O que acontece quando um envio pela Azul Cargo Express é recusado pelo destinatário?

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🫸Por que meu envio foi recusado?

Existem 4 cenários em que pode haver a recusa da entrega:

  1. Quando o destinatário não deseja mais receber o produto
  2. Quando foi constatada a avaria ou violação da remessa durante a conferência da carga no ato da entrega
  3. Quando o destinatário é desconhecido no local de destino ou mudou-se
  4. Sem justificativas específicas repassadas ao entregador

Quando o destinatário afirma que não deseja mais receber o produto ou quando há a recusa da entrega sem justificativas, a Azul Cargo Express armazena a carga na unidade de custódia durante um período de 10 dias corridos.

Este prazo também é aplicado quando há a recusa da entrega devido ao não reconhecimento do destinatário no local de destino (destinatário desconhecido).


🫸Como eu posso solucionar essa situação?

As soluções possíveis são:

  1. Solicitar a devolução da carga à origem.

    Para isso, preencha o formulário de suspensão de entrega das transportadoras privadas, disponível na nossa tela de ajuda, no link abaixo:

    ➡️menv.io/SuspenderEntregaTransportadorasPrivadas.

    Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

    Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

    🚩Importante: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora.

    Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

    Para mais detalhes sobre os procedimentos de devolução, confira os artigos 📃Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? e 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?

  2. Alinhar uma nova tentativa de entrega ou a retirada da carga por parte do destinatário.

    Você pode fazer isso abrindo um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.

    Os tickets de suporte otimizam a solução das tratativas logísticas. Com eles, você consegue ajuda para desafios envolvendo a postagem, trânsito e entrega dos seus envios feitos na plataforma.

➡️Para abrir um ticket:

  • Faça o login na sua conta do Melhor Envio.

  • Clique no balão azul no canto inferior direito.


  • Para tratativas que necessitem contato com o nosso time, clique na opção “Abrir um ticket”.

     

  • Ao surgir o menu “Selecione uma opção”, clique na seta do canto superior direito para abrir a lista. Clique na opção “Envio não entregue”, para seguir com a abertura do ticket.

     

  • A interação vai prosseguir, e você deverá preencher as informações sobre a situação, fornecendo o máximo possível de detalhes.

     

  • Após o fornecimento das informações, é concluída a abertura do ticket. A Mel informa o código do seu ticket e finaliza a interação.

O nosso atendimento envia uma confirmação para o seu e-mail de cadastro. Para localizar esse contato, busque na caixa de entrada do seu e-mail pelo código do ticket, informado pela Mel durante a interação.

O e-mail contém o link onde você deverá consultar o andamento do seu ticket:

➡️menv.io/AcompanharTickets

Você também receberá todas as atualizações do ticket através do seu e-mail de cadastro no Melhor Envio.

Para mais informações sobre como acompanhar seus tickets, confira o artigo 📃Como faço para entrar em contato com o Melhor Envio?

O nosso time de atendimento entrará em contato com a transportadora responsável pelo frete para solicitar as devidas tratativas.


⏳Quando eu devo solicitar tratativas para o meu envio recusado?

Para os casos em que o pacote fica armazenado na unidade de custódia, a Azul Cargo Express aguarda até 10 dias corridos para receber o contato do Melhor Envio, e assim conseguir solucionar o contratempo.

Caso não sejam realizadas tratativas junto à transportadora no período de 10 dias corridos, a carga entra em devolução.

Se a recusa da entrega foi motivada pela avaria ou violação da carga, é necessário reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento. Nesse caso nós faremos as tratativas de análise de avaria/violação com a Azul Cargo Express.


📦Meu envio foi recusado devido avaria ou violação

Se a recusa da entrega foi motivada pela avaria ou violação da carga, é necessário reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento.

Em casos de cargas recusadas devido avaria (quando o produto chega danificado) ou violação (quando o pacote chega com menos produtos que originalmente enviado) de cargas enviadas com nota fiscal ou declaração de conteúdo, a Azul Cargo Express faz uma análise da carga.

Se após a análise for confirmado que o sinistro ocorreu durante o transporte e que a embalagem da remessa era adequada, há a confirmação da indenização.

Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?