Como realizar a postagem pelos Correios?

Melhor Envio
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Os Correios ofertam diversos serviços em parceria com o Melhor Envio. Confira a seguir as regras e diretrizes adotadas pela transportadora para padronizar e qualificar sua operação.


📤Onde eu preciso ir para postar um pacote dos Correios?

Ao gerar um envio na nossa plataforma, você precisará escolher uma unidade para postar o pacote. Envios dos Correios podem ser postados nos seguintes locais:

🏤Qualquer agência dos Correios da sua cidade.

Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e todas as Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).

Encontre a agência dos Correios mais próxima de você, além da cobertura completa de postagem da transportadora na ferramenta Busca Agências dos Correios.

🏤Unidades do Melhor Ponto + Pegaki.

O diferencial da postagem no Melhor Ponto + Pegaki é poder postar os seus envios dos Correios juntamente com outros envios de poutras transportadoras com que a sua loja trabalha!

Localize o endereço e demais informações dessas unidades no site do Melhor Ponto.

🚩 Importante: a unidade de postagem deve ser localizada na cidade de origem do envio.


📤Quais cuidados devo ter com a carga antes de realizar a postagem?

Para que o frete seja feito sem contratempos, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes do despacho ser feito. Veja abaixo alguns deles.

📦Regras de embarque

É necessário ter em mente as seguintes diretrizes dos Correios e das unidades de postagem.

  • Restrições para determinadas cargas.

Essa tema é abordado em detalhes no artigo 📃Guia de produtos que podem ou não ser enviados pelo Melhor Envio.

  • Políticas indenizatórias.

Detalhamos sobre o assunto no artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?, que também trata de outros pontos importantes, como as dimensões que os pacotes podem ter, fluxo de entrega e devolução, etc.

Sobre esses tópicos, também é importante considerar as regras do Melhor Ponto + Pegaki.

📦Embalagem

Para garantir a integridade do seu envio, certifique-se de embalá-lo corretamente.

Ao escolher a embalagem adequada, é crucial considerar as características do material a ser transportado, como o peso, o formato (esférico, pontiagudo, etc) e a natureza do item (frágil, quebrável, perigoso, etc).

Garanta que seu objeto esteja acondicionado em embalagem resistente e que ela esteja devidamente selada, de modo a impedir abertura durante o transporte.

⚠️Proteção da carga

Se o seu objeto for passível de quebra ou dano caso ocorram impactos, sugerimos o uso de acessórios de proteção contra impacto - como plástico-bolha, isopor, extrusado de milho, dentre outros.

Para saber como embalar corretamente a sua carga, sugerimos a leitura deste material produzido pelos Correios e dessa matéria do nosso blog: 📃Produtos frágeis: 4 dicas para enviar encomendas com segurança.

⚠️Formato do pacote

Embale o seu objeto em embalagens padrão (retangulares).

Os Correios realizam cobrança de taxa extra para cargas cilíndricas ou esféricas, bem como para qualquer outro formato que não corresponda ao padrão (pois são consideradas pela transportadora como não mecanizáveis). Alguns exemplos são embrulhos disformes, sacos de grãos, e travesseiros enviados fora de caixas.

🚩 Importante: esta taxa extra não é prevista pela cotação de frete do Melhor Envio, pois é aplicada pela agência no momento da postagem.

Caso a taxa extra seja aplicada, o valor relativo a ela será cobrado dentro do Melhor Envio após a postagem passar pela conciliação de medidas. A cobrança será identificada no seu painel de controle como “Pagamento de pendência via conferência de postagens”.

Você pode verificar essas informações na aba "Postagens Conferidas", na lateral esquerda da área privada do seu painel de controle do Melhor Envio.

🚩 Importante: ao postar uma etiqueta de frete gerada no Melhor Envio, nenhuma cobrança relativa à cotação deve ser feita no balcão da transportadora.

Caso haja qualquer tentativa de cobrança no momento da postagem, o remetente deve recusar e relatar ao nosso time de atendimento.

O único tipo de cobrança permitida no balcão refere-se a caixas/embalagens de envios compradas dos Correios, caso a embalagem do remetente não esteja adequada para o envio.

Se a embalagem levada pelo remetente estiver conforme as normas descritas acima e mantendo o produto acondicionado corretamente, o remetente não é obrigado a comprar outra caixa.

Como complemento, assista o vídeo 🎥12 dicas para você embalar corretamente a sua mercadoria do nosso canal no YouTube.

📦Documentação

Os Correios exigem que todas as cargas sejam transportadas com nota fiscal ou declaração de conteúdo. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

🚩A nota fiscal deve acompanhar envios que fazem parte de qualquer transação comercial. Já a declaração de conteúdo é usada quando o envio não tem finalidade comercial.

Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

Para poder postar, certifique-se de providenciar um destes documentos, imprimi-lo e anexá-lo à embalagem.

📦Restrições de CEP

Os Correios possuem algumas restrições de acesso para algumas regiões.

Essas restrições costumam ser motivadas por dificuldades relacionadas à infraestrutura de acesso ao local (alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc), ou ao risco que os entregadores sofrem para chegar a determinadas áreas (locais de conflitos urbanos, locais com altos índices de assaltos, etc).

Caso o envio tenha como destino uma área com restrição de acesso, ele pode sofrer demora na atualização da movimentação, atrasos, ou precisar ser retirado na unidade de entrega. Esse tipo de ocorrência tem registro no rastreamento do pacote.

Para evitar dúvidas e contratempos, antes de realizar o envio, você pode verificar neste link do site dos Correios se o CEP de destino se encontra ou não em área de restrição de entrega.

📦Etiqueta de frete

Ao gerar uma etiqueta de frete, é importante atentar-se para cuidados que podem evitar que a unidade tenha problemas de leitura no momento de bipar a etiqueta do envio.

Sugerimos que no momento da impressão da sua etiqueta de frete:

  • Evite imprimir a etiqueta de frete em um tamanho inferior a 14 cm x 10 cm. Para evitar que a impressão seja feita em dimensão pequena, garanta que a escala da sua impressão esteja sempre em 100%.

  • Evite imprimir a etiqueta de frete na modalidade de impressão "economia de tinta" ou “rascunho”.

Após a impressão:

  • Evite colar a fita adesiva sobre o código de barras da etiqueta de frete. Isso pode dificultar ou até impedir a leitura digital do código de barras, que a equipe de postagem precisa realizar para concluir a emissão do seu envio.

  • Evite colar a etiqueta de frete em uma das dobras da embalagem. A etiqueta de frete não pode ser maior do que a face da embalagem na qual está sendo afixada.


📤Conferência de medidas

No momento da postagem, a equipe da unidade irá conferir e cadastrar as medidas e peso do envio, como no exemplo abaixo:

Esse procedimento é chamado de conferência de envios, e é feito para garantir que a cobrança do frete seja feita corretamente.

Ao entregar o seu pacote no balcão de uma agência dos Correios, observe as medidas e o peso cadastrados para o seu envio. Essa verificação pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso necessário.

Você pode acompanhar a aferição durante o processo de postagem, além de consultar no comprovante de postagem que o atendente irá fornecer (esse documento é muito similar a uma nota fiscal impressa em máquina convencional).

Após a postagem, o Melhor Envio recebe as informações aferidas pelo balconista da agência, e realiza uma nova cotação.

Caso as medidas e/ou o peso sejam diferentes a ponto de alterar o valor do envio (gerando aumento ou diminuição), a diferença é repassada a você como forma de crédito ou de pendência dentro da plataforma.

Você pode consultar se houve diferenças nos seus fretes na aba "Postagens Conferidas", dentro do seu painel administrativo.

🚩Importante mencionar que algumas agências utilizam um sistema dos Correios que está em fase de teste. Elas vão enviar o comprovante de postagem para o seu e-mail de usuário cadastrado na nossa plataforma, ao invés de fornecer o comprovante impresso.

⚠️Conferência métrica de envelopes de segurança nos envios dos Correios

Os Correios aceitam a postagem de envios embalados com envelopes de segurança.

Os envios com esse tipo de embalagem postados diretamente nas agências dos Correios são medidos e pesados manualmente.

Sendo assim, as chances de erros no registro das dimensões são menores.

Já os envios embalados com envelopes de segurança deixados nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki são medidos e pesados por máquinas.

Por serem de plástico leve e maleável, os envelopes de segurança podem não ser medidos corretamente pelas máquinas. Isso pode resultar em diferenças na conferência métrica, e na cobrança de débitos após a postagem.

🚩Dicas:

  • Se precisar utilizar os envelopes de segurança, recomendamos a postagem do seu envio em uma agência dos Correios.

  • Ao utilizar o Melhor Ponto + Pegaki, prefira as embalagens regulares de papelão para acondicionar os seus envios.