AR é a sigla para Aviso de Recebimento, que é um serviço adicional exclusivo dos Correios.
Marcando esta opção, o entregador deve obter as informações de quem receber a encomenda no destino em um documento físico adicional, permitindo ao remetente comprovar o recebimento do volume.
Por trata-se de um serviço extra, a contratação do AR irá alterar o valor do envio.
📝Como contratar o AR?
Para contar com a assinatura da pessoa que irá receber o envio, siga as instruções:
-
Na nossa Calculadora de fretes, preencha os dados de cotação do seu envio e clique no botão “Aviso de Recebimento”, localizado logo abaixo do box de informações do frete.
Esse botão funciona como um filtro para a sua cotação. Por isso, ao clicar, os resultados da cotação serão atualizados e apenas os envios dos Correios serão selecionáveis.
Conclua o preenchimento da sua etiqueta normalmente.
-
No carrinho de compras, verifique a sua etiqueta: abaixo do título “VOLUMES”, constam algumas informações, e uma delas é “A.R.: Sim” (caso o serviço adicional tenha sido devidamente contratado durante a cotação), ou “A.R.: Não” (se o serviço adicional não tiver sido contratado para esse envio).
📝Eu preciso levar o AR impresso para poder postar o envio?
Não é obrigatório levar o Aviso de Recebimento já impresso, pois os Correios já possuem em agência versões mais resistentes e autoadesivas do documento.
Mas é crucial que ele seja anexado ao pacote no momento da postagem - lembre-se de solicitar à pessoa atendente do balcão que providencie o AR do seu envio.
Você pode localizar o documento no momento da impressão, logo abaixo da etiqueta. Caso prefira optar pela versão dos Correios, basta clicar em "NÃO QUERO IMPRIMIR O AR DOS CORREIOS". A imagem do AR não vai mais aparecer da tela de impressão.
Mas caso opte por levar o AR já impresso, ou caso a agência não o disponibilize, garanta que a imagem dele esteja aparecendo na tela de impressão. Se não estiver, clique no botão “QUERO IMPRIMIR AR DOS CORREIOS”.
Impresso o documento do AR, você deve anexá-lo na caixa para que ele chegue ao endereço de destino, seja destacado do pacote e assinado pela pessoa recebedora, e então retorne ao endereço de remetente após conclusão da entrega.
Para que esse procedimento seja possível, é importante que você cole na embalagem apenas a parte tracejada, conforme indicado na área "Cole aqui".
📝Se eu não contratar o AR irei receber um comprovante de entrega?
É possível que o comprovante de entrega eletrônico seja disponibilizado na aba "Envios Postados".
Ele é uma cortesia que o Melhor Envio e os Correios disponibilizam aos usuários. Ou seja, a transportadora não é obrigada a oferecê-lo.
O AR e o comprovante eletrônico de entrega são distintos: o primeiro é um serviço pago e opcional, que pode ser adicionado ao seu envio conforme escolha sua e/ou de seu destinatário. Já o segundo é uma cordialidade dos Correios, oferecida aos usuários de forma eventual para alguns envios, mas não para todos.
A diferença do comprovante eletrônico para o AR disponibilizado de forma digital é que, ao contratar o AR, você tem a garantia de que a assinatura da pessoa recebedora será recolhida e disponibilizada para consulta.
🚩Importante: ocasionalmente, o AR pode também ser disponibilizado digitalmente no lugar do comprovante eletrônico de entrega, ao invés de ser devolvido em sua forma física.
📝Contratei o AR, mas não o recebi
Para solicitar a 2ª via do Aviso de Recebimento, contate o nosso time de suporte. Nós vamos registrar um Pedido de Informação na Central Fale Conosco dos Correios, para solicitar o documento.
📝Mais informações
Para mais detalhes sobre o serviço de AR, assista ao vídeo 🎥Aviso de Recebimento e Mão própria: como funcionam? do nosso canal do Youtube.