for informado por e-mail ao seu cliente.
- Você poderá também configurar uma mensagem que será utilizada para enviar o acompanhamento do pedido, ou seja, envia as informações da situação atual da carga na integração logística.
📦Serviços de entrega
⚠️Atenção: os serviços de frete disponíveis no Bling refletem as configurações feitas no seu painel de controle do Melhor Envio.
Caso você modifique algum serviço dessa área na nossa plataforma, essa alteração se estenderá ao Bling. E o mesmo ocorre em qualquer ativação/desativação de serviço feita no Bling: irá refletir no Melhor Envio.
Na etapa de serviços de entrega você pode:
-
Ativar manualmente os serviços que deseja oferecer aos seus clientes na loja virtual → clique no botão localizado à esquerda de cada serviço.
- Adicionar transportadora, prazo adicional e configurar os IDs Logísticos → clique em "Ver detalhes" para abrir o menu de seleção.
📦Detalhes do serviço de entrega
Aqui, você pode verificar todas as informações do serviço de entrega:
-
Campo "transportadora" → não é um campo obrigatório, mas você tem opção de cadastrar uma transportadora, caso queira que essa informação seja preenchida automaticamente nos pedidos de venda ou nota fiscal, após selecionar o serviço logístico.
❗Importante: para ativar essa preferência, é necessário ter a transportadora cadastrada no Bling.
-
Campo "prazo adicional" → para definir um prazo extra, que será somado ao prazo estimado de entrega retornado na cotação de frete.
-
Campo "IDs Logísticos" → logo baixo, é possível verificar os IDs. Ao ativar um serviço logístico, os IDs Logísticos serão preenchidos corretamente na configuração logística. Isso fará com que a logística seja selecionada no pedido de venda da sua loja virtual automaticamente.
Por isso, evite excluir os IDs Logísticos gerados automaticamente pelo sistema, apenas adicione mais, se necessário. Saiba mais sobre os IDs Logísticos, conferindo a Central de Ajuda do Bling.
- Para concluir suas definições, clique em "Salvar".
📦Ativar os Serviços de Entrega
Neste menu, você poderá escolher os valores de referência a ser considerados para os serviços adicionais, como "Total de pedido de venda" ou "Total dos produtos".
Selecione os serviços que você deseja utilizar, preenchendo o valor do serviço escolhido.
Para finalizar a configuração, clique em "Salvar".
📌Mais informações
Confira o tutorial de integração completo e artigos sobre o gerenciamento da integração diretamente na Central da Ajuda do Bling.