Qual o passo a passo para gerar um envio?

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Para começar e enviar conosco, você precisa apenas ter completado o seu cadastro e feito a verificação da sua conta.

Com essas etapas concluídas, você está pronto para a geração de envios. Esse procedimento é composto pela cotação, pagamento e impressão da etiqueta de frete.

🏷️Cotação na calculadora de fretes

Siga o passo a passo a seguir para iniciar a geração da sua etiqueta na nossa calculadora de fretes:

  1. Faça o login no Melhor Envio

  2. Clique no ícone da calculadora de fretes no canto superior direito, ou na barra de opções, na lateral esquerda da tela.



  3. Preencha as informações necessárias para a realizar a cotação de frete.

    Nesse momento, os dados que você precisa ter em mãos são: CEPs de origem e destino, peso e medidas do pacote, e o valor a ser segurado do envio.

    Após preencher os dados, clique no botão azul no canto inferior direito, que diz “CALCULAR”.



  4. A calculadora de fretes vai mostrar todas as opções de frete disponíveis para o trecho selecionado, considerando também variáveis como peso e dimensões do pacote.

    Escolha entre uma das modalidades de frete disponíveis, e clique em "Selecionar".



  5. Você será redirecionado para a página do formulário dos dados frete, onde vão constar os detalhes sobre documento fiscal, dados do envio, destinatário e remetente. Vamos abordar cada um deles a seguir:

    • Documento: primeiramente, informe os dados da nota fiscal, preenchendo a chave ou anexando o XML do documento. Caso esteja enviando com declaração de conteúdo, preencha qual é o item, o valor e a quantidade.

      Após isso, selecione o botão “Estou ciente e aceito as regras de embarque da transportadora”.

      Isso é importante, pois cada transportadora trabalha com um conjunto de diretrizes e normas, e conhecê-lo antes de postar seu pacote é fundamental para garantir o sucesso do seu envio.

      💡Com algumas das nossas transportadoras parceiras, esse botão de aceite fica na parte de baixo da tela, no final do preenchimento dos dados do envio.



    • Dados do envio: a seguir, escolha em qual unidade você irá levar seu pacote para postagem.

      🚩Essa escolha é obrigatória, e precisa ser feita nesse momento do preenchimento. Além disso, não será possível mudar a unidade de postagem após a etiqueta ser gerada.

      Nossa Calculadora conta com o link da localização das unidades, e com o nosso Mapa de Unidades na mesma página, para facilitar a sua consulta.



    • 💡Lembrete do envio: esse campo é opcional, e você pode usá-lo para fazer anotações e lembrar de algo importante sobre um determinado envio. Ele fica fora da margem da etiqueta.



    • Destinatário: o próximo passo é preencher os dados da pessoa que irá receber o envio. As informações que obrigatoriamente devem constar na etiqueta são:
      - Nome
      - Telefone
      - Documento de identificação (CPF ou CNPJ)
      - Logradouro (rua, beco, avenida, viela, etc)
      - Número
      - Bairro
      -Cidade

    • Remetente: as informações obrigatórias a preencher nessa etapa são:

      - Logradouro (rua, beco, avenida, viela, etc)
      - Número
      - Bairro
      - Cidade
      - Telefone
      - Documento de identificação (CPF ou CNPJ)

       

  6. Finalizado o preenchimento do formulário, você tem 2 opções:

    • Clicar em “Pagar agora” para concluir o pagamento mais rapidamente. Nessa opção, você é redirecionado imediatamente para a tela de pagamentos.

    • Clicar no botão azul que diz "ADICIONAR AO CARRINHO" para deixar a etiqueta aguardando pagamento.

      Aqui, você será redirecionado à tela que confirma que a sua etiqueta está no seu carrinho de compras, preenchida e apenas aguardando pagamento.

      Nessa tela, clique no botão azul “VER CARRINHO”, ou no ícone do carrinho, no canto superior direito, conforme o exemplo:

     

  7. Já no Carrinho, selecione a(s) etiqueta(s) que deseja gerar, e clique no botão laranja "FINALIZAR PAGAMENTO", para visualizar todas as formas de pagamento disponíveis.

    💡O botão branco com borda laranja “PIX: PAGAR COM 1 CLIQUE” agiliza a sua operação nessa modalidade de pagamento.

    🚩Nessa etapa, você tem também as funcionalidades de incluir um cupom, editar a declaração de conteúdo, e cancelar a etiqueta se necessário.

  8. Efetue o pagamento da sua etiqueta. O pagamento pode ser realizado via:

    • Saldo virtual na Melhor Carteira

    • PIX

    • Cartão de crédito

    • Boleto bancário


  9. Pronto! A cotação e o pagamento do seu primeiro frete estão completos. Agora, é só imprimir a etiqueta de frete.

 

⏳Posso imprimir a etiqueta de frete logo após o pagamento?

Quando você efetua o pagamento, ele é analisado pela intermediadora Vindi, e a sua etiqueta de frete é automaticamente liberada para impressão assim que o Melhor Envio recebe a confirmação de pagamento.

A Vindi é a plataforma de pagamentos online responsável pela intermediação das operações financeiras no Melhor Envio, com destaque na ampla oferta de recursos de segurança e praticidade.

Cada meio de pagamento tem seu prazo de análise. Confira todos no artigo 📃Quais são os métodos de pagamento aceitos no Melhor Envio?

 

🖨️Impressão da etiqueta de frete

Se o pagamento for aprovado instantaneamente, a tela irá atualizar automaticamente e mostrar o botão laranja “GERAR ETIQUETAS”. Clique nele para seguir com a geração da etiqueta.

Se a aprovação do seu pagamento não for instantânea, você deverá clicar no botão “Voltar para o Melhor Envio”, para ser direcionado à aba dos envios que estão aguardando pagamento.

Sua etiqueta ficará na aba “Aguardando pagamento”, até que a transação seja confirmada pela Vindi.

Quando o seu pagamento for aprovado, a sua etiqueta vai ser movida para a aba "Envios Liberados". Segue o passo a passo para localizar a sua etiqueta e imprimi-la:

  1. Faça o login no Melhor Envio

  2. Clique em "Meus envios" disponível na barra lateral esquerda

  3. Acesse a aba "Envios Liberados"

  4. Localize a sua etiqueta e selecione-a, clicando no quadrado de seleção que fica à esquerda da etiqueta. Você pode selecionar várias etiquetas e imprimi-las ao mesmo tempo!

  5. Selecionada(s) a(s) etiqueta(s), clique em um dos botões verdes “IMPRIMIR” (um fica parte superior, e outro na parte inferior), ou no ícone da impressora, que fica à direita da etiqueta.



  6. A tela de impressão das etiquetas será aberta. Para seguir diretamente para a impressão, clique no botão laranja "IMPRIMIR", do lado superior esquerdo.

    Para compartilhar a sua etiqueta de envio com outra pessoa, ou enviá-la para si e imprimi-la remotamente, clique no botão azul “COMPARTILHAR”, do lado superior direito. Isso vai gerar um link para a sua etiqueta, que você pode enviar e imprimir em outro local.



    📏O tamanho das nossas etiquetas é de aproximadamente 10cm x 15cm (formato A6).

❓Realizei o pagamento, mas a etiqueta de frete ainda não foi liberada para impressão

Se você concluiu um pagamento e a sua etiqueta permanece pendente de autorização mesmo após o prazo de processamento, verifique se o valor foi efetivamente cobrado em sua fatura (no caso de pagamento com cartão de crédito), ou se realmente saiu da sua conta (caso tenha escolhido pix/boleto).

Se o valor foi descontado e não retornou a você como estorno, abra um ticket de suporte com o nosso time de atendimento.

🚩Importante: no seu ticket sobre dificuldades no pagamento, anexe o comprovante de pagamento disponibilizado pelo serviço de pagamento online utilizado para realizar a operação.

Os tickets de suporte são um novo recurso que disponibilizamos para otimizar as tratativas que envolvem os seus envios da plataforma.

Através deles, você consegue ajuda para desafios envolvendo a postagem, trânsito e entrega dos seus envios.

 

🔍Mais informações

Confira mais detalhes sobre como utilizar a nossa calculadora de fretes acessando o artigo 📃Como utilizar a calculadora de fretes? da nossa Central de Ajuda e a matéria 📃Melhor Envio calculadora de frete: como funciona e fazer simulação do nosso blog.