Por padrão, os envios realizados através da plataforma do Melhor Envio são entregues à domicílio, no endereço cadastrado na etiqueta.
Apesar disso, existem situações em que o nosso time consegue alinhar a retirada de cargas com as nossas transportadoras parceiras.
Veja como funcionam as tratativas com cada uma das transportadoras a seguir:
🚚Azul Cargo Express
Para que um envio pela Azul Cargo Express possa ser retirado, ele não pode estar em rota final de entrega.
Se o destinatário de um envio deseja fazer a retirada da carga, você deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
Nós notificaremos a Azul Cargo Express sobre a retirada da remessa. Também enviaremos os dados da unidade de custódia a você.
O destinatário deverá apresentar um documento de identificação no ato da retirada.
Caso uma terceira pessoa que não seja o destinatário for retirar a remessa, você deverá nos encaminhar o nome completo e número de documento desta pessoa.
A carga deverá ser retirada na unidade da transportadora em até 10 dias corridos. Se isso não acontecer, a remessa é devolvida.
🚩Importante: quando a carga já contou com tentativas de entrega, o prazo de 10 dias corridos começa a ser contado a partir da data da última tentativa.
🚚Buslog
Para que um envio pela Buslog possa ser retirado, ele não pode estar em rota final de entrega.
Se o destinatário de um envio deseja fazer a retirada da carga, você deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
Nós notificaremos a Buslog sobre a retirada da remessa. Também enviaremos os dados da unidade de custódia a você.
O destinatário deverá apresentar um documento de identificação no ato da retirada.
Caso uma terceira pessoa que não seja o destinatário for retirar a remessa, você deverá nos encaminhar o nome completo e número de documento desta pessoa.
A carga deverá ser retirada na unidade da transportadora em até 10 dias úteis. Se isso não acontecer, a remessa é devolvida.
🚩Importante: quando a carga já contou com tentativas de entrega, o prazo de 10 dias úteis começa a ser contado a partir da data da última tentativa.
🚚Correios
As modalidades de frete de Correios disponíveis na plataforma do Melhor Envio não contam com os serviços que possibilitam a retirada dos objetos.
Se o destinatário de um envio deseja fazer a retirada da carga, você deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
Se o seu envio ainda não tiver saído para entrega, nós entraremos em contato com os Correios e pediremos que ele seja disponibilizado para retirada na agência de destino.
Vale ressaltar que o nosso contato com a transportadora é uma tentativa de conseguir que a carga possa ser retirada. A nossa solicitação pode não ser aceita e o objeto pode seguir para a entrega à domicílio.
É necessário acompanhar o rastreamento para verificar se o pedido foi aceito pelos Correios. Isso acontece quando o status “Objeto aguardando retirada no endereço indicado” é registrado no rastreamento.

O destinatário terá 7 dias corridos após o registro do status para retirar o objeto na agência de destino. Se isso não acontecer, a carga é devolvida.
Se o envio tiver como destino uma caixa postal, o destinatário tem 20 dias corridos para retirá-lo na agência antes que ele entre em devolução.
O destinatário deverá apresentar um documento de identificação no ato da retirada.
Se uma terceira pessoa que não seja o destinatário for retirar a remessa, ela deverá levar consigo a autorização de retirada preenchida pelo destinatário. O modelo do documento pode ser baixado neste link.
🚚Jadlog
Para que um envio pela Jadlog possa ser retirado, ele não pode estar em rota final de entrega.
Se o destinatário de um envio deseja fazer a retirada da carga, você deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
Nós notificaremos a Jadlog sobre a retirada da remessa e enviaremos os dados da unidade de custódia a você.
O destinatário deverá apresentar um documento de identificação no ato da retirada.
Se você precisar alinhar detalhes (como autorizar a retirada por terceiros), deverá fazer isso entrando em contato diretamente com a unidade de custódia.
A carga deverá ser retirada na unidade da transportadora em até 5 dias úteis. Se isso não acontecer, a remessa é devolvida.
🚩Importante: quando a carga já contou com tentativas de entrega, o prazo de 5 dias úteis começa a ser contado a partir da data da última tentativa.
🚚J&T Express
Não é possível alinhar a retirada dos envios da J&T Express.
🚚LATAM Cargo
Para que um envio pela LATAM Cargo possa ser retirado, ele não pode estar em rota final de entrega.
Fora isso, a retirada de cargas não está disponível para todas as unidades da transportadora.
Se o destinatário de um envio deseja fazer a retirada da carga, você deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
Nós verificaremos com a LATAM Cargo se existe a possibilidade de retirada da remessa. Em caso positivo, nós avisaremos a transportadora que haverá a retirada e enviaremos os dados da unidade de custódia a você .
O destinatário deverá apresentar um documento de identificação no ato da retirada.
Se uma terceira pessoa que não seja o destinatário for retirar a remessa, ela deverá levar consigo o documento de autorização avulsa preenchido pelo destinatário.
👉Clique aqui para baixar o documento de autorização avulsa.
🚚Loggi
Com a Loggi não há a possibilidade de alinhar a retirada de envios.
As remessas são disponibilizadas para retirada somente quando a transportadora não consegue finalizar a entrega no endereço do destinatário. Isso ocorre quando o destino é uma zona de redespacho.
Nessas situações, a Loggi registra em rastreamento que a carga foi disponibilizada para retirada em uma agência dos Correios próxima ao local de destino.
O destinatário tem 7 dias corridos a contar do registro do status para comparecer até a agência indicada para retirar a remessa.
Caso isso não aconteça, a carga é devolvida ao endereço do remetente.
🎥Mais informações
Para mais detalhes sobre a retirada de envios, assista ao vídeo 🎥Destinatários podem retirar envios na transportadora do nosso canal no Youtube.