🫸Por que meu envio foi recusado?
Existem 4 cenários em que pode haver a recusa da entrega:
- Quando o destinatário não deseja mais receber o produto
- Quando foi constatada a avaria ou violação da remessa durante a conferência da carga no ato da entrega
- Quando o destinatário é desconhecido no local de destino ou mudou-se
- Sem justificativas específicas repassadas ao entregador
Quando o destinatário afirma que não deseja mais receber o produto ou quando há a recusa da entrega sem justificativas, a Azul Cargo Express armazena a carga na unidade de custódia durante um período de 10 dias corridos.
Este prazo também é aplicado quando há a recusa da entrega devido ao não reconhecimento do destinatário no local de destino (destinatário desconhecido).
🫸Como eu posso solucionar essa situação?
As soluções possíveis são:
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Solicitar a devolução da carga à origem.
Para isso, preencha o formulário de suspensão de entrega das transportadoras privadas, disponível na nossa tela de ajuda, no link abaixo:
➡️menv.io/SuspenderEntregaTransportadorasPrivadas.
Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Importante: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora.
Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.
Para mais detalhes sobre os procedimentos de devolução, confira os artigos 📃Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? e 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?
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Alinhar uma nova tentativa de entrega ou a retirada da carga por parte do destinatário.
Você pode fazer isso abrindo um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.
Os tickets de suporte otimizam a solução das tratativas logísticas. Com eles, você consegue ajuda para desafios envolvendo a postagem, trânsito e entrega dos seus envios feitos na plataforma.
➡️Para abrir um ticket:
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Faça o login na sua conta do Melhor Envio.
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Clique no balão azul no canto inferior direito.
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Para tratativas que necessitem contato com o nosso time, clique na opção “Abrir um ticket”.
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Ao surgir o menu “Selecione uma opção”, clique na seta do canto superior direito para abrir a lista. Clique na opção “Envio não entregue”, para seguir com a abertura do ticket.
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A interação vai prosseguir, e você deverá preencher as informações sobre a situação, fornecendo o máximo possível de detalhes.
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Após o fornecimento das informações, é concluída a abertura do ticket. A Mel informa o código do seu ticket e finaliza a interação.
O nosso atendimento envia uma confirmação para o seu e-mail de cadastro. Para localizar esse contato, busque na caixa de entrada do seu e-mail pelo código do ticket, informado pela Mel durante a interação.
O e-mail contém o link onde você deverá consultar o andamento do seu ticket:
Você também receberá todas as atualizações do ticket através do seu e-mail de cadastro no Melhor Envio.
Para mais informações sobre como acompanhar seus tickets, confira o artigo 📃Como faço para entrar em contato com o Melhor Envio?
O nosso time de atendimento entrará em contato com a transportadora responsável pelo frete para solicitar as devidas tratativas.
⏳Quando eu devo solicitar tratativas para o meu envio recusado?
Para os casos em que o pacote fica armazenado na unidade de custódia, a Azul Cargo Express aguarda até 10 dias corridos para receber o contato do Melhor Envio, e assim conseguir solucionar o contratempo.
Caso não sejam realizadas tratativas junto à transportadora no período de 10 dias corridos, a carga entra em devolução.
Se a recusa da entrega foi motivada pela avaria ou violação da carga, é necessário reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento. Nesse caso nós faremos as tratativas de análise de avaria/violação com a Azul Cargo Express.
📦Meu envio foi recusado devido avaria ou violação
Se a recusa da entrega foi motivada pela avaria ou violação da carga, é necessário reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento.
Em casos de cargas recusadas devido avaria (quando o produto chega danificado) ou violação (quando o pacote chega com menos produtos que originalmente enviado) de cargas enviadas com nota fiscal ou declaração de conteúdo, a Azul Cargo Express faz uma análise da carga.
Se após a análise for confirmado que o sinistro ocorreu durante o transporte e que a embalagem da remessa era adequada, há a confirmação da indenização.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?