Os Correios são uma transportadora pública parceira do Melhor Envio, com cobertura de entrega a nível nacional.
🔷Entrega com os Correios
As condições de entrega com os Correios variam conforme a modalidade de envio escolhida:
📦 Modalidade Mini Envios
Os envios na modalidade Mini Envios contam com 1 tentativa de entrega.
Se a tentativa de entrega não for bem sucedida, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.
Se o objeto não é retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.
Conheça mais detalhes e características sobre este serviço acessando o artigo 📃''Como funciona a modalidade Mini Envios dos Correios?''.
📦 Modalidade PAC
Os envios na modalidade PAC contam com 2 tentativas de entrega.
Se as tentativas de entrega não forem bem sucedidas, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.
Se o objeto não for retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.
📦 Modalidade SEDEX
Os envios na modalidade SEDEX contam com 3 tentativas de entrega.
Se as tentativas de entrega não forem bem sucedidas, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.
Se o objeto não for retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.
📌Importante:
- Em algumas capitais e determinados municípios do estado de São Paulo, sábados são considerados dias úteis, e devem ser contados no prazo de entrega.
👉Clique aqui para acessar a lista dessas localidades.
- Os Correios não são obrigados a fornecer o comprovante de entrega eletrônico em nenhuma de suas modalidades.
Se o entregador encontrar um local seguro para deixar o pacote (como uma caixa de correio, por exemplo), a entrega poderá ser realizada sem a presença de um recebedor e, consequentemente, sem a assinatura.
👉Restrição de entrega
As restrições de entrega com os Correios costumam ocorrer quando há algum problema de acesso à região de destino do envio.
Essa dificuldade pode estar relacionada:
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A imprevistos com a infraestrutura dos locais, como alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc.
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Ao risco que os entregadores podem enfrentar em regiões de conflitos urbanos, com altos níveis de assaltos, etc.
Os Correios mapeiam essas áreas e têm autonomia para definir as regiões de entrega que contam com restrições.
Clicando nos links abaixo você pode conferir se há alguma restrição para a entrega do seu envio no site dos Correios:
👉Consulta a restrições de entrega dos Correios
👉Cálculo de preços e prazos de entrega dos Correios
Há 2 cenários quando o endereço de entrega tem restrições:
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A carga é entregue no endereço do destinatário, mas com acréscimo de dias úteis ao prazo de entrega
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A carga não é entregue no endereço de destino e é disponibilizada para retirada em uma agência dos Correios. O destinatário deve retirar o objeto em até 7 dias corridos
Em caso de dúvidas sobre restrições de entrega do seu envio, você pode entrar em contato com a agência dos Correios ou com o nosso time de atendimento.
👉Problemas de endereço
Quando a tentativa de entrega do envio não é bem sucedida por um problema de endereço (como “Endereço insuficiente” ou “Número inexistente”), os Correios não realizam novas tentativas.
Nestes casos, o objeto é disponibilizado para retirada em uma agência próxima ao local de destino e deve ser retirado pelo destinatário em até 7 dias corridos.
Se o objeto não for retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.
👉A entrega foi feita, mas o destinatário diz não ter recebido
Se o comprovante de entrega eletrônico do seu envio for disponibilizado pelos Correios, você poderá acessá-lo na aba “Envios Postados” do seu painel de controle.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Como acessar o comprovante de entrega eletrônico com os Correios?
🚩Atenção: quando há a contratação do serviço de AR (Aviso de Recebimento), o remetente deve receber o documento assinado pelo recebedor da entrega em seu endereço.
Quando o objeto consta como entregue, mas o destinatário afirma não ter recebido o pacote, o nosso time pode registrar um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios alegando a entrega em local divergente.
O prazo para solicitar o registro deste PI é de 90 dias corridos, contados a partir da data da entrega.
🚩Importante: o registro do PI não garante indenizações. Contudo, a resposta dos Correios pode trazer mais informações que ajudem a solucionar a entrega.
Se o destinatário do seu envio dos Correios não está reconhecendo a entrega, abra um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para solicitar o registro do PI.
🔷Os Correios realizam entregas em caixa postal?
Sim! Os Correios são a única transportadora que realiza entregas em caixa postal.
🔷Devolução com os Correios
Os Correios aceitam pedido de suspensão de entrega para as modalidades PAC e SEDEX.
🚩Atenção: a modalidade Mini Envios dos Correios não conta com a possibilidade de suspensão de entrega.
A solicitação de suspensão de entrega e devolução dos envios com os Correios pode ser realizada diretamente no painel de controle do Melhor Envio.
👉 Por solicitação do remetente
Se você deseja solicitar a suspensão de entrega do seu envio:
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Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio.
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Clique em “Meus envios” na barra lateral esquerda.
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Clique na aba "Envios Postados".
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Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone de seta (Detalhes do envio) para expandir as informações do frete.
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Clique no botão “Ações do envio”.
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Clique em “Suspender entrega”.
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Algumas informações importantes sobre esta solicitação aparecerão em sua tela. Confirme a ação clicando em "SOLICITAR"
🚩Informações importantes:
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Quanto antes solicitada a suspensão de entrega, maiores as chances de os Correios atenderem a solicitação. Se o objeto estiver muito próximo ao destino, a solicitação pode não ser atendida a tempo pela transportadora;
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Após solicitar a suspensão de entrega, o seu envio continuará em trânsito até chegar à agência de destino. Após a entrada na agência, o sistema dos Correios alerta aos carteiros que a encomenda deve ser devolvida ao remetente. Depois disso, a devolução do objeto é iniciada
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Não é possível reverter a suspensão de entrega depois que ela foi solicitada e atendida pelos Correios. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para você;
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O valor do frete suspenso não é ressarcido. Mesmo que a entrega não tenha sido concluída, os Correios entendem que prestaram os seus serviços para que a carga fosse movimentada. Deste modo, não há devolução do valor pago na etiqueta;
👉Por procedimento da transportadora
As devoluções por procedimento dos Correios ocorrem quando:
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O destinatário recusa a entrega do pacote
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É identificado que o destinatário se mudou do endereço de entrega
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O destinatário não é reconhecido no endereço de entrega
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O objeto é disponibilizado para retirada e não é retirado dentro do prazo de 7 dias corridos
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É registrado no rastreamento que a entrega não pode ser efetuada
Por padrão, objetos que se enquadram nessas situações podem ser devolvidos automaticamente.
Contudo, há agências que podem disponibilizar os objetos para retirada ou aumentar o prazo de retirada de objetos que já estavam disponíveis antes de devolvê-los.
É importante acompanhar o rastreamento do envio para verificar quais procedimentos serão indicados pelos Correios. Se necessário, entre em contato com a agência de destino para obter mais informações ou com o nosso time de atendimento.
👉Devolução indevida
Se um envio seu está sendo devolvido e você acredita que ele não se enquadra em uma situação de devolução por procedimento da transportadora conforme listado acima, o nosso time pode registrar um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios alegando a devolução indevida.
🚩Atenção: o registro do PI não garante indenizações, mas a resposta dos Correios pode trazer mais informações sobre o motivo da devolução.
Caso precise, entre em contato com o nosso time de atendimento para solicitar a abertura do PI.
🔷 Mais detalhes
Para conferir as regras gerais dos Correios, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?. A matéria do nosso blog 📃Como enviar encomendas pelos Correios: guia prático para e-commerce também traz detalhes sobre os serviços da transportadora.
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