A LATAM Cargo é uma transportadora aérea. Por isso é necessário ir até um aeroporto para despachar sua carga.
🛫O que preciso levar comigo para realizar a postagem?
Além da sua carga devidamente embalada, com a etiqueta de frete do Melhor Envio anexada e com a nota fiscal ou declaração de conteúdo, você deverá levar um documento de identificação.
Só é permitido entrar no terminal de cargas do aeroporto mediante apresentação de identificação pessoal.
🚩Atenção: todas as cargas são inspecionadas nas unidades da LATAM Cargo. A transportadora pode realizar uma inspeção mais rigorosa do conteúdo interno de alguns pacotes selecionados aleatoriamente. Nestes casos, a unidade pode abrir as embalagens das remessas para uma melhor análise e garantir a segurança operacional, se necessário.
👉Postagem no Ponto Parceiro Pegaki
Se você escolher uma unidade do Ponto Parceiro - Pegaki como o local de postagem da sua etiqueta da LATAM Cargo, atente-se aos documentos exigidos para a postagem.
Além da etiqueta de frete e o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo), você também deve levar consigo a minuta de despacho impressa.
Esse documento é disponibilizado para impressão no mesmo arquivo da etiqueta de frete.

A minuta e o documento fiscal precisam ser inseridos em um saco plástico do tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Além disso, a minuta e a parte do documento fiscal com a descrição da mercadoria precisam estar visíveis na embalagem.
🚩Atenção: o ideal é que você imprima a minuta sempre. Ao postar as encomendas nas unidades do Ponto Parceiro - Pegaki, a apresentação da minuta é obrigatória. Ao postar nas unidades da LATAM Cargo, a minuta pode não ser solicitada, já que a transportadora consegue acessá-la em seu sistema.
🛫Onde devo ir dentro do aeroporto?
Encontre o terminal de cargas do aeroporto.
Ao entrar nele procure pelo totem da LATAM Cargo.
🛫Encontrei o totem. O que devo fazer?
Ao encontrar o totem:
- Passe o código de barras da minuta ou da etiqueta de frete no leitor de código de barras do totem. Caso a leitura do código de barras não funcione insira o número da E-Minuta manualmente na seguinte tela:
- Escolha a opção “JÁ TENHO UMA E-MINUTA”
- Ao final do procedimento no totem, será gerada uma senha para o atendimento no balcão, como a do exemplo:
- Aguarde o atendimento da LATAM Cargo.
🛫Onde encontro o número da minuta?
O número da E-Minuta está presente na etiqueta de frete do Melhor Envio e na minuta da LATAM Cargo. Veja o exemplo abaixo:

🛫Após despachar a carga recebo algum comprovante de postagem?
Sim.
Você receberá o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem.
Se você tiver um certificado digital é possível gerar a DACTE no site da Receita Federal utilizando a chave de acesso nos dados do envio.
Saiba mais sobre o comprovante de postagem acessando o artigo 📃Como obter o comprovante de postagem de meus envios?
Sugerimos que confira no DACTE se todas as informações da remessa foram registradas corretamente (endereço de origem, de destino, medidas e peso). Caso algum informação tenha divergência com o que foi cotado solicite a correção para o balconista, especialmente medidas e peso.
🛫Mais informações
Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃LATAM Cargo: cotação online e como contratar frete com a transportadora pelo Melhor Envio.