O que acontece quando um envio pela J&T Express é recusado pelo destinatário?

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Saiba quais são as diferentes ocorrências de recusa e o que você deve fazer para ter o seu envio de volta.

🫸Por que meu envio foi recusado?

Existem 4 cenários em que pode haver a recusa da entrega:

  1. Quando o destinatário não deseja mais receber o produto.
  2. Quando é constatado indício de avaria ou violação da remessa durante a conferência da carga no ato da entrega.
  3. Quando o destinatário é desconhecido no local de destino ou mudou-se.
  4. Sem justificativas específicas repassadas ao entregador.

🚩Importante: se a recusa da entrega for motivada por suspeita de avaria ou violação da carga, é necessário reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento

Nesse caso, o pacote não entra em devolução à pessoa remetente, pois a J&T Express deverá realizar análises para constatação do sinistro

Porém, diante da recusa por desistência do pedido, não reconhecimento do destinatário no local de destino (destinatário desconhecido/mudou-se) ou recusa sem justificativas, a J&T Express mantém o pacote na unidade de destino por 7 dias corridos.

Durante esse prazo, é possível realizar tratativas junto à pessoa destinatária, para verificar se ela ainda deseja uma nova tentativa de entrega. Caso positivo, contate o nosso time de atendimento, para viabilizarmos a entrega junto à J&T Express.

Passado o prazo acima, se não for possível finalizar a entrega, a transportadora inicia o movimento de devolução do pacote ao remetente, sem possibilidade de tratativas ou nova tentativa de entrega.

 

🫸Meu envio foi recusado pelo destinatário sem indício de avaria ou violação, mas não entrou em devolução ainda

Se o prazo de 7 dias finalizou e o seu envio não entrou em devolução automaticamente, você pode enviar um pedido de devolução à transportadora. Para isso:

  1. Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio.
  2. Clique emMeus envios na barra lateral esquerda.


  3. Clique na aba "Envios Postados".


  4. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone de seta (Detalhes do envio) para expandir as informações do frete.


  5. Clique no botão “Ações do envio”.


  6. Clique em “Suspender entrega”.



  7. Você irá acessar o formulário de devolução na nossa tela de ajuda.

  8. Preencha o seu e-mail de cadastro.


  9. Preencha o código do envio.


  10. Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto).


  11. Clique em “Enviar”.

Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a unidade do Melhor Ponto + Pegaki de origem.

📌Mais informações

Para mais detalhes sobre os procedimentos de devolução, confira o artigo 📃Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? na nossa Central de Ajuda.


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