A J&T Express define regras e condições para o pagamento de indenizações em caso de sinistro.
A primeira delas é que o sinistro e a indenização apenas são confirmados após ser concluída a análise da transportadora.
Essa verificação é realizada em resposta a um contato do Melhor Envio, no qual levamos o desafio ao conhecimento da J&T Express, solicitando confirmação do sinistro.
O prazo máximo para a transportadora recepcionar o pedido de confirmação de sinistro e iniciar a análise varia conforme a situação do envio:
- Envio sem emissão registrada no rastreio → a J&T Express precisa ser contatada em até 30 dias.
- Envio com emissão e status de sinistro registrados no rastreio → a J&T Express precisa ser contatada em até 60 dias, contados a partir da última movimentação no rastreamento.
Para receber informações a respeito de sinistro envolvendo seus envios, e principalmente para obter confirmação do ocorrido e do ressarcimento, a pessoa remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
Os sinistros passíveis de indenização pela J&T Express são:
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Avaria;
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Violação;
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Furto ou roubo;
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Extravio.
⚠️Atenção: se o seu envio estiver em outro tipo de desafio logístico não listado acima, mas você suspeita de sinistro, inicie um atendimento conosco, informando o status que consta no rastreamento (exemplo: atraso, dificuldades na entrega, etc). O Melhor Envio irá intermediar o contato, e garantir que a transportadora faça todas as verificações devidas para apurar a situação do seu envio. |
Neste artigo, abordaremos também a troca de carga. Mesmo que esta ocorrência não seja considerada sinistro pela transportadora, é importante que você conheça os procedimentos da J&T Express para solucionar o desafio.
Confira a seguir os detalhes de cada tipo de sinistro, bem como informações sobre a troca de carga.
❌Avaria ou Violação
Ocorrências de avaria e violação são indenizadas pela J&T Express nos envios gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
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Avaria ou violação constatada pela transportadora antes da entrega
Ao identificar indício de avaria ou violação durante o transporte da carga, a unidade responsável registra o sinistro no rastreamento. A remessa tem o fluxo postal interrompido e não é entregue ao destinatário.
O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.
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Avaria ou violação constatada pelo destinatário durante a entrega
O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega.
Havendo indício de avaria ou violação, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T ressalva de recusa pelo sinistro.
Com isso, o pacote é analisado pela transportadora.
O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.
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Avaria ou violação constatada pelo destinatário após a entrega
Se o destinatário identificar a avaria ou violação somente após a conclusão da entrega, ele terá até 7 dias corridos após o recebimento da carga para solicitar a análise da ocorrência.
Dentro desse prazo, ele deverá enviar ao remetente a ressalva (caso tenha sido feita no ato da entrega), fotos da embalagem que mostrem a etiqueta de frete e fotos da mercadoria danificada.
Ainda respeitando o prazo citado, o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento, repassando todas as informações e imagens mencionadas acima. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência com a J&T Express.
🚩Importante:
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É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.
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A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada, mas o produto se encontra em perfeito estado.
- A J&T Express não transporta nenhum tipo de produto em galões, mesmo quando acondicionados em outro tipo de embalagem, como caixas de papelão, madeira ou plástico, por exemplo.
Se um pacote contendo galões sofrer avaria/violação, a transportadora não segue com a indenização.
❌Extravio
Os envios da J&T Express gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo contam com cobertura de seguro em casos de extravio.
Quando um envio estiver sem movimentações de rastreamento há mais de 5 dias corridos, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
Nessa situação, nós solicitamos a abertura das buscas pela carga à J&T Express.
⏳A transportadora delimita o prazo de 2 dias úteis para realizar este procedimento.
Ao fim do prazo, se a carga não for localizada, a transportadora inicia uma arbitragem de extravio. Nessa segunda etapa, a J&T Express faz acompanhamento e tramitação do processo de extravio, no prazo de 7 dias úteis.
📦Pacote localizado
Se o envio for localizado durante as buscas ou no período de arbitragem de extravio, ele segue para entrega ao destinatário.
🚩Importante: Caso o destinatário desista de receber a encomenda, você precisará orientá-lo a recusar a entrega. Feita a recusa, a J&T Express deverá seguir com a devolução do seu envio à unidade do Ponto Parceiro - Pegaki de origem.
É possível também que você identifique no rastreamento que a carga foi localizada. Se preferir, você poderá solicitar a devolução por meio da nossa tela de ajuda, no link abaixo:
➡️menv.io/SuporteDevolucaoTransportadorasPrivadas.
📦Pacote não localizado
Se o envio não for localizado durante as buscas ou no período de arbitragem de extravio, a transportadora registra um status de sinistro no rastreamento.
A confirmação ou negativa do sinistro se dá apenas após análise por parte da transportadora. O resultado é comunicado por ela ao Melhor Envio via atendimento interno.
Nosso time de atendimento informa então à pessoa remetente do envio sobre a conclusão da análise feita pela transportadora conforme recebemos, seja ela constatando o sinistro e a indenização, ou não.
O procedimento indenizatório inicia com a confirmação da ocorrência por parte da transportadora ao Melhor Envio.
❌Furto ou roubo
Ocorrências de furto ou roubo são indenizadas pela J&T Express tanto nos envios gerados com nota fiscal, quanto nos envios gerados com declaração de conteúdo.
A confirmação ou negativa do sinistro se dá apenas após apuração da transportadora. O resultado é comunicado por ela ao Melhor Envio via atendimento interno.
Se identificar o status “Furto ou Assalto” no rastreamento de algum envio, entre em contato com o nosso time de atendimento.
O Melhor Envio irá intermediar o seu contato com a J&T Express.
📦Troca de carga
São as situações em que destinatário recebe algo diferente daquilo que solicitou. Pode ocorrer tanto em envios realizados com declaração de conteúdo, quanto naqueles gerados com nota fiscal (troca de mercadoria).
A troca de carga não configura um sinistro. Não é prevista indenização quando a troca de carga é confirmada, pois ela pode ser corrigida e revertida pela transportadora.
Para isso, a J&T Express precisa ser contatada em até 7 dias corridos após a entrega.
É crucial que o remetente comunique ao nosso time de atendimento tão logo tome ciência do ocorrido, respeitando o prazo acima, e com o máximo possível de informações sobre o(s) pacote(s) em questão.
O Melhor Envio irá intermediar a tratativa, em contato com a J&T Express.
🪙Quando devo receber a minha indenização?
A J&T Express realiza o pagamento de indenizações em torno de 60 a 90 dias após a confirmação do sinistro.
🚩Atenção: este prazo é estimado e pode sofrer alterações para menos ou para mais.
O pagamento de indenizações em casos de avaria, extravio, furto ou roubo e violação é de responsabilidade da J&T Express.
Os valores pagos de acordo com a política da transportadora ao Melhor Envio e em seguida repassados integralmente na forma de saldo em sua Melhor Carteira.
🪙Qual será o valor da minha indenização?
O valor da indenização paga pela J&T Express irá variar conforme a ocorrência.
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Avaria total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
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Avaria parcial
Indenização do valor dos produtos avariados
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Extravio total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
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Furto ou roubo
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
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Violação total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria -
Violação parcial
Indenização do valor dos produtos faltantes
🚩Importante:
A transportadora utiliza como referência para o pagamento de indenização o valor segurado da carga, que deve estar de acordo com o valor declarado na nota fiscal ou declaração de conteúdo.
🪙Existe valor máximo para as indenizações realizadas pela J&T Express?
Sim.
A indenizações pagas pela J&T Express possuem um teto de:
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R$ 10.000,00 para envios com nota fiscal
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R$ 1.000,00 para envios com declaração de conteúdo
📌Mais informações
Confira mais detalhes sobre os serviços da transportadora, acessando o artigo 📃Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio?