O que posso fazer para contribuir no sucesso da entrega dos meus envios?

Melhor Envio
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No momento de geração das suas etiquetas de frete, é importante que você preencha as informações de destino dos seus envios de forma correta e completa.

Essa medida contribui para que as unidades das nossas transportadoras parceiras consigam localizar o endereço de destino e finalizar a entrega.

Confira abaixo orientações e dicas para contribuir com o sucesso na entrega dos seus envios!


✅Informações de endereço e do destinatário

É essencial que todos os dados do endereço de destino do seu envio sejam preenchidos, sendo eles:

  • Nome do destinatário.
  • Telefone do destinatário.
  • E-mail do destinatário.
  • Logradouro.
  • Número.
  • Bairro.
  • Cidade.
  • Complemento (se houver).

➡️Logradouro e Complemento

No campo “Logradouro” deve ser preenchido o principal componente do endereço. Ele indica a rua, avenida, travessa, etc. que o prédio de destino fica localizado.



Já no campo “Complemento” são fornecidas informações adicionais sobre o endereço, como o número do bloco e apartamento (quando o destino é um prédio), se a casa é a da frente ou dos fundos, cor da fachada, pontos próximos de referência, etc.



🚩Importante: Caso o nome do logradouro e os complementos de endereço sejam muito longos, utilize abreviações corretas para que o endereço apareça completo na etiqueta. Confira alguns exemplos:

  • Avenida ➡ AV
  • Rua ➡ R
  • Quadra ➡ QD
  • Estrada ➡ ESTR
  • Travessa ➡ TV
  • Vila ➡ VL
  • Conjunto Habitacional ➡ COHAB
  • Alameda ➡ AL
  • Conjunto ➡ CJ
  • Zona ➡ ZN
  • Bloco ➡ BL
  • Edifício ➡ EDF
  • Lote ➡ LT

➡️Telefone

O campo “Telefone” deve ser preenchido com o contato do destinatário ou da pessoa responsável por receber a entrega do envio.

É essencial preencher este dado corretamente, já que as unidades das transportadoras podem entrar em contato para alinhar os detalhes da entrega e garantir a sua conclusão.


✅Observações para a transportadora

O campo “Observações para a transportadora” é destinado para incluir informações adicionais e específicas sobre o endereço e local de entrega, como por exemplo:

  • O horário de funcionamento do local (para destinos em prédios comerciais).
  • Nome, setor e número de telefone da pessoa responsável por receber a entrega (para destinos em prédios comerciais ou repartições públicas).
  • Se a entrega no local precisará ser feita mediante a agendamento.
  • Se o local de destino é burocrático (como hospitais, shoppings, etc).


O campo “Observações para a transportadora” conta com um número limitado de caracteres. Inclua a informação de forma resumida, abreviando o que for possível.

🚩Importante:

Locais como condomínios, shoppings, sedes de empresa, etc, que tenham protocolos burocráticos para a conclusão da entrega ou a necessidade de agendamento, podem passar por cobrança de taxas adicionais por parte das transportadoras, visto que o tempo máximo por tentativa de entrega é de 15 minutos.

Caso o local de destino dos seus envios conte com restrições de entrega, recomendamos que você entre em contato com o nosso time de suporte.


✅Dados de endereço e do destinatário na etiqueta de frete

Veja abaixo um modelo de etiqueta que mostra os dados de destino e do destinatário em que os campos mencionados acima foram preenchidos:


✅Tentativas de entrega sem sucesso

Caso a tentativa de entrega de algum de seus envios não seja bem sucedida, utilize o ticket de suporte para solicitar o auxílio da nossa equipe.

Os tickets de suporte otimizam a solução das tratativas logísticas. Com eles, você consegue ajuda para desafios envolvendo a postagem, trânsito e entrega dos seus envios feitos na plataforma.

Para abrir um ticket:

  1. Acesse o seu painel de controle no Melhor Envio.

  2. Clique no balão azul no canto inferior direito.



  3. Para tratativas que necessitem contato com o nosso time, clique na opção “Abrir um ticket”.



  4. Ao surgir o menu “Selecione uma opção”, clique na seta do canto superior direito para abrir a lista. Clique na opção “Envio não entregue”, para seguir com a abertura do ticket.



  5. A interação vai prosseguir e você deverá preencher as informações sobre a situação, fornecendo o máximo possível de detalhes.



  6. Após o fornecimento das informações, é concluída a abertura do ticket. A Mel informa o código do seu ticket, e finaliza a interação.

O nosso atendimento envia uma confirmação para o seu e-mail de cadastro. Para localizar esse contato, busque na caixa de entrada do seu e-mail pelo código do ticket, informado pela Mel durante a interação.

O e-mail contém o link onde você deverá consultar o andamento do seu ticket:

➡️menv.io/AcompanharTickets

Você também receberá todas as atualizações do ticket através do seu e-mail de cadastro no Melhor Envio.

Para mais informações sobre como acompanhar seus tickets, confira o artigo 📃Como faço para entrar em contato com o Melhor Envio?

O nosso time de atendimento entrará em contato com a transportadora responsável pelo frete para solicitar as devidas tratativas.


✅Condições de alinhamento da entrega

Cada uma das nossas transportadoras parceiras conta com tratativas específicas de alinhamento de entrega. Conheça as principais delas a seguir:

📦Azul Cargo Express

A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.

Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias corridos.

Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.

Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?


📦Buslog

A Buslog realiza 2 tentativas de entrega sem custo adicional.

Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.

Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.

Caso a entrega tenha de ser concluída em um endereço diferente do endereço informado na etiqueta de frete a Buslog estabelece cobrança de taxa de 50% do valor original do frete para que a conclusão seja realizada neste novo endereço.

Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Buslog?


📦Correios

🟡 Modalidade Mini Envios

Será feita 1 tentativa de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Mini Envios.

Caso o destinatário não seja encontrado após a tentativa a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.

🟡 Modalidade PAC

Serão feitas 2 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.

🟡 Modalidade SEDEX

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade SEDEX.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.

Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?


📦Jadlog

A Jadlog realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.

Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 5 dias úteis.

Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.

Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Jadlog?


📦J&T Express

Serão feitas 3 tentativas de entrega sem custo adicional para cada envio da J&T Express.

Se as tentativas se esgotarem e a entrega não for bem sucedida, o pacote entra em devolução para a unidade de postagem.

Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a J&T Express?


📦LATAM Cargo

A LATAM Cargo realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.

A LATAM Cargo não realiza devoluções de forma automática. Para solicitar a devolução de um envio, preencha o formulário de suspensão de entrega com transportadoras privadas, disponível na nossa tela de ajuda, no link abaixo:

➡️menv.io/SuspenderEntregaTransportadorasPrivadas.

Para conhecer as tratativas operacionais completas da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo?


📦Loggi

A Loggi realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.

Se as tentativas de entrega se esgotarem e o destinatário não for encontrado, a carga é devolvida automaticamente ao endereço do remetente.

Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Loggi?


✅Mais informações

Acesse a matéria do nosso blog 📃Oriente o cliente sobre a entrega de produtos