Ocorreu um erro ao imprimir a minha etiqueta de frete. O que devo fazer?

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Ao clicar no botão "Imprimir" da sua etiqueta de frete no Melhor Envio uma série de informações precisam ser trocadas via sistema entre a nossa plataforma e a transportadora parceira.

Em alguns casos ocorrem inconsistências sistêmicas, ocasionando erros que impedem a geração da sua etiqueta de envio.


❌Como ocorrem esses erros?

Quando o sistema enfrenta instabilidade, ou está operando com alguma informação incorreta, incompleta, não sincronizada ou ainda com alguma trava, ocorre um cenário de insuficiência de dados.

Tais erros podem acontecer no sistema da transportadora ou no sistema do Melhor Envio.


❌Insuficiência no sistema da transportadora

Os principais motivos de erros no sistema das empresas de transporte são:

  • Instabilidade ou queda do sistema da transportadora.

  • Ausência de sincronização de dados entre o sistema da transportadora e o sistema do Melhor Envio.

Listamos a seguir alguns exemplos de erros que podem surgir durante a geração das etiquetas de frete, bem como suas possíveis causas e formas de solução.


🟦Etiquetas de frete geradas pela Azul Cargo Express

⚠️CEP não encontrado.

É exibida uma mensagem de aviso: “A requisição de compra falhou: Não existe unidade para este CEP, CNPJ Embarcador’’.

3 motivos possíveis para esse erro:

  • O CEP sofreu alguma alteração cadastral.

  • O CEP deixou de ser atendido pela Azul Cargo Express e a abrangência da transportadora está desatualizada.

  • O CEP não está cadastrado no sistema da Azul Cargo Express.

Como solucionar?

  1. Verifique com o seu destinatário se o CEP está preenchido corretamente.

  2. Verifique se o CEP está atualizado nos cadastros postais, ou se sofreu alterações recentes (exemplo: modificação do nome do logradouro, ou a numeração do CEP não faz mais parte da cidade).

💡Você pode consultar o CEP e outras informações de endereço na ferramenta Busca CEP dos Correios. Essa é uma base de dados muito atualizada, que pode ser usada mesmo que você esteja enviando com outra transportadora.

Após a verificação, há dois cenários possíveis:

  • Se constatar que o CEP informado está incorreto e/ou desatualizado, será necessário cancelar a etiqueta original e gerar uma nova com o CEP corrigido.

  • Se constatar que o CEP informado está correto e atualizado, você precisa abrir um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.


⚠️Filial de destino não encontrada.

Esse erro ocorre quando há uma atualização recente na base de CEPs da Azul Cargo Express, na qual esse CEP não é mais atendido.

Como solucionar?

Nesse caso, você precisa abrir um ticket de suporte com o nosso time de atendimento, e nós vamos verificar internamente com a transportadora se esse frete é possível, ou se será necessário enviar com outra transportadora.


⚠️O envio tem a mesma origem e destino.

É exibida uma mensagem de aviso: ‘’Foi identificada a mesma origem e destino do frete”.

Tal erro geralmente ocorre quando o sistema identifica que o aeroporto de origem do frete é o mesmo aeroporto de destino.

Nesse caso, o sistema indica que o envio não pode seguir pelo transporte aéreo, já que a transportadora trabalha apenas com envios de um aeroporto a outro.

Como solucionar?

Será necessário gerar um novo envio, optando por uma transportadora de transporte terrestre.


⚠️Erro no sistema e pedido de contato com o suporte

É exibida uma mensagem de aviso: “Ocorreu um erro no sistema, entre em contato com o suporte’.

Geralmente ocorre quando uma nota fiscal é associada a uma etiqueta de envio postada diretamente com a Azul Cargo Express, e essa mesma nota é preenchida novamente ao tentar gerar uma nova etiqueta pelo Melhor Envio.

As notas fiscais não podem ser reutilizadas, e cada nota deve ser atrelada somente a um envio.

Como solucionar?

Será necessário cancelar a etiqueta de frete e gerar uma nova, garantindo que a nota fiscal está sendo utilizada exclusivamente para este envio.


⚠️Número do participante

É exibida uma mensagem de aviso: “A requisição de compra falhou ao integrar com o serviço da Azul Cargo Express”.

Este erro ocorre quando o campo “Número” da etiqueta de frete fica em branco. Este campo é destinado ao número da casa/prédio do remetente ou destinatário.

Isso pode acontecer quando:

  • O número da casa/prédio foi preenchido junto à informação do logradouro durante a emissão da nota fiscal.

  • A cidade do remetente ou destinatário não tem um modelo convencional de endereço (nome de rua e número). Essa situação ocorre no DF e em GO, por exemplo.

Como solucionar?

O campo “Número” precisa ser obrigatoriamente preenchido, mesmo em casos de exceção, como imóvel sem numeração, logradouros com numeração irregular, endereços não convencionais.

Você precisará preencher o campo “Número” da nota fiscal de forma que o sistema aceite, e gerar uma nova etiqueta de frete, já com a nota fiscal corrigida.

  1. Cancele a etiqueta de frete original.

  2. Preencha o campo “Número” no XML na nota fiscal (se não estiver preenchido), ou altere esse campo (se ele estiver preenchido incorretamente).

  3. Gere uma nova etiqueta de frete com a nota fiscal preenchida, e o procedimento deverá ser concluído com sucesso.

🚩Importante: se o endereço não possuir um número, você pode preencher com “S/N”, e a impressão deverá funcionar normalmente.


🟢Etiquetas de frete geradas pela Buslog

⚠️CEP não encontrado

É exibida uma mensagem de aviso: “A requisição de compra falhou: Não existe unidade para este CEP, CNPJ Embarcador’’.

Geralmente ocorre em 3 possíveis cenários:

  • O CEP sofreu alguma atualização recente.

  • O CEP deixou de ser atendido pela Buslog na atualização mais recente.

  • O CEP não está cadastrado no sistema da Buslog.

Como solucionar?

  1. Verifique com o seu destinatário se o CEP está preenchido corretamente.

  2. Verifique se o CEP está atualizado nos cadastros postais, ou se sofreu alterações recentes (exemplo: modificação do nome do logradouro, ou a numeração do CEP não faz mais parte da cidade).

💡Você pode consultar o CEP e outras informações de endereço na ferramenta Busca CEP dos Correios. Essa é uma base de dados muito atualizada, que pode ser usada mesmo que você esteja enviando com outra transportadora.

Após a verificação, há dois cenários possíveis:

  • Se constatar que o CEP informado incorreto e/ou desatualizado, será necessário cancelar a etiqueta original e gerar uma nova com o CEP corrigido.

  • Se constatar que o CEP informado está correto e atualizado, você precisa abrir um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.


⚠️Nota fiscal já existente

É exibida uma mensagem de aviso: "A requisição de compra falhou: Nota já existe" ou “Erro ao realizar Minuta: Nota fiscal já existente na base."

Geralmente ocorre em 2 possíveis cenários:

  • A nota fiscal já foi utilizada em outro envio com a Buslog.

  • Houve uma falha de comunicação entre os sistemas Melhor Envio e Buslog.

Como solucionar?

As notas fiscais não podem ser reutilizadas, e cada nota deve ser atrelada somente a um envio.

Caso constate que está reutilizando uma nota fiscal, será necessário cancelar sua etiqueta e gerar uma nova, já com uma nota fiscal exclusiva para este envio.

Mas se notou que a nota fiscal não foi utilizada anteriormente, abra um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.


⚠️Endereço sem número

É exibida uma mensagem de aviso: “A requisição de compra falhou ao integrar com o serviço da Buslog”.

Ocorre quando o campo “Número” da etiqueta de frete fica em branco ou preenchido de forma inconsistente. Este campo é destinado ao número da casa/prédio do remetente ou destinatário.

3 motivos possíveis para esse erro:

  • O número da casa/prédio foi preenchido junto à informação do logradouro durante a emissão da nota fiscal.

  • O número da casa/prédio foi deixado em branco, ou foi preenchido como “0” durante a emissão da nota fiscal.

  • A cidade do remetente ou destinatário não tem um modelo convencional de endereço (nome de rua e número). Essa situação ocorre no DF e em GO, por exemplo.

Como solucionar?

O campo “Número” precisa ser obrigatoriamente preenchido, mesmo em casos de exceção, como imóvel sem numeração, logradouros com numeração irregular, endereços não convencionais.

Nesse caso, será necessário seguir o passo a passo:

  1. Cancele a etiqueta de frete original.

  2. Preencha o campo “Número” no XML na nota fiscal dele (se não estiver preenchido), ou altere esse campo (se ele estiver preenchido incorretamente).

  3. Gere uma nova etiqueta de frete com a nota fiscal preenchida, e o procedimento deverá ser concluído com sucesso.

🚩Importante: se o endereço não possuir um número, você pode preencher com “S/N”, e a impressão deverá funcionar normalmente.


🟣Etiquetas de frete geradas pela LATAM Cargo

⚠️O CEP não possui serviço de entrega

É exibida uma mensagem de aviso: "CEP especificado não possui serviço de entrega" ou “Não foi possível gerar e-minuta / Ocorreu um erro no servidor da LATAM Cargo”.

Geralmente ocorre devido a uma dessincronização de dados entre o sistema do Melhor Envio e da transportadora.​

2 motivos possíveis para essa incongruência:

  • O sistema da LATAM Cargo não respondeu dentro do tempo limite.

  • O sistema da LATAM Cargo está passando por uma instabilidade.

❓Como solucionar?

Erros vinculados a queda ou instabilidade de sistema são temporários e corrigidos pela própria equipe técnica responsável pelo sistema. É necessário aguardar a correção da instabilidade de funcionamento.​

Ao enfrentar esse tipo de situação, sugerimos que você aguarde 10 minutos e realize uma nova tentativa de impressão da etiqueta.

Caso o erro persista após isso, abra um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para consultar a previsão de retorno à normalidade do serviço, e as tratativas que estamos realizando internamente com a transportadora parceira.​


⚠️Trecho de frete indisponível

Esse erro ocorre em 2 possíveis cenários:

  • O trecho do frete não está retornando resultados válidos, devido a uma possível inconsistência na abrangência da transportadora.

  • O trecho do frete não comporta o serviço selecionado

Como solucionar?

  1. Verifique com o seu destinatário se o CEP está preenchido corretamente.

  2. Verifique se o CEP está atualizado nos cadastros postais, ou se sofreu alterações recentes (exemplo: modificação do nome do logradouro, ou a numeração do CEP não faz mais parte da cidade).

💡Você pode consultar o CEP e outras informações de endereço na ferramenta Busca CEP dos Correios. Essa é uma base de dados muito atualizada, que pode ser usada mesmo que você esteja enviando com outra transportadora.

Após a verificação, há dois cenários possíveis:

  • Se constatar que o CEP informado não está na base dos Correios, você precisará cancelar a etiqueta original e gerar uma nova, com um CEP válido.

  • Se constatar que o CEP informado está correto e atualizado na base dos Correios, você precisa abrir um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.


⚠️Informações faltantes

É exibida uma mensagem de aviso: "Ocorreu um erro na requisição".

Geralmente ocorre quando alguma informação obrigatória não foi preenchida.

Os dados que obrigatoriamente devem constar na etiqueta de frete são aqueles relativos ao remetente e ao destinatário, bem como aos seus respectivos endereços:

  • Nome

  • Telefone

  • E-mail

  • Documento de identificação (CPF ou CNPJ)

  • Logradouro (rua, beco, viela, avenida, etc)

  • Número

  • Bairro

  • Cidade

  • Unidade de postagem do pacote

Como solucionar?

Nessa situação, é necessário cancelar a etiqueta de frete e gerar uma nova, garantindo que todos os campos obrigatórios estejam preenchidos.


🟥Etiquetas de frete geradas pela Jadlog

⚠️Destino fora da área de cobertura

Geralmente ocorre caso seja preenchido um CEP único (ou geral da cidade), em um contexto onde a cidade informada não tem CEP único, e sim tem CEPs específicos para cada rua.

Como solucionar?

  1. Verifique com o seu destinatário se o CEP está preenchido corretamente.

  2. Verifique se a cidade de destino realmente possui CEP único/geral, ou se ela possui CEPs específicos.

💡Você pode consultar o cadastro dos CEPs da cidade, bem como demais informações de endereço, na ferramenta Busca CEP dos Correios. Essa é uma base de dados muito atualizada, que pode ser usada mesmo que você esteja enviando com outra transportadora.

Após a verificação, há dois cenários possíveis:

  • Se constatar que a cidade possui CEPs diferentes para cada rua, e que a rua do destinatário possui um CEP diferente daquele que foi informado, será necessário cancelar a etiqueta original e gerar uma nova com o CEP corrigido.

  • Mas caso o CEP informado esteja correto e a cidade realmente possua CEP único/geral, você precisa abrir um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.


⚠️Dígitos excessivos

O campo “Bairro”, na parte do endereço da etiqueta, possui um limite de 60 caracteres. Se o sistema da transportadora entender que o nome do bairro excede o limite, a etiqueta não é gerada.

Como solucionar?

  • Se o campo “Bairro” estiver de fato preenchido com mais de 60 caracteres, será necessário cancelar a etiqueta original e gerar uma nova, abreviando o nome do bairro.

🚩Importante: para informações como apartamento, bloco, quadra, deve ser utilizado o campo “Complementos”. Para demais direcionamentos à pessoa entregadora, deve ser utilizado o campo “Observações para a transportadora”:

  • Mas se o nome do bairro já tiver sido preenchido com menos de 60 caracteres, recomendamos que aguarde alguns minutos, e tente gerar a sua etiqueta novamente.

Se o erro persistir, será necessário abrir um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.


🔵Etiquetas de frete geradas pela Loggi

⚠️Falha ao processar as etiquetas

É exibida uma mensagem de aviso: “ORD-XXXXX (Loggi): Falha na resposta durante o processo de compra da etiqueta”.

Esse erro pode ser motivado por 3 razões:

  • CEP de origem ou destino está incorreto, ou é inválido.

  • CEP de origem ou destino não é atendido pela transportadora.

Como solucionar?

  1. Verifique com o seu destinatário se os dois CEPs (tanto de remetente quanto de destinatário) estão preenchidos corretamente.

  2. Verifique se os CEPs estão atualizados nos cadastros postais, ou se algum deles sofreu alterações recentes (exemplo: modificação do nome do logradouro, ou a numeração do CEP não faz mais parte da cidade).

💡Você pode consultar o CEP e outras informações de endereço na ferramenta Busca CEP dos Correios. Essa é uma base de dados muito atualizada, que pode ser usada mesmo que você esteja enviando com outra transportadora.

Após a verificação, há dois cenários possíveis:

  • Se constatar que algum dos CEPs informados está incorreto e/ou desatualizado, será necessário cancelar a etiqueta original e gerar uma nova com essa informação corrigida.

  • Se constatar que o CEP informado está correto e atualizado, você precisa abrir um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.


🔴Etiquetas de frete geradas pela J&T Express

⚠️A nota fiscal está sendo reutilizada

Este erro ocorre quando uma nota fiscal já utilizada em outro envio está sendo utilizada para geração de uma nova etiqueta de frete com a J&T Express.

Nestes casos, a geração da etiqueta não é concluída, pois notas fiscais são vinculadas a um único envio, e permanecem assim mesmo após a postagem e conclusão da entrega.

Como solucionar?

Será necessário cancelar a etiqueta original e gerar uma nova etiqueta utilizando uma nota fiscal exclusiva para este envio.


⚠️Uso de nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e)

Ao tentar gerar um envio com esse tipo de documento fiscal, a geração da etiqueta não é concluída, pois a J&T Express não aceita a NFA-e como documento fiscal em seus envios.

Como solucionar?

Será necessário cancelar a etiqueta original e gerar uma nova etiqueta com outra transportadora, com uma nota fiscal exclusiva para este envio.

As nossas transportadoras parceiras que trabalham com a NFA-e são: Buslog, Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Loggi.


🟡Etiquetas de frete geradas pelos Correios

⚠️Erro de CEP

É exibida uma mensagem de aviso: “Houve um problema com o CEP informado”.

Geralmente ocorre quando há algum erro ou divergência no CEP de origem, ou de destino do envio.

Como solucionar?

  1. Verifique com o seu destinatário se o CEP está preenchido corretamente.

  2. Verifique se o CEP está atualizado nos cadastros postais, ou se sofreu alterações recentes (exemplo: modificação do nome do logradouro, ou a numeração do CEP não faz mais parte da cidade).

💡Você pode consultar o CEP e outras informações de endereço na ferramenta Busca CEP dos Correios. Essa é uma base de dados muito atualizada, que compila faixas de CEP ao nível nacional, abrangendo também trechos que podem ser realizados por outras transportadoras.

Após a verificação, há dois cenários possíveis:

  • Se constatar que o CEP informado está incorreto e/ou desatualizado, será necessário cancelar a etiqueta original e gerar uma nova com o CEP corrigido.

  • Se constatar que o CEP informado está correto e atualizado na base dos Correios, você precisa abrir um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.


⚠️Caractere especial

Tal erro geralmente ocorre é preenchido algum caractere especial nos campos de endereço da etiqueta.

Os caracteres especiais são elementos gráficos usados em situações específicas, e não são aceitos nos dados de endereço das etiquetas de frete da transportadora.

🔍Exemplos de caracteres especiais: dois pontos (:), ponto e vírgula (;), barra (/), aspas (), emojis em geral, etc.

Como solucionar?

Será necessário editar a sua etiqueta de frete, removendo o caractere especial preenchido no endereço.


⚠️Endereço sem número

Este erro ocorre quando o campo “Número” da etiqueta de frete fica em branco. Este campo é destinado ao número da casa/prédio do remetente ou destinatário.

Isso pode acontecer quando:

  • O número da casa/prédio foi preenchido junto à informação do logradouro durante a emissão da nota fiscal.

  • O número da casa/prédio não foi preenchido durante a emissão da nota fiscal.

  • A cidade do remetente ou destinatário não tem um modelo convencional de endereço (nome de rua e número). Essa situação ocorre no DF e em GO, por exemplo.

Como solucionar?

O campo “Número” precisa ser obrigatoriamente preenchido, mesmo em casos de exceção, como imóvel sem numeração, logradouros com numeração irregular, endereços não convencionais.

Siga o passo a passo:

  1. Cancele a etiqueta de frete original.

  2. Preencha o campo “Número” no XML na nota fiscal (se não estiver preenchido), ou altere esse campo (se ele estiver preenchido incorretamente).

  3. Gere uma nova etiqueta de frete com a nota fiscal preenchida, e o procedimento deverá ser concluído com sucesso.

🚩Importante: se o endereço não possuir um número, você pode preencher com “S/N”, e a impressão deverá funcionar normalmente.