Saiba quais são as diferentes ocorrências de recusa e o que você deve fazer para ter o seu envio de volta.
🫸Por que meu envio foi recusado?
Existem 4 cenários em que pode haver a recusa da entrega:
- Quando o destinatário não deseja mais receber o produto.
- Quando é constatado indício de avaria ou violação da remessa durante a conferência da carga no ato da entrega.
- Quando o destinatário é desconhecido no local de destino ou mudou-se.
- Sem justificativas específicas repassadas ao entregador.
🚩Importante: se a recusa da entrega for motivada por suspeita de avaria ou violação da carga, é necessário reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento.
Nesse caso, o pacote não entra em devolução à pessoa remetente, pois a J&T Express deverá realizar análises para constatação do sinistro.
Porém, diante da recusa por desistência do pedido, não reconhecimento do destinatário no local de destino (destinatário desconhecido/mudou-se) ou recusa sem justificativas, a J&T Express mantém o pacote na unidade de destino por 7 dias corridos.
Durante esse prazo, é possível realizar tratativas junto à pessoa destinatária, para verificar se ela ainda deseja uma nova tentativa de entrega. Caso positivo, contate o nosso time de atendimento, para viabilizarmos a entrega junto à J&T Express.
Passado o prazo acima, se não for possível finalizar a entrega, a transportadora inicia o movimento de devolução do pacote ao remetente, sem possibilidade de tratativas ou nova tentativa de entrega.
🫸Meu envio foi recusado pelo destinatário sem indício de avaria ou violação, mas não entrou em devolução ainda
Se o prazo de 7 dias finalizou e o seu envio não entrou em devolução automaticamente, você pode enviar um pedido de devolução à transportadora. Para isso:
- Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio.
- Clique em “Meus envios” na barra lateral esquerda.
- Clique na aba "Envios Postados".
- Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone de seta (Detalhes do envio) para expandir as informações do frete.
- Clique no botão “Ações do envio”.
- Clique em “Suspender entrega”.
- Você irá acessar o formulário de devolução na nossa tela de ajuda.
- Preencha o seu e-mail de cadastro.
- Preencha o código do envio.
- Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto).
- Clique em “Enviar”.
Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a unidade do Melhor Ponto + Pegaki de origem.
📌Mais informações
Para mais detalhes sobre os procedimentos de devolução, confira o artigo 📃Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio? na nossa Central de Ajuda.
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