No momento de geração das suas etiquetas de frete, é importante que você preencha as informações de destino dos seus envios de forma correta e completa.
Essa medida contribui para que as unidades das nossas transportadoras parceiras consigam localizar o endereço de destino e finalizar a entrega.
Confira abaixo orientações e dicas para contribuir com o sucesso na entrega dos seus envios!
📍Informações de endereço e do destinatário
É essencial que todos os dados do endereço de destino do seu envio sejam preenchidos, sendo eles:
- Nome do destinatário.
- Telefone do destinatário.
- E-mail do destinatário.
- Logradouro.
- Número.
- Bairro.
- Cidade.
- Complemento (se houver).
🏢Logradouro e Complemento
No campo “Logradouro” deve ser preenchido o principal componente do endereço. Ele indica a rua, avenida, travessa, etc. que o prédio de destino fica localizado.

Já no campo “Complemento” são fornecidas informações adicionais sobre o endereço, como o número do bloco e apartamento (quando o destino é um prédio), se a casa é a da frente ou dos fundos, cor da fachada, pontos próximos de referência, etc.

❗Importante: Caso o nome do logradouro e os complementos de endereço sejam muito longos, utilize abreviações corretas para que o endereço apareça completo na etiqueta. Confira alguns exemplos:
- Avenida ➡ AV
- Rua ➡ R
- Quadra ➡ QD
- Estrada ➡ ESTR
- Travessa ➡ TV
- Vila ➡ VL
- Conjunto Habitacional ➡ COHAB
- Alameda ➡ AL
- Conjunto ➡ CJ
- Zona ➡ ZN
- Bloco ➡ BL
- Edifício ➡ EDF
- Lote ➡ LT
📞Telefone
O campo “Telefone” deve ser preenchido com o contato do destinatário ou da pessoa responsável por receber a entrega do envio.
É essencial preencher este dado corretamente, já que as unidades das transportadoras podem entrar em contato para alinhar os detalhes da entrega e garantir a sua conclusão.

ℹ️Observações para a transportadora
O campo “Observações para a transportadora” é destinado para incluir informações adicionais e específicas sobre o endereço e local de entrega, como por exemplo:
- O horário de funcionamento do local (para destinos em prédios comerciais).
- Nome, setor e número de telefone da pessoa responsável por receber a entrega (para destinos em prédios comerciais ou repartições públicas).
- Se a entrega no local precisará ser feita mediante a agendamento.
- Se o local de destino é burocrático (como hospitais, shoppings, etc).

O campo “Observações para a transportadora” conta com um número limitado de caracteres. Inclua a informação de forma resumida, abreviando o que for possível.
❗Importante:
Locais como condomínios, shoppings, sedes de empresa, etc, que tenham protocolos burocráticos para a conclusão da entrega ou a necessidade de agendamento, podem passar por cobrança de taxas adicionais por parte das transportadoras, visto que o tempo máximo por tentativa de entrega é de 15 minutos.
Caso o local de destino dos seus envios conte com restrições de entrega, recomendamos que você entre em contato com o nosso time de suporte.
🏷️Dados de endereço e do destinatário na etiqueta de frete
Veja abaixo um modelo de etiqueta que mostra os dados de destino e do destinatário em que os campos mencionados acima foram preenchidos:

🚚Tentativas de entrega sem sucesso
Caso a tentativa de entrega de algum de seus envios não seja bem sucedida, utilize o ticket de suporte para solicitar o auxílio da nossa equipe.
Os tickets de suporte otimizam a solução das tratativas logísticas. Com eles, você consegue ajuda para desafios envolvendo a postagem, trânsito e entrega dos seus envios feitos na plataforma.
Para abrir um ticket:
-
Acesse o seu painel de controle no Melhor Envio.
-
Clique no balão azul no canto inferior direito.
-
Para tratativas que necessitem contato com o nosso time, clique na opção “Abrir um ticket”.
-
Ao surgir o menu “Selecione uma opção”, clique na seta do canto superior direito para abrir a lista. Clique na opção “Envio não entregue”, para seguir com a abertura do ticket.
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A interação vai prosseguir e você deverá preencher as informações sobre a situação, fornecendo o máximo possível de detalhes.
-
Após o fornecimento das informações, é concluída a abertura do ticket. A Mel informa o código do seu ticket, e finaliza a interação.
O nosso atendimento envia uma confirmação para o seu e-mail de cadastro. Para localizar esse contato, busque na caixa de entrada do seu e-mail pelo código do ticket, informado pela Mel durante a interação.
O e-mail contém o link onde você deverá consultar o andamento do seu ticket:
Você também receberá todas as atualizações do ticket através do seu e-mail de cadastro no Melhor Envio.
Para mais informações sobre como acompanhar seus tickets, confira o artigo 📃Como faço para entrar em contato com o Melhor Envio?
O nosso time de atendimento entrará em contato com a transportadora responsável pelo frete para solicitar as devidas tratativas.
✅Condições de alinhamento da entrega
Cada uma das nossas transportadoras parceiras conta com tratativas específicas de alinhamento de entrega. Conheça as principais delas a seguir:
📦Azul Cargo Express
A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias corridos.
Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?
📦Buslog
A Buslog realiza 2 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.
Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.
Caso a entrega tenha de ser concluída em um endereço diferente do endereço informado na etiqueta de frete a Buslog estabelece cobrança de taxa de 50% do valor original do frete para que a conclusão seja realizada neste novo endereço.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Buslog?
📦Correios
🟡 Modalidade Mini Envios
Será feita 1 tentativa de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Mini Envios.
Caso o destinatário não seja encontrado após a tentativa a carga deverá:
-
Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.
-
Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.
🟡 Modalidade PAC
Serão feitas 2 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC.
Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:
Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.
-
Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.
🟡 Modalidade SEDEX
Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade SEDEX.
Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:
-
Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.
-
Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?
📦Jadlog
A Jadlog realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 5 dias úteis.
Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Jadlog?
📦J&T Express
Serão feitas 3 tentativas de entrega sem custo adicional para cada envio da J&T Express.
Se o seu envio receber os status de rastreamento “Endereço incompleto” ou “Endereço incorreto”, a transportadora reserva até 7 dias corridos para que o remetente contate o nosso time de atendimento, fornecendo mais informações sobre o local de entrega.
Se as tentativas esgotarem e a entrega não for bem sucedida, e se a J&T Express não receber informações complementares para finalizar a entrega após este prazo, a carga retorna para a unidade onde foi postada (seja a unidade própria da J&T Express, seja a unidade do Ponto Parceiro Pegaki).
Não há devolução do valor pago no frete.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a J&T Express?
📦LATAM Cargo
A LATAM Cargo realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
A transportadora não realiza devoluções de forma automática. Para solicitar a devolução de um envio, preencha o formulário de suspensão de entrega com transportadoras privadas, disponível na nossa tela de ajuda, no link abaixo:
➡️menv.io/SuspenderEntregaTransportadorasPrivadas.
Para conhecer as tratativas operacionais completas da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo?
📦Loggi
A Loggi realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Se as tentativas de entrega se esgotarem e o destinatário não for encontrado, a carga é devolvida automaticamente ao endereço do remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Loggi?
📌Mais informações
Acesse a matéria do nosso blog 📃Oriente o cliente sobre a entrega de produtos.