Para começar e enviar conosco, você precisa apenas ter completado o seu cadastro e feito a verificação da sua conta.
Com essas etapas concluídas, você está pronto para a geração de envios. Esse procedimento é composto pela cotação, pagamento e impressão da etiqueta de frete.
🏷️Cotação na calculadora de fretes
Siga o passo a passo a seguir para iniciar a geração da sua etiqueta na nossa calculadora de fretes:
-
Faça o login no Melhor Envio
-
Clique no ícone da calculadora de fretes no canto superior direito, ou na barra de opções, na lateral esquerda da tela.
-
Preencha as informações necessárias para a realizar a cotação de frete.
Nesse momento, os dados que você precisa ter em mãos são: CEPs de origem e destino, peso e medidas do pacote, e o valor a ser segurado do envio.
Após preencher os dados, clique no botão azul no canto inferior direito, que diz “CALCULAR”.
-
A calculadora de fretes vai mostrar todas as opções de frete disponíveis para o trecho selecionado, considerando também variáveis como peso e dimensões do pacote.
Escolha entre uma das modalidades de frete disponíveis, e clique em "Selecionar".
-
Você será redirecionado para a página do formulário dos dados frete, onde vão constar os detalhes sobre documento fiscal, dados do envio, destinatário e remetente. Vamos abordar cada um deles a seguir:
-
Documento: primeiramente, informe os dados da nota fiscal, preenchendo a chave ou anexando o XML do documento. Caso esteja enviando com declaração de conteúdo, preencha qual é o item, o valor e a quantidade.
Após isso, selecione o botão “Estou ciente e aceito as regras de embarque da transportadora”.
Isso é importante, pois cada transportadora trabalha com um conjunto de diretrizes e normas, e conhecê-lo antes de postar seu pacote é fundamental para garantir o sucesso do seu envio.
💡Com algumas das nossas transportadoras parceiras, esse botão de aceite fica na parte de baixo da tela, no final do preenchimento dos dados do envio.
-
Dados do envio: a seguir, escolha em qual unidade você irá levar seu pacote para postagem.
🚩Essa escolha é obrigatória, e precisa ser feita nesse momento do preenchimento. Além disso, não será possível mudar a unidade de postagem após a etiqueta ser gerada.Nossa Calculadora conta com o link da localização das unidades, e com o nosso Mapa de Unidades na mesma página, para facilitar a sua consulta.
-
💡Lembrete do envio: esse campo é opcional, e você pode usá-lo para fazer anotações e lembrar de algo importante sobre um determinado envio. Ele fica fora da margem da etiqueta.
-
Destinatário: o próximo passo é preencher os dados da pessoa que irá receber o envio. As informações que obrigatoriamente devem constar na etiqueta são:
- Nome
- Telefone
- Documento de identificação (CPF ou CNPJ)
- Logradouro (rua, beco, avenida, viela, etc)
- Número
- Bairro
-Cidade -
Remetente: as informações obrigatórias a preencher nessa etapa são:
- Logradouro (rua, beco, avenida, viela, etc)
- Número
- Bairro
- Cidade
- Telefone
- Documento de identificação (CPF ou CNPJ)
-
-
Finalizado o preenchimento do formulário, você tem 2 opções:
-
Clicar em “Pagar agora” para concluir o pagamento mais rapidamente. Nessa opção, você é redirecionado imediatamente para a tela de pagamentos.
-
Clicar no botão azul que diz "ADICIONAR AO CARRINHO" para deixar a etiqueta aguardando pagamento.
Aqui, você será redirecionado à tela que confirma que a sua etiqueta está no seu carrinho de compras, preenchida e apenas aguardando pagamento.
Nessa tela, clique no botão azul “VER CARRINHO”, ou no ícone do carrinho, no canto superior direito, conforme o exemplo:
-
-
Já no Carrinho, selecione a(s) etiqueta(s) que deseja gerar, e clique no botão laranja "FINALIZAR PAGAMENTO", para visualizar todas as formas de pagamento disponíveis.
💡O botão branco com borda laranja “PIX: PAGAR COM 1 CLIQUE” agiliza a sua operação nessa modalidade de pagamento.🚩Nessa etapa, você tem também as funcionalidades de incluir um cupom, editar a declaração de conteúdo, e cancelar a etiqueta se necessário.
-
Efetue o pagamento da sua etiqueta. O pagamento pode ser realizado via:
-
Saldo virtual na Melhor Carteira
-
PIX
-
Cartão de crédito
-
Boleto bancário
-
- Pronto! A cotação e o pagamento do seu primeiro frete estão completos. Agora, é só imprimir a etiqueta de frete.
⏳Posso imprimir a etiqueta de frete logo após o pagamento?
Quando você efetua o pagamento, ele é analisado pela intermediadora Vindi, e a sua etiqueta de frete é automaticamente liberada para impressão assim que o Melhor Envio recebe a confirmação de pagamento.
A Vindi é a plataforma de pagamentos online responsável pela intermediação das operações financeiras no Melhor Envio, com destaque na ampla oferta de recursos de segurança e praticidade.
Cada meio de pagamento tem seu prazo de análise. Confira todos no artigo 📃Quais são os métodos de pagamento aceitos no Melhor Envio?
🖨️Impressão da etiqueta de frete
Se o pagamento for aprovado instantaneamente, a tela irá atualizar automaticamente e mostrar o botão laranja “GERAR ETIQUETAS”. Clique nele para seguir com a geração da etiqueta.
Se a aprovação do seu pagamento não for instantânea, você deverá clicar no botão “Voltar para o Melhor Envio”, para ser direcionado à aba dos envios que estão aguardando pagamento.
Sua etiqueta ficará na aba “Aguardando pagamento”, até que a transação seja confirmada pela Vindi.
Quando o seu pagamento for aprovado, a sua etiqueta vai ser movida para a aba "Envios Liberados". Segue o passo a passo para localizar a sua etiqueta e imprimi-la:
-
Faça o login no Melhor Envio
-
Clique em "Meus envios" disponível na barra lateral esquerda
-
Acesse a aba "Envios Liberados"
-
Localize a sua etiqueta e selecione-a, clicando no quadrado de seleção que fica à esquerda da etiqueta. Você pode selecionar várias etiquetas e imprimi-las ao mesmo tempo!
-
Selecionada(s) a(s) etiqueta(s), clique em um dos botões verdes “IMPRIMIR” (um fica parte superior, e outro na parte inferior), ou no ícone da impressora, que fica à direita da etiqueta.
-
A tela de impressão das etiquetas será aberta. Para seguir diretamente para a impressão, clique no botão laranja "IMPRIMIR", do lado superior esquerdo.
Para compartilhar a sua etiqueta de envio com outra pessoa, ou enviá-la para si e imprimi-la remotamente, clique no botão azul “COMPARTILHAR”, do lado superior direito. Isso vai gerar um link para a sua etiqueta, que você pode enviar e imprimir em outro local.
📏O tamanho das nossas etiquetas é de aproximadamente 10cm x 15cm (formato A6).
❓Realizei o pagamento, mas a etiqueta de frete ainda não foi liberada para impressão
Se você concluiu um pagamento e a sua etiqueta permanece pendente de autorização mesmo após o prazo de processamento, verifique se o valor foi efetivamente cobrado em sua fatura (no caso de pagamento com cartão de crédito), ou se realmente saiu da sua conta (caso tenha escolhido pix/boleto).
Se o valor foi descontado e não retornou a você como estorno, abra um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.
🚩Importante: no seu ticket sobre dificuldades no pagamento, anexe o comprovante de pagamento disponibilizado pelo serviço de pagamento online utilizado para realizar a operação.
Os tickets de suporte são um novo recurso que disponibilizamos para otimizar as tratativas que envolvem os seus envios da plataforma.
Através deles, você consegue ajuda para desafios envolvendo a postagem, trânsito e entrega dos seus envios.
🔍Mais informações
Confira mais detalhes sobre como utilizar a nossa calculadora de fretes acessando o artigo 📃Como utilizar a calculadora de fretes? da nossa Central de Ajuda e a matéria 📃Melhor Envio calculadora de frete: como funciona e fazer simulação do nosso blog.